Ideias e Possíveis Investigações


SusanaPaço

Recommended Posts

Depois de planear a chegada de Neocaridinas heteropoda var red e var wild e também Neocaridina cf. zhangjiajiensis var. white para a casa desta bióloga vou começar a planear as ditas experiências de evolução e genética:

 

 

->Todas as espécies/variedades passarão por uma primeira fase em que tentarei avaliar o grau de evolução da pequenada detectando alterações morfológicas nas passagens de gerações para avaliar possíveis futuros aperfeiçoamentos.

-> Outra experiência passará por selectivamente cruzar as 3 espécies (ou tentar) - > (apenas com poucos indivíduos) <- para tentar determinar a hierarquia dos genes de coloração e perceber se é possível obter novas -> Lá vou eu praticar o belo xadrez mendeliano :P

 

Por fim os meu pedidos são estes:

 

-> como Mestranda em Ciências da Complexidade é uma das minhas bases a programação aplicada à biologia e se alguém tiver algum desafio de algum tema/problema de aquariofilia que gostasse de ver aplicado num programa de computador por favor DESAFIEM-ME a tentar fazê-lo (Programo em Matlab, Java, R e C++);

 

-> Se alguém tiver outras experiências/ideias de dúvidas que queira tirar a limpo em Aquariofilia(temas biológicos) proponham-me uma experiência ou perguntem :)

 

 

E obrigado de antemão por quaisquer ideias/sugestões/desafios :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Susana,

 

Tens aqui um que podes ajudar a desvendar:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=186130

 

Diverte-te

 

 

RF

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, como "iniciado" na área dos Salgados tenho-me perguntado se não seria possível conceber um programa que permitisse estimar as condições ideais num sistema de "reef" com base na fauna existente a cada momento. Em teoria, seria assim possível ligar todos os equipamentos do aquário - da iluminação e circulação ao reactor de kalk e reposição de água doce- a um computador que controlasse em condições óptimas o seu funcionamento.

Esse programa começaria por analisar a base do sistema: volume, quantidade de RV, quantidade de areia, iluminação e circulação disponível, capacidade do escumador. Depois, o utilizador introduziria detalhes sobre a "população": quantos "SPS" e de que tipo, quantos "LPS" e de que tipo, corais moles, peixes, invertebrados, equipa de limpeza, etc, especificando as dimensões de cada um. Para que o programa funcionasse seria necessário calcular as necessidades de cada exemplar, com base no seu ritmo de crescimento em condições ideais.

Todas as alterações (entrada e saída de corais no sistema, etc) seriam comunicadas pelo utilizador, com os cálculos a serem automaticamente ajustados à nova realidade.

 

À partida este sistema teria várias vantagens:

 

a) Prevenção: ao montar o aquário, o utilizador teria uma ideia correcta do que seria necessário para melhorar as hipóteses de sucesso do seu sistema. Algo que, actualmente, só os experientes conseguem.

b) Controlo: menos flutuações de parâmetros, cujas consequências podem ser desastrosas.

c) Economia: os consumos, nomeadamente de electricidade, seriam limitados ao necessário.

d) Preservação: o mesmo princípio poderia ser aplicado à monitorização das condições verificadas nos recifes de coral. Por outro lado, menos perdas na aquariofilia significariam menos corais, rv e peixes extraídos da natureza.

c) comercial: além do interesse para os hobbyistas, quem se dedica à propagação de corais para fins comerciais também teria tudo a ganhar com um programa que lhe permitisse controlar consumos e maximizar a saúde dos seus exemplares.

 

Cumprimentos, Pedro.

Editado por PST

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro, esse é um desafio interessante já que envolve as minhas duas áreas: biologia e ciências da complexidade. Como não possuo aquários de água salgada nem tenho espaço para eles vou precisar da ajuda de vários Aquariófilos de água Salgada, estás disposto a ajudar?

 

Primeiro passo será conceber o sistema e enumerar as necessidades de material para monitorizar o aquário e produzir as alterações necessárias se algo acontecer (o meu objectivo será um aqua praticamente autónomo que até possa avisar o dono da altura de fazer TPA's :P )

 

Antes de mais e esta é uma das razões porque adoro fazer isto terei de aprender bastante sobre aquas de salgada para ir fazendo o sistema convosco :)

 

Cumprimentos,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais