1ºaquario, ciclo do azoto e o "belo" do lojista :)


Recommended Posts

Boas,

Hoje fui a uma loja de animais pois estou a montar o meu primeiro aqua de 60cm por 30cm, ja tenho o termoestato, areão mas ainda nao tnho o filtro pois queria comprar um filtro bom, á conversa com o senhor da loja ele sugeriu-me um filtro da elite com capacidade ate 75 litros de agua, que pelo que li aqui no forum não é nada adequado :/ comecei logo bem, ao falar-lhe no ciclo de azoto e em alguns testes que teria de adquirir posteriormente para mantter o ph, nitritos e nitratos estaveis levei logo com uma mega frase do genero "bem num aquario com essas dimensoes nao precisas de fazer nenhum ciclo, até porque nao vais conseguir fazê-lo, para o fazeres terias de ter um aquario maior, por isso montas o aquario e ja esta" e eu depois de tanto ter lido sobre a importancia do ciclo aqui no forum fiquei logo :OOOOOO falei-lhe nas plantas para ver quais é que ele tinha, não tinha nenhuma daquelas que tinha pensado em adquirir como o feto de java, musgo de java e rabo de raposa e disse-me logo " num aquario dessas dimensoes nem pensar meter musgo, vai-se alastrar por todo o aquario e vais deixar de ver peixes e tudo o que tenhas la dentro, podes meter 2/3 plantas mas rasteiras" e la me mostrou umas que nem sabia o nome mas que cresciam ai uns 2/3 cm,e aconselhou-me a usa.las mas a meu ver, 2/3 plants daquelas parece que tnho um aquario sem nada :/ fica super pobre e feio. Bem depois deste testamento todo e apesar de ja ter lido bastante,la apareceram umas duvidas que acho melhor ver esclarecidas :)

 

1º para acelarar o ciclo do azoto, é aconselhavel usar as tais bacterias no filtro ? alguem me pode sugerir uma marca

 

2º qual a maneira eficaz de controlar o alastramento do musgo de java por todo o aquario ?

 

 

Cmpts

Patricia Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Hoje fui a uma loja de animais pois estou a montar o meu primeiro aqua de 60cm por 30cm, ja tenho o termoestato, areão mas ainda nao tnho o filtro pois queria comprar um filtro bom, á conversa com o senhor da loja ele sugeriu-me um filtro da elite com capacidade ate 75 litros de agua Tipico vendedor a despachar materia, que pelo que li aqui no forum não é nada adequado :/ comecei logo bem, ao falar-lhe no ciclo de azoto e em alguns testes que teria de adquirir posteriormente para mantter o ph, nitritos e nitratos estaveis levei logo com uma mega frase do genero "bem num aquario com essas dimensoes nao precisas de fazer nenhum ciclo, até porque nao vais conseguir fazê-lo, para o fazeres terias de ter um aquario maior, por isso montas o aquario e ja esta" Errado, tens sim de fazer o ciclo do azoto, Comprar as bacterias em qualquer loja de aquariofilia a marca nao é importante, depois todos os dias vais inserindo flocos de comida na agua para as bacterias terem de que se alimentar, passado 2 semanas e aconselho-te a comprares os teste de agua essenciais PH, Amonia, nitritos e nitratos podes inserir 1,2 ou 3 maximo de peixes e deixas passar mais 1, 2 semanas e sim ai depois com os testes confirmas se o ciclo do azoto esta concluido. e eu depois de tanto ter lido sobre a importancia do ciclo aqui no forum fiquei logo :OOOOOO falei-lhe nas plantas para ver quais é que ele tinha, não tinha nenhuma daquelas que tinha pensado em adquirir como o feto de java, musgo de java e rabo de raposa e disse-me logo " num aquario dessas dimensoes nem pensar meter musgo, vai-se alastrar por todo o aquario e vais deixar de ver peixes e tudo o que tenhas la dentro, podes meter 2/3 plantas mas rasteiras" e la me mostrou umas que nem sabia o nome mas que cresciam ai uns 2/3 cm,e aconselhou-me a usa.las mas a meu ver, 2/3 plants daquelas parece que tnho um aquario sem nada :/ fica super pobre e feio. Bem depois deste testamento todo e apesar de ja ter lido bastante,la apareceram umas duvidas que acho melhor ver esclarecidas :)

 

1º para acelarar o ciclo do azoto, é aconselhavel usar as tais bacterias no filtro ? alguem me pode sugerir uma marca

 

2º qual a maneira eficaz de controlar o alastramento do musgo de java por todo o aquario ?

A unica maneira que vejo de controlares o crescimento dele é com podas, mas existem mais plantas que nao percisam de muita manutençao nem de grandes requesitos para as poderes manter, pesquisa um pouco sobre isso que vais perceber.

 

 

 

Cmpts

Patricia Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

ando a pouco tempo nisto também e tenho um aquario do tamanho do teu, andei por varias lojas e digo-te que para mim eles nao entendem nada excpeto algumas, depois de pesquisar e aprender todo que sei aqui no forum chegas a ma lojas e ves como eles são "burros" só querem vender, mas isso é mesmo assim andar por varias faz de conta que nao entendes nada disto assim saberas quando eles entendem de aquariofilia, eu so confio numa que das que fui, (arca de noé povoa de varzim)

 

Antes de ires a qualquer lojas tira cá as tuas dividas que o pessoal te ajuda...

 

O meu ciclo do azoto foi feito com Sera bio nitrivec(mas qualquer marca serve) 3 semanas, depois plantei e mais 2,hoje ainda estou com a equipa de limpeza mas o ciclo já esta mais que terminado há muito...

 

Sobres as plantas isso é outra historia todas a lojas que conheço nao tinha as plantas que eu queria, neste momento tenho as seguintes plantas,Rotala rotundifolia,blyxas japonicas,eleocharis parvula, musgo christmas e estou a espera da glossostigma elatinoides... e vejo bem os peixes :)

 

se queres um aquario plantado pesquisa também sobre, substrato,fertilização,Co2,Luz...

 

cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu nao confio em muitas lojas.Ha excepcoes,actualmente confio bastante na loja que frequento. Mas sei que quem la trabalha tem verdadeiro conhecimento do que faz. De qualquer maneira quando compro algo ou compro online,ou se tiver que ser na loja pesquiso bastante sobre aquilo que preciso para ja saber ao que vou e nao levar o barrete.

 

Em portugal em 4 anos de aquariofilia e com pena que digo que nao apanhei uma loja que nao me tentasse enganar,mesmo quando sabiam do que falavam.

Aqui em londres, encontrei a melhor loja de aquariofilia que alguma vez vi. Aqui nao so sabem do que falam como fazem tudo para demonstrar ao cliente que o sabem,alguns dos aquarios de demonstracao sao umas quantas dezenas sao do melhor que ja vi.

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também merece ser dito que podes comprar cá no fórum as plantas a muita gente que vende as podas, mais barato podes debater duvidas com essa pessoal e é seguro...

 

cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem desde já agradeço a todos os membros que me deram uma ajudinha :)

 

Pelos vistos esta gente que têm lojas de animais pouco sabem dos mesmos, infelizmente :/ e para mal de muita gente

Vou mesmo optar por so pesquisar e esclarecer duvidas na net senão estou tramada, e ainda faço alguma asneira.

Em relação as plantas vou ter de ler mais, apesar de já ter dado uma vista de olhos aqui pelo forum e ter optado por alguma, assim que tiver o aqua minimamente montado irei postar fotos :) até breve

 

Cmpts

Patricia Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sobre plantas, podes pesquisar alguma coisa por este site.

 

 

http://www.tropica.com/home.aspx

 

Ajuda muito.

 

Cumps.

Hugo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.