1º Aqua


CatC

Recommended Posts

Boas

 

Sou nova nestas coisas e gostava de algumas dicas para ver se isto corre bem, ha 2 semanas comprei o kit Sirius da Aquapor, que tras um Aqua de 100cm,100lt; um filtro interno e um termostato manhoso, mas como é so para começar e depois evoluir a partir daqui achei "bom negocio", montei entao o aqua com areao e areia branca do rio, lavei td mt bem e fiz os tratamentos tds q m aconselharam a agua, passados 3 dias decidi ir a uma loja que tivesse um bocadinho mais do q uma coluna de acessorios mt desorganizados(q é o costume nas vulgas lojas de animais), e fui a uma loja especializada, comprei 2 plantas q o sr (muito simpatico) me disse que nao requeriam mts cuidados e eram boas pra começar, e compei um tronco, q pus logo no aqua com 2 pedras em cima para nao flutuar :P

Ainda nao fiz nenhuma TPA, o aqua esta montado ha semana e meia, so com o tronco e as plantinhas, estava a pensar iniciar o ciclo de azoto com 4 guppys,1 macho e 3 femeas. Mas antes disso estou com uma duvida, o tronco esta a ganhar uma goma branca nas extremidades e desde que o pus tenho uma camada e sujidade que se ve nas plantas e na areia,castanha, o que é q faço?tiro o tronco e lavo-o outra vez?! aqui vao as fotos para perceberem do que falo.

 

http://imageshack.us/photo/my-images/198/dsc05771n.jpg/

 

http://imageshack.us/photo/my-images/560/dsc05776v.jpg/

 

http://imageshack.us/photo/my-images/21/dsc05774z.jpg/

 

http://imageshack.us/photo/my-images/828/dsc05770u.jpg/

 

Obrigada

 

Catarina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa goma que vez nos troncos é normal (são fungos, inofensivos) e desaparece com o tempo, não é necessário tirar para lavar.

 

Não coloques já peixes, espera 3 semanas a um mês, vai colocando pouca comida todos os dias que o ciclo estabelece-se sozinho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada!

Ok, esperar pra por peixes, check; tronco com fungos inofensivos, check; vou entao começar a por comida para começar o ciclo, a agua esta com um cheiro esquesito,tb deve ser normal.... mas como nao sei para mim é td estranho...mesmo sem peixes devo fazer TPAs? ou so depois?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

????

 

Podes fazer TPA's à vontade.

 

Abraço,

 

GM

 

claro que pode, eu disse não deve :)

se formos a ver para que serve uma TPA ? para baixar os valores NO3, se o ciclo não esta concluido os valores de NO3 são muito baixos não havendo necessidade de fazer TPA's a menos que haja peixes no aquario, que pelo que li não existem.

 

por isso digo que não se deve fazer TPA

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada!

Ok, esperar pra por peixes, check; tronco com fungos inofensivos, check; vou entao começar a por comida para começar o ciclo, a agua esta com um cheiro esquesito,tb deve ser normal.... mas como nao sei para mim é td estranho...mesmo sem peixes devo fazer TPAs? ou so depois?

ups ficamos focados de TPA ou não TPA e ninguem pergunto que cheiro esquesito :)

 

ora explica la esse cheiro esquesito

 

cump

Editado por Alfacinha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu aconselho muita pesquisa para entenderes o que é o ciclo do ozoto, :) há uns produtos de baterias para acelerar o ciclo,,

 

quanto ao tronco já que vais ter de esperar eu tratava-o fora do aquario, ferver e deixar debaixo de agua algum tempo...

 

cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu entendo em que consiste o ciclo do azoto, se eu nao tiver peixes a poluir a agua as bacterias nao têm o que transformar em NH3 e NH4 e assim sucessivamente... Qt ao cheiro parece mofo. eu Quando montei o aqua nao tinha 90lt de agua em repouso,portanto pus agua da torneira directamente, e a proporçao que indica a embalagem de Aquasafe, tambem pus o aditivo com bacterias vivas(dizia a embalagem).

Ja nao sei s hei-de tirar o tronco e lavar outra vez ou nao (mesmo comprando o tronco numa loja de aquariofilia tenho que o tratar?!?!?!)...testei hj o pH esta a 7.5 - 8,como é o teste das gotas os resultados nao sao mt precisos.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

se formos a ver para que serve uma TPA ? para baixar os valores NO3, se o ciclo não esta concluido os valores de NO3 são muito baixos não havendo necessidade de fazer TPA's a menos que haja peixes no aquario, que pelo que li não existem.

 

por isso digo que não se deve fazer TPA

 

Mas os nitratos (NO3) não fazem mal nenhum! Para atingir níveis tóxicos de nitratos tinhas que ter um tubarão podre lá dentro. :drool3: O grande problema é a amónia e esta é que aparece normalmente no início antes de estar concluído o ciclo do azoto. É para reduzir a amónia que se faz a TPA na fase inicial. Mesmo sem peixes é bom pois a amónia é o único nutriente que está directamente relacionado com o aparecimento de algas.

 

Quanto ao tronco. São fungos que estão a aproveitar-se das substâncias (taninos) que são libertadas pelo tronco. Não têm qualquer problema e desaparecem por si, mas se te chateia é só passar o dedo que sai tudo.

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu entendo em que consiste o ciclo do azoto, se eu nao tiver peixes a poluir a agua as bacterias nao têm o que transformar em NH3 e NH4 e assim sucessivamente... Qt ao cheiro parece mofo. eu Quando montei o aqua nao tinha 90lt de agua em repouso,portanto pus agua da torneira directamente, e a proporçao que indica a embalagem de Aquasafe, tambem pus o aditivo com bacterias vivas(dizia a embalagem).

Ja nao sei s hei-de tirar o tronco e lavar outra vez ou nao (mesmo comprando o tronco numa loja de aquariofilia tenho que o tratar?!?!?!)...testei hj o pH esta a 7.5 - 8,como é o teste das gotas os resultados nao sao mt precisos.

 

Cumps

Muitas veses deve-se deixar o tronco de molho para ser tratado mas ja que ja esta no aqua deixa estar, os fungos sao normal como ja disseram, acaba por desaparecer com a maturação do aquario.

Tenta meter mais um tronco ou adicionar turfa para tentares baixar um pouco mais o Ph.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.