Projecto - desligar Co2 á noite c/ Sistema caseiro


Diogo Paulo

Recommended Posts

Boas,

Eu tenho neste momento um plantado montado com um sistema pressurizado com botija, mas à uns tempos atrás, tinha Co2 Caseiro.

Com este ultimo, tinha o problema de não poder desligar o Co2 à noite.

Surgiu-me uma ideia para poder-mos desligar o fluxo de Co2 nos sistemas caseiros.

Deixo aqui umas imagens da minha ideia, atenção que não sei se isto resulta.

 

Durante o dia:

 

semttulohlj.png

 

Durante a noite:

 

semttulo1jlj.png

 

 

Passo aqui a explicar:

 

Durante o dia, quando a válvula solenoide está desligada, obriga o Co2 a percorrer na direcção do difusor, pois é a única saída.

 

Durante a noite, quando a válvula solenoide está ligada, existe dois caminhos para o Co2 ir, pelo caminho da válvula solenoide até ao exterior ou pelo caminho do difusor. Se tivermos um difusor, a pressão aqui é maior que na outra saída. Assim o Co2 é obrigado a percorrer o caminha da válvula solenoide, até ao exterior. Penso que se não tiverem um difusor, não à problema, pois a pressão da água faz com que o Co2 percorra o caminha da válvula solenoide.

 

Em suma:

Durante o dia, temos injecção normal de Co2 no aquário.

Durante a noite, o Co2 é desviado do caminho para o aqua, para o exterior.

 

Atenção: Não sei se isto funciona, por isso espero por opiniões

 

Cumps

Editado por Diogo Paulo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

falta ai uma valvula anti-retorno no tubo do difusor, porque estando a valvula solenoide aberta a pressao baixa no difusor e a agua recua.

mas ta bom o sistema. faz o contrario do co2 de botija

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

falta ai uma valvula anti-retorno no tubo do difusor, porque estando a valvula solenoide aberta a pressao baixa no difusor e a agua recua.

mas ta bom o sistema. faz o contrario do co2 de botija

 

Boas,

É verdade, esqueci-me desse pormenor.

Penso que seja uma boa solução para os sistemas caseiros, mas vamos aguardar por mais opiniões.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive a ver o esquema....A algo que me chamou a atenção.

Com esse esquema penso que vai haver uma perca maior de CO2.

Porque?

 

O CO2 para sair pelo difusor tem que criar uma maior pressão, o que faz com que o gás se acumule na garrafa.

Com a válvula aberta o gás simplesmente vai sair livremente pelo tudo havendo uma maior perca do mesmo.

Quando a válvula fechar o gás vai ter que acumular de novo na garrafa para ter pressão para sair pelo difusor, mas depois de uma noite inteira aberto...não sei não.

 

E o que penso que pode acontecer, não quer dizer que esteja certo.

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive a ver o esquema....A algo que me chamou a atenção.

Com esse esquema penso que vai haver uma perca maior de CO2.

Porque?

 

O CO2 para sair pelo difusor tem que criar uma maior pressão, o que faz com que o gás se acumule na garrafa.

Com a válvula aberta o gás simplesmente vai sair livremente pelo tudo havendo uma maior perca do mesmo.

Quando a válvula fechar o gás vai ter que acumular de novo na garrafa para ter pressão para sair pelo difusor, mas depois de uma noite inteira aberto...não sei não.

 

E o que penso que pode acontecer, não quer dizer que esteja certo.

 

Pensei exactamente no mesmo assim que comecei a ver o projecto. Isto funciona mas vai desperdiçar muito co2 mesmo. Já fiz essa experiência e o que descreves foi exactamente o que me aconteceu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais