carmen.rm Posted September 29, 2011 Posted September 29, 2011 (edited) Olá a todos. Tenho um aquário com um casal de kribs já há uns meses. Nunca houve problemas entre eles, pelo contrário. Formaram logo um casal e pouco tempo depois tinham a sua primeira ninhada. Neste momento estão com a sua segunda ninhada, e agora é que as coisas ficam estranhas. A fêmea de um dia para outro rejeitou o macho. não o deixa chegar perto dos filhotes e corre sempre com ele. Coitado está quase sempre escondido e quase sem cor. A ninhada adolescente ainda está no aquário com os pais, mas ainda são relativamente pequenos. Agradecia as vossa opiniões sobre este caso. será uma situação passageira? É normal a fêmea correr com o macho depois de já terem formado casal? será melhor retirá-lo do aquário? desde já obrigado. Carmen Edited September 29, 2011 by carmen.rm
carmen.rm Posted October 7, 2011 Author Posted October 7, 2011 Actualização: o macho já tomou conta do aquário novamente, a fêmea passa o dia escondida e sem cor, e os pequeninos já não existem....
jcd_aqua Posted October 7, 2011 Posted October 7, 2011 A fêmea assumiu o papel maternal e nada nem ninguém poderia aproximar-se da ninhada, neste caso nem o próprio progenitor. Penso que devias ter separado a ninhada dos pais, ou então deverias ter enchido o aquário de esconderijos para alguns se safarem. O macho fez o que pôde para voltar a dominar, que levou à morte dos filhotes. Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
carmen.rm Posted October 8, 2011 Author Posted October 8, 2011 Olá jcd. talvez tenhas razão, mas eles eram muito pequeninos ainda, e andavam ssempre com a mãe. é que desapareceram numa noite, não sei o que se passou. eles tem esconderijos e bastantes plantas, mas acho que não se safou mesmo nenhum.
SusanaPaço Posted October 8, 2011 Posted October 8, 2011 A natureza consegue ser estranha por vezes. Aqui a melhor solução aconselhável será restringir o atacante (com uma daquelas redes ou criadeiras) durante uns dias até que o atacado recupere. Como não há separação total os peixes continuarão a sentirem-se um ao outro (não havendo noção de separação física) e voltarão a conviver em paz passado uns dias pois entenderão que não haverá espaço para "guerras" dentro do aquário
carmen.rm Posted October 8, 2011 Author Posted October 8, 2011 Assim espero Susana, obrigado pela tua resposta!
carmen.rm Posted October 17, 2011 Author Posted October 17, 2011 Bom, e o meu casalinho de kribs fez as pazes e já andam felizes e contentes os dois juntinhos. Esperemos agora que na próxima descendência corra tudo bem...
SusanaPaço Posted December 5, 2011 Posted December 5, 2011 vai correr. senão já sabes o que fazer para meter na linha o atacante
Recommended Posts