como ligar leds 12 volts ???


Recommended Posts

ola

 

tenho comigo um conjunto de 24 leds que estavam ligados a um transformador de 12 volts, leds brancos hexagonais

 

RTL_082.png

 

a questao é que as ligaçoes teem de ser feitas de novo e nao faço ideia como ligar os leds

anteriormente estavam ligados em serie e em paralelo

alguem me sabe fazer um esquema pra ligar de novo?

 

os leds irao aquecer? anterirmente estavam unidos os fios aos leds com cola silicone, poderei usar que tipo de silicone?

 

a ideia é usar 3 ou 4 leds por cada cubo que tenho 7 ao todo pra ja , e estao todos a cerca de 30 a 40 cm cada um

 

 

 

pela ajuda num site da me este mapa, terei de usar resistencias? e uma para cada linha de leds? nao veem com este conjunto que esteve ligado durante 12 horas diarias e durante 40 dias ...

corner_top_left.gifled.gifled.gifled.gifled.gifresistor.gif

corner_top_right.gif +12V terminal_multi_start.gifled.gifled.gifled.gifled.gifresistor.gif

terminal_multi_end.gif GND vertical_connector_left.gifled.gifled.gifled.gifled.gifresistor.gif

vertical_connector_right.gifvertical_connector_left.gifled.gifled.gifled.gifled.gifresistor.gif

vertical_connector_right.gifvertical_connector_left.gifled.gifled.gifled.gifled.gifresistor.gif

vertical_connector_right.gifcorner_bottom_left.gifled.gifled.gifled.gifled.gifresistor.gif

corner_bottom_right.gif

  • You will need 6 x 1 ohm 1/8 watt resistors.
  • The 1 ohm resistor is color coded: Brown, Black, Gold, Gold.
  • Each 1 ohm resistor consumes .004 milliwatt.
  • Total power consumed by the resistors is .024 milliwatt.
  • Total power consumed by the LEDs is 144 milliwatt.
  • Total power consumed by the circuit is 144.024 milliwatt.
  • Total current drawn by the circuit is 12 milliampere.
  • The resistor values are calculated based on the common ±5% tolerance resistors.
  • Make sure to wire the LEDs in the correct direction as shown below.
  • Always leave some space for the resistors to breathe. They might get hot.

 

 

obrigado desde ja:)

Editado por nelsomsdias
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tira uma foto pormenorizada aos teus led's, para podermos ajudar.

normalmente os led's desse tipo são ligados directamente aos 12 volts ou então em conjuntos de 3 led's.

o silicone especial é uma hipotese, mas é bom utilizares solda, caso tenhas o ferro de soldar.

o esquemas que mostras normalmente aplica-se apenas aos led's simples.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

ca vai uma foto de um dos leds... o conjunto nao trazia nenhuma planilha onde consiga saber as potencias e ademais itens do led, somente tenho as informaçoes do transformador que diz output 12 v e 2 a, vinha colado com silicone e com estanho, mas eu com o estanho nao me ajeito la muito e tenho ate receio de torar os leds

obrigado pela ajuda que dispensem.

img01652201109291623.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

ola

 

enviaram me este plano de ligaçoes dos leds........mas nao estou a conseguir que com este plano os leds acendam todos

alguem com queda pra coisa me da uma ajuda sff:)

 

 

http://imageshack.us/f/546/ledm.jpg

 

obrigado

 

cumps

Editado por nelsomsdias
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Nelson,

 

No meu aqua de 60 lts fiz uma calha personalizada para mim, e utilizei leds, não em estrela, mas deverás ter o neutro (normalmente cor cinza) e a fase (normalmente branco) tens que ter em consideração que não deves trocar as cores, porque o que acontece são leds desligados.

 

Normalmente o aquecimento dos leds na própria saída não aquecem muito, tens que ter em consideração que tens que ter um transformador que te transforme a corrente normal de 220Volts para 12 Volts (Check link http://loja.ledlux.p...ico-LED-12V-20W)

 

A potência dos leds funciona a 12 volts, é como as luzes dos carros, um carro trabalha a 12Volts, como o carregador do tlm, tens o transformador para ter converter 220 para 12volts (depende do tlm).

 

O que para mim necessitas de fazer é as ligações, cinza com cinza, branco com branco, não necessitas de colocar silicone nas ligações, compras ligadores, que é bastante barato e encontra em qualquer continente, pingo doce, Leroy Merlin, Maxmat, etc.

 

Qualquer duvida não hesites.

 

Cumprimentos.

 

Célio Mendes

Editado por CelioMendes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

qual é que foi a orientação que destes aos led's.

é que caso o transformador seja apenas de 12 V DC(corrente continua)

a montagem que mostras no link não se aplica a este caso, mas apenas a 220V AC(alterna).

caso os led's estejam com o brilho normal, coloca-os em paralelo com as séries dos outros.

tira fotos da actua situação.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola a todos e obrigado pelas respostas

nao consegui fazer a ligaçao, .. tenho o transformador para estes leds, tenho o conjunto completo de transformador de 12 v a 2 amperes que é o de origem destes leds

 

que ligadores sao esses pros leds? evita a soldagem? isso era bom lol

 

liguei os leds em +-+-+-+-+-+ em 3 series , duas no positivo e uma no negativo sempre seguindo a ordem e nao da luz , da mas uma ponta de luz muito minima mesma.......liguei um a um a ver onde estaria o erro e ao ligar o 4º led ,deixava de dar luznos 3 anteriores :(

escusado sera dizer que ainda nao da luz lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ligamos em série se tiveres algum problema com apenas 1 led's irá deixar de funcionar o circuito todo .. já em paralelo se algum por alguma razao deixar de funcionar continuam todos a dar... já agora aproveito para dizer que em série a intensidade da luz será menor... qualquer duvida basta perguntares ou se quiseres fasso-te um esquema do circuito no multisim ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, é assim tas a ter pouca luz porque estás a ligar em série, e para isso tens que saber qual a V de cada led para fazeres as series, por exemplo se o led e de 3v no máximo ligas 4 leds em série 4*3v = 12V que é a potencia de saída do transformador

 

o melhor a fazeres é: soldas um fio no - e outro no + de cada led. depois metes os leds na calha conforme queres, depois juntas os - de todos os leds e os + de todos os leds e soldas cada grupo (+ e -) aos dois fios respectivos do transformador

mas antes tens que saber saber a voltagem de cada led desses, porque se não for de 12v cada um precisas de por uma resistência em cada led.

 

entendes-te?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

 

sinceramente acho que nao entendi....... ligar individualmente cada led ao trasformador é isso ? como disse os leds sao de 12 volts e o transformador que tenho é proprio pra estes leds, o conjunto é este de fabrica, leds e transformador , sem transistores e ou resistencias ou outros afins....

 

o conjunto é de 24 leds e transformador de 12 volts e 2 amperes......

a ideia era mesmo liga los em paralelo , assim o tentei mas por alguma razao nao deu luz :( continuo as escuras pois sou um basico a este nivel, se me poderem fazer um esquema que tenham feito e funcionado irei agradecer , assim como agradeço a quem ja me tentou ajudar :)

obrigado a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

amigo para evitar que os leds fiquem queimados por picos de corrente ligados a um transformador, deves colocar uma resistencia de 33k ou 330ohm no polo positivo de cada led e ligar directamente a um transformador de 12v convencional.

notle avlis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem para poder ajudar tens de saber qual é a foward voltage do led e a corrente que consome, geralmente esses leds desse tipo chamados de leds de alta potencia trabalham com 350mA a 700mA com voltagens entre 3V a 3,5V.

 

Logo se dizes que a fonte de alimentação deita 12V poderás alimentar 4 leds em serie, pois ao dividires os 12V por 4 leds ficas com 3V em cada um. Se eles tiverem uma foward voltage superior aos 3V o que vai acontecer é não trabalharem na sua intensidade máxima, logo produzem menos luz/lumens.

 

Se a fonte que referes não for um driver/buck que tenha limitação de corrente é aconselhável ligares por cada serie de leds uma resistência de 1 OHM / 2W pelo menos de forma a regular qualquer pico que possa haver e não queimar os leds, no entanto um driver limitador é muito mais eficaz e estável.

 

Como dizes que tens 24 leds mesmo sem saber ao certo as suas características penso que poderias usar um esquema desde género:

 

wiring.jpg

 

No entanto se a fonte que tens só debita máximo os 2A que indicas parece-me um pouco abaixo do necessário para os 24 leds, pois mesmo que eles seja de 350mA, cada conjunto de 4 em serie irá consumir esses 350mA, logo tendo 6 conjuntos estamos a falar de 6 x 350 = 2100mA ou seja 2.1A, logo como a fonte só dá máximo 2A esta pode derreter se os leds puxaram por ela mesmo o máximo.

 

Atenção as polaridades, tens de ligar o positivo/negativo deles tal como indicado no esquema e depois também no positivo e negativo correcto da fonte de alimentação.

Se souberes é disseres as características técnicas de cada led mesmo será muito mais fácil ajudar e chegar a um esquema mais correcto e preciso.

Editado por Baltasar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

ola

infelizmente nao tenho nenhum dado alem dos que ja referi, pois sao os que constam no transformador que vinha ligado aos leds..... entreguei os a um " eletricista" pra me fazer as ligaçoes , e dei indicaçao como referido no post acima... vamos la ver como fica a coisa

incialmente vinha somente o transformador e os leds.... funcionou assim varios meses , muitas horas seguidas sempre sem queimar nenhum led.....sera necessario algum driver ou resistencia?

 

cumps

 

nelsomsdias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

boa noite

infelizmente o " eletricista" que arranjei nao fez nada , e volto a estaca zero ou seja , serei eu a fazer a coisa.

ja testei led a led e funcionam todos , irei voltar a ligar 4 leds em paralelo o que faz 6 series conforme a foto:

 

 

 

RTL_082.png

 

desenho :

wiring.jpg

 

 

 

 

 

a resistencia é mesmo necessaria? ja que nao vinha de fabrica no conjunto...

 

ja agora qual a potencia maxima do ferro de soldar?

 

cumps

nelsomsdias

Editado por nelsomsdias
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

led's ligados segundo este esquema mas sem resistencias

 

wiring.jpg

 

 

coloquei os ainda sem calha virados pra baixo num aqua de 60 cm de altura e chega imensa luz ao fundo, aquecem um pouco mas nada que umas ventoinhas de 12 volts nao resolvam na futura calha...

noto que alguns tem mais intensidade luminosa que outros , que sera que se passa?

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa noite

 

algum modo de saber ao certo quanto esta a gastar cada led, do conjunto todo? a ideia é saber ao certo os watts dos leds . tou em duvida se sao de 3 ou 5 watts.

 

tenho ainda 21 led's e 1 tranformador proprio de 2 amperes. o problema é que o conjunto original era de 24 leds ... terei de diminuir a amperagem ? como fazer isso?

ao todo tenho 2 conjuntos , um ok com 24 leds e transformador 2 amperes e outro conjunto com 21 lds( 4 queimaram ) e o trasnformador tb de 2 amperes, tudo conjuntos de origem ..

 

obrigado desde ja

 

nelsomsdias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.