Será doença? Água imprópria?


Tinto

Recommended Posts

Boa tarde.

Montei o meu 1º aquário na 5ª feira passada, deixei-o a funcionar com o material todo até ontem. Ontem inseri 2 peixes e adicionei Stability e Biotopol e disseram-me para esperar 24h até os alimentar. O Stability, pelo que li, é para meter diariamente durante 7 dias.

 

Aquário: 525x260x300 com capacidade para 33L

Filtro: Elite Stingray 5 120 L/H

Bomba de Ar: Elite 799 com 1 saida de ar

Peixes: Penso que são 2 kinguios, um ''alaranjado'' e outro em tons de preto/amarelo.

 

O problema está no kinguios ''alaranjado'', hoje está muito parado no fundo do aquário e pouco nada. Li que se devem fazer testes à água, será que tenho a água tóxica sem o saber? Quando montei o aquário adicionei água da torneira, areia do rio e pedras, tudo lavado várias vezes por água da torneira com o chuveiro antes de colocar no aquário. Coloquei plantas artificias lavadas e fervidas em água quente, tudo com o maior cuidado.

 

Vou colocar 2 ou 3 fotos tiradas ontem quando introduzi os peixes.

 

aqurionoite1.jpg

 

aqurionoite3.jpg

 

aqurionoite4.jpg

 

Será doença? Ou ''poluição'' da água (pH impróprio)?

"Recanto"

depois2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Muito cedo para colocar peixes pois o ciclo de azoto não foi completado, no meus espero mais de um mês para colocar peixes. Se tinhas pressa deverias ter colocado um produto para inserir bactérias no filtro para acelerar o ciclo e mesmo assim aconselhava-te colocar só peixes em fim de 2 semanas, a semana que eles aconselham nas lojas para colocar os peixes é treta pois a única coisa que desaparece em fim de uma semana é o cloro. Outro reparo o filtro que tens apesar de ter um caudal aceitável (4x o volume do aquário p/hora (ideal 5x) ) é muito pequeno e por isso deve ter poucas manterias filtrantes, tenta colocar umas cerâmicas pequenas no filtro se der mas aconselho a arranjares um filtro melhor pois os kinguios crescem muito e fazem muita porcaria, se eles crescerem normalmente e não morram daqui a um ano já não será suficiente esse aquário. O ph ideal seria neutro ou ligeiramente alcalino mas os kinguios não são muito esquisitos como algumas espécies.

Editado por Geada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também achei que era muito cedo para colocar peixes, mas o senhor da loja diz que o aquário parado sem peixes e mesmo com o produto não iria produzir bactérias. O produto que estou a inserir é o Stability e introduzi logo os 2 peixinhos, o Stability diz nas instruções para colocar diariamente durante 7 dias e é o que estou a fazer desde ontem.

Quanto aos peixinhos, o único a fazer é esperar que eles resistam ? Vou alimentá-los pela 1ª vez daqui a pouco passadas 24h da sua introdução (como mandou o sr da loja...) e vou introduzir de novo o Stability.

 

O filtro que tenho, li que o aconselhável era 2x a 5x e como ele tem 4x o volume do aquário p/hora pensei que fosse o ideal.

 

Na sua opinião, há salvação para os 2 ''campeões'' ? Já agora, o preto chama-se ''Briosa'' e o alaranjado ''Glorioso''.

 

Obrigado.

"Recanto"

depois2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Actualização: Após a alimentação o peixe ficou bastante activo, desde as 17h que não para de nadar juntamente com o companheiro. Para além da alimentação também adicionei o Stability.

 

Aguardo uma resposta às perguntas anteriores.

 

Desde já, obrigado.

"Recanto"

depois2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também achei que era muito cedo para colocar peixes, mas o senhor da loja diz que o aquário parado sem peixes e mesmo com o produto não iria produzir bactérias. O produto que estou a inserir é o Stability e introduzi logo os 2 peixinhos, o Stability diz nas instruções para colocar diariamente durante 7 dias e é o que estou a fazer desde ontem.

Quanto aos peixinhos, o único a fazer é esperar que eles resistam ? Vou alimentá-los pela 1ª vez daqui a pouco passadas 24h da sua introdução (como mandou o sr da loja...) e vou introduzir de novo o Stability.

 

O filtro que tenho, li que o aconselhável era 2x a 5x e como ele tem 4x o volume do aquário p/hora pensei que fosse o ideal.

 

Na sua opinião, há salvação para os 2 ''campeões'' ? Já agora, o preto chama-se ''Briosa'' e o alaranjado ''Glorioso''.

 

Obrigado.

 

boas

cudado com o senhor da loja! nao te esqueças que primeiro é vendedor e depois é um conselheiro e por vezes apanhamos maus conselheiros.

o ciclo de azoto leva entre 30 a 40 dias, ele se calar estava a dizer pa entrudizir um peixe para a ajudar a ciclar mais rapido mas nao antes de 15 dias ou mais, aconselho a ler alguns topicos sobre o ciclo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso que ele te disse que o aquário sem peixes não faz o ciclo é falso, leva tempo mas as bactérias formam-se pois a agua da torneira já tem algum alimento para as bactérias(amónia, nitratos e nitrito) que naturalmente vão formando colónias, pode-se até para acelerar o processo colocar todos os dias um pouco de comida de peixes (pouco!!!). Devias de arranjar amanha o tal produto para acelerar o processo, a umas cápsulas que contêm bactérias que colocas nas massas filtrantes no interior do filtro que são bastante eficazes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois isso em relação ao senhor da loja é 200% verdade, só querem é vender.

 

Em relação ao produto que vocês dizem para eu comprar, o Stability não é desse género? Pelo que li nas instruções o produto serve para ''rapidamente e de forma segura estabelecer a filtragem biológica nos aquários de água doce ou salgada''.

 

Eu li bastantes tópicos sobre o assunto (ciclo), em muitos diz-se para não adicionar peixes antes de 2 semanas ou adicionar 1/2 peixes resistentes para ajudar no ciclo, para além da técnica de deitar comida como frisaste. O senhor da loja disse isso também, mas claro ele quer vender e até disse que podia meter 3 peixes, eu é que optei pelos 2.

O que estava mais ''apagado'', está completamente diferente e ainda não parou de nadar desde as 17h (hora em que alimentei e adicionei o produto), o outro continua bom desde que chegou.

 

A ver vamos a evolução e se conseguem resistir a este período em que o ciclo está no inicio. O filtro está a funcionar 24h por dia e a bomba de ar apenas desligo à noite quando vou dormir, algum inconveniente ?

 

Obrigado.

"Recanto"

depois2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens razão o stabilty faz isso mesmo, como não disses-te a marca pensava que era algum produto para tirar cloro e eleminar amonia de forma artificial mas continuo a achar as capsulas melhores por as colocares directamente no filtro criando mais rapidamente as colonias, esses peodutos de gotas que colocas na agua vai despersar mais as bacteiras em vez de as fizar no sitio mais importante que é o filtro mas se já estas a utilizar esse continua, só tenho a dizer bem dos produtos da seachem.

Em relação á questão da bomba de ar eu a acho desnecessaria pois pouco te vai oxigenar a agua já que as trocas gasosas se dão a superficie pela movimentação da agua, quanto mais circulação tiveres á superficie mais oxigenio vai ter a agua, por essa razão devias de colocar o filtro mais acima para criar uma certa ondulação da agua, podes manter a bomba pois não gasta muito e até serve de decoração mas fora isso pouco faz, se os peixes tiverem falta de oxigenio vão se manter muito tempo a superficie, se tal não suceder está descansado.

Pra proxima liga mais ao que lestes em artigos de aquariofilia que são escritos por quem sabe do que ligares a conversa de vendedores pois por causa da grande maioria é que tantos peixes vermelhos e outros morrem por não terem as condições minimas, velá que á umas semanas a tras vi uma conversa de um com um cliente que dizia que não fazia mal fazer uma mundaça de agua total desde que colocassem o produto do cloro e alem do mais pelo que entendi o aquario não tinha filtro que agrava mais a situação, tudo vendido por ele. Eu desde que frequento este forum deixei de fazer perguntas nas lojas, vejo eu leio folhetos e se não tiver certeza vou pesquisar a net, eu já nem utilizo muito as lojas fisicas porque compensa muito mais as online por causa dos preços e comodidade, dó os peixes é que compro.

Bom deixa lá parar de escrever que já estou a cair de sono, vai dando noticias e boa sorte.

Editado por Geada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado!

 

Até agora, estão fartos de nadar e não me parece que estejam mal de saude. Espero que se aguentem nestes primeiros dias.

 

A bomba de ar e o filtro agitam bastante a água à superfície, penso que eles não têm falta de oxigénio.

 

Esperar mais uns dias e coloco novidades e fotografias.

 

Obrigado pelas ajudas e vou passar a ''ignorar'' os vendedores e confiar no fórum a 500%!

"Recanto"

depois2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os peixes não estão doentes...mas vão ficar....uma semana duas no máximo e vais começar a ter problemas.

 

A amónia via disparar com eles e muito, se gostas deles vai pensando em trocar de aquario.

 

Boa sorte, espero que eles se safem, eles não podem fugir.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens razão o stabilty faz isso mesmo, como não disses-te a marca pensava que era algum produto para tirar cloro e eleminar amonia de forma artificial mas continuo a achar as capsulas melhores por as colocares directamente no filtro criando mais rapidamente as colonias, esses peodutos de gotas que colocas na agua vai despersar mais as bacteiras em vez de as fizar no sitio mais importante que é o filtro mas se já estas a utilizar esse continua, só tenho a dizer bem dos produtos da seachem.

Em relação á questão da bomba de ar eu a acho desnecessaria pois pouco te vai oxigenar a agua já que as trocas gasosas se dão a superficie pela movimentação da agua, quanto mais circulação tiveres á superficie mais oxigenio vai ter a agua, por essa razão devias de colocar o filtro mais acima para criar uma certa ondulação da agua, podes manter a bomba pois não gasta muito e até serve de decoração mas fora isso pouco faz, se os peixes tiverem falta de oxigenio vão se manter muito tempo a superficie, se tal não suceder está descansado.

Pra proxima liga mais ao que lestes em artigos de aquariofilia que são escritos por quem sabe do que ligares a conversa de vendedores pois por causa da grande maioria é que tantos peixes vermelhos e outros morrem por não terem as condições minimas, velá que á umas semanas a tras vi uma conversa de um com um cliente que dizia que não fazia mal fazer uma mundaça de agua total desde que colocassem o produto do cloro e alem do mais pelo que entendi o aquario não tinha filtro que agrava mais a situação, tudo vendido por ele. Eu desde que frequento este forum deixei de fazer perguntas nas lojas, vejo eu leio folhetos e se não tiver certeza vou pesquisar a net, eu já nem utilizo muito as lojas fisicas porque compensa muito mais as online por causa dos preços e comodidade, dó os peixes é que compro.

Bom deixa lá parar de escrever que já estou a cair de sono, vai dando noticias e boa sorte.

 

Boas a todos de novo.

Coloquei a filtro mais acima 1/2 cm da superficie e assim cria mais agitação na água, notei os peixes a vir ao cimo algumas vezes como se procurassem comida e li aqui no Fórum que pode ser falta de O2. Tenho Bomba de Ar ligada e o Filtro, nota-se muito maior agitação na água e espero assim estar a oxigenar o necessário para os peixes não terem problemas de O2.

 

Vou actualizando, já estão no aquário desde 2ª feira...tenho tido bastante cuidado e em especial com a alimentação para nunca ser em demasia. A alimentação que estou a dar é ''Nutrafin Max Granulado'', tenho dado 3 granulados por peixe (6 ao todo) de manha e ao final da tarde.

Está correcto ?

 

Obrigado.

"Recanto"

depois2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, não tens uma quantidade especifica recomendada para dar aos peixes devido as diferentes necessidades de cada um, a unica coisa que te podes guiar é na recomendação de dar a quantidade de comida que os peixes consumam no espaço de 2 a 3 min.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Na minha opinião não foi cedo para colocar os dois peixes. Eu colocava-os até no primeiro minuto de vida do aquário, mas nunca sem testes. É fundamental ter os testes de amónia, nitritos e nitratos durante o ciclo. A amónia dispara no início e deve-se medir pelo menos 2 vezes por dia pelo menos durante as duas primeiras semanas e ir controlando os níveis com TPA's. Sempre coloquei 1 ou 2 peixes desde o início de cada um dos aquários que montei, e até hoje nunca tive uma baixa durante o ciclo mas isto graças aos testes. Lê sobre o assunto e não te baseies exclusivamente no que te dizem nas lojas.

Cumprimentos,

André Basílio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os peixes estão a vir a superfície ? Tens o teste de nitratos ?

 

Boas,

 

Na minha opinião não foi cedo para colocar os dois peixes. Eu colocava-os até no primeiro minuto de vida do aquário, mas nunca sem testes. É fundamental ter os testes de amónia, nitritos e nitratos durante o ciclo. A amónia dispara no início e deve-se medir pelo menos 2 vezes por dia pelo menos durante as duas primeiras semanas e ir controlando os níveis com TPA's. Sempre coloquei 1 ou 2 peixes desde o início de cada um dos aquários que montei, e até hoje nunca tive uma baixa durante o ciclo mas isto graças aos testes. Lê sobre o assunto e não te baseies exclusivamente no que te dizem nas lojas.

 

Boas! Os peixes agora já não estão sempre à superfície, desde que subi o filtro e a água está + agitada! Só vêm às vezes mas penso que isso é normal.

 

Têm andado mais activos, nadam mais, procuram alimento na areia no fundo do aquário, parecem outros...quando abri este tópico estavam apáticos e parados pensei o pior (principalmente o Glorioso, o Briosa sempre foi bastante activo).

 

Hoje vou efectuar uma TPA, vou fazê-lo uma vez por semana e estou a pensar tirar 2 garrafas de 1L e meio de água (=3L). Que acham ?

 

Quanto à limpeza do filtro também já me informei, deve lavar-se com a água que tiramos do aquário mas estava a pensar lavá-lo apenas passadas 4 semanas (1 mês), que acham ?

 

Quando abro a tampa do aquário e meto o dedo na água eles vêm feitos tolinhos, não sei se é a ver de comida ou estão esfomeados ou se é apenas reacção normal lol Mas como já li várias vezes para ter MUITA atenção com a alimentação, tenho dado sempre a mesma quantia e não aumentei a dose.

 

Obrigado pelos comentários.

"Recanto"

depois2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boa tarde a todos.

Estou de volta com más noticias, desde dia 27 (mês passado) os peixes nadaram e ''viveram'' normalmente (penso eu). Nadavam bastante, comiam normalmente, não notei anomalias.

Mas desde ontem, o meu Briosa que sempre foi um vivaço e o mais nadador ficou parado...barbatana superior não a levanta e não sei se identifiquei sangue numa barbatana lateral (por sua vez muito perto da guelra)... decididamente o Briosa está doente, será o quê?

Em contrapartida, quando abri este tópico com medo que o Glorioso estivesse doente...agora é o que nada livremente e tem um comportamento normal (no meu entender).

 

Precisava de ajuda para poder tratar o peixe, ele está parado junto ao fundo...outras vezes à superficie...tenho medo de a próxima vez que chegar a casa o encontre a boiar...

Já li vários tópicos que fala de íctio, será? Qual o melhor tratamento?

 

Obrigado!!

Editado por Tinto

"Recanto"

depois2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fizeste algum tipo de testes à agua?

Tens feito TPA?

Ictio, não deverá ser, já que aí descrevias que o peixe estava com pontos brancos.

 

Poderá ser amónia, mas sem testes ... tenta fazer uma TPA generosa.

cmp

Pedro Godinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho. Todos os domingos (desde dia 27, ou seja 2 vezes) tenho efectuado uma TPA de 3L (2 garrafas de 1,5L).

 

Será que uma TPA mais generosa pode melhorar ? Tentar arranjar os testes, mas queria meter já mãos à obra antes de os encontrar.

 

Obrigado!

"Recanto"

depois2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

Dizes que o aquario tem 33 litros, os peixes de agua frias sao uns comilões por isso sujam muito a agua, devia de fazer pelo menos 1 TPA de 7 litro por semana, que ronda os 20%, aproveitando essa agua limpas o filtro, que por ser interno se suja muito rapido, em relação ao que descreves ja li algo sobre isso recentemente, ja tento encontrar a ver se da uma ajuda.

 

cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, andei a ler vários tópicos e pelos sintomas comprei eSHA 2000.

Li o papel dos sintomas e doenças que o medicamento trata e encaixa perfeitamente, sintomas de bacteria. Estou a fazer o tratamento que diz nas informações do medicamento, 3 dias.

 

Efectuei uma TPA de 20%, visto esta bacteria (pelo que li) contaminar a água. Depois disso esperei um pouco e adicionei 8 gotas (25gotas por cada 100L), amanha (2º dia) e depois de amanha (3º dia) penso que são apenas 4 gotas !

 

Acham que o peixe começa a melhorar já amanha? Pelos sintomas que li o peixe está no inicio da doença, não tem alguns sintomas que li (tem poucos, sangue numa barbatana e fezes finas e longas).

 

Obrigado.

"Recanto"

depois2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dia infeliz para o Briosa...não conseguiu sobreviver à doença e morreu ontem à noite :confused4:

 

Dia de luto para o meu aqua.

 

Felizmente o Glorioso não tem sintomas da doença, mas continuo o tratamento da água (hoje é o 3º e ultimo dia). Após este sobresalto, vou deixar o Glorioso sozinho no aqua 1 semana pelo menos e depois penso em arranjar-lhe companhia. Não quero correr o risco de ir correr a comprar um peixe, e o aqua continuar com a água contaminada...

 

Melhores dias virão...

"Recanto"

depois2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais