The Lost Reef - 225 Litros


Giantstep

Recommended Posts

Boa noite.

 

Iniciei-me há cerca de 2 anos na aquariofilia de água doce mas cedo percebi que o meu sonho era ter um aquário de recife.

 

Iniciei o meu percurso na água salgada por adquirir toda a bibliografia de referência, que li de fio a pavio. Passei horas em todos os foruns nacionais e internacionais e durante estes 2 anos fui criando uma imagem daquilo que desejava... imaginei o meu sonho.

 

Chegou a hora de criar o meu aquário de recife, que será maioritariamente para corais duros.

 

Conto com a vossa ajuda neste novo percurso.

 

Setup:

 

 

Aquário - 90x50x50 by Natural Aquario

Móvel - 95x50x50 by Natural Aquario

Calha - 150w HQI + 36w PLL by Natural Aquario

Sump: medida a decidir, talvez 70x40x35 com depósito de osmose.

Escumador: Bubble Magus NAC 7

Bomba de Retorno: Aquabee Up 2000/1

Circulação: Vortech mp10 ou mp40

Osmoregulador Tunze

Bomba doseadora: Bubble Magus BM T01 - Balling Light

Refractometro: Deltec

Sal: Reef Salt

Areia de Coral: 12 kg

 

Rocha Viva: cerca de 20kg

 

Seguem fotos do material já adquirido.

 

O móvel e o aquário:

 

DSCF5068.jpg

 

DSCF5058.jpg

 

DSCF5055.jpg

 

 

DSCF5096.jpg

 

Falta ainda construir a coluna seca, o que farei em breve. Será feita em vidro preto lacado e o mais pequena possível. As tubagens já estão em processo de aquisição. Por enquanto está assim:

 

DSCF5088.jpg

 

Já comprei o pente da coluna seca:

 

DSCF5080.jpg

 

Algum do material já adquirido:

 

DSCF5063.jpg

 

DSCF5079.jpg

 

O retorno será feito por dois Lilly Pipe Out Flow, um de cada lado do aquário.

 

DSCF5069.jpg

 

 

Agradeço todos os comentários e sugestões e principalmente toda a ajuda que me poderem dar na escolha do material em falta.

 

Ainda há muito trabalho pela frente mas paciência é o que não me falta. Tudo será feito com muita calma.

 

Deixo-vos algumas perguntas iniciais:

 

Vortech MP10 ou MP40?

Que medidas escolheriam para a sump? com ou sem divisões?

 

Cumprimentos.

Editado por Giantstep
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas qual a espessura do vidro do aquario ? é que a mp10 so te aguente ate 1 cm de espessura e mesmo assim ja faz barulho o ideal é 8 ou abaixo de 8. uma mp40 penso ser demasiado para essa litragem.. axo que a mp10 se aguenta bem . eu tenho uma mp10 em 136 litros de agua e nem preciso de puxar por ela...

 

para a sump eu prefiro suficientemente para levar tudo o que é equipamentos e sem nenhuma divisao pois para limpar é muito melhor... apenas com um corta bolhas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O vidro do aquário é de 8mm. Será a MP10 suficiente para manter corais duros neste aquário?

 

Relativamente à sump estava a pensar exactamente em algo deste género:

 

SUMP1.jpg

 

Sump.jpg

 

Será para colocar o Bubble Magus NAC7, dois aquecedores Jager de 150w, um filter sock e a Aquabee Up 2000/1. A altura da coluna de água no compartimento do escumador será 26 cm.

 

Pretendia ainda guardar espaço no móvel para colocar os depósitos do Balling, por isso não queria ocupar os 85cm disponíveis . Acham que a sump de 70cm de comprimento teria uma mediada adequada?

 

Alguma sugestão?

 

Cumprimentos.

Editado por Giantstep
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Quero dar-te os parabens pois parece ser um projecto de valor e uma mais valia para a aquariofilia de agua salgada.

 

Relativamente à Sump penso que a medida que indicaste será adequada tendo em conta qu ha coisas que terão que ficar fora da sump e assim resta algum espaço para por exemplo colocares os depositos do balling (não sei se estará nos teus projectos). Parece-me que essa medida acautela razoavelmente a medida de funcionamento do escumador.

 

Que aquecedor tencionas meter?

 

A aquabee em principio caberá naquele compartimento a esquerda, e ainda deves conseguir pôr um filter bag (mais uma sugestão) no tubo de descarga que vem do aquário... parece-me uma medida razoável que ainda comporta muito material!

 

 

Vai fazendo o update do teu projecto e muita sorte!

 

Cumps

Editado por Sioux_dk
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O vidro do aquário é de 8mm. Será a MP10 suficiente para manter corais duros neste aquário?

 

Relativamente à sump estava a pensar exactamente em algo deste género:

 

SUMP1.jpg

 

Sump.jpg

 

Será para colocar o Bubble Magus NAC7, dois aquecedores Jager de 150w, um filter sock e a Aquabee Up 2000/1. A altura da coluna de água no compartimento do escumador será 26 cm.

 

Pretendia ainda guardar espaço no móvel para colocar os depósitos do Balling, por isso não queria ocupar os 85cm disponíveis . Acham que a sump de 70cm de comprimento teria uma mediada adequada?

 

Alguma sugestão?

 

Cumprimentos.

 

as medidas parecem bem. so retirava mesmo dois do vidros da sump apenas o primeiro vidro do lado esquerdo ficava para fazer corta bolhas de resto tudo clean. acredita facilita muito a limpeza da sump. em relação ha medida da coluna de agua para o nac 7 se conseguires chegar aos 27 ainda melhor. eu tenho e com 27 cm de coluna e o ar todo aberto faz uma escumação excelente.

 

da mp10 eu tenho uma no meu a chega perfeitamente para todo o tipo de corais nem sequer puxo por ela. o meu aqua tem as medidas 60 x 45 x 50

a mp10 esta a 50 % da velocidade total dela.

 

a unica coisa que alterava seria na iluminação. em vez de hqi , colocava uma calhar de 6 x T5 com 4 azuis uma branca e uma purple. consegue-se ir buscar cores brutais aos corais. alem de que a conta da luz é mais baixa do que com uma HQI. apenas a minha opinião.

 

se puderes coloca tambem um reactor de biopellets ajuda muito na qualidade da agua.

 

espero ter ajudado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

O aquário já se encontra em funcionamento desde dia 12 deste mês.

 

Deixo-vos algumas fotos do layout:

 

DSCF5175.jpg

 

DSCF5175.jpg

 

DSCF5178.jpg

 

DSCF5179.jpg

 

Resta ainda arrumar os cabos na zona técnica.

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O projecto parece interessante, assim como a escolha do material.

So tenho é dois senaos.

Algum motivo especial pelo facto dos aquecedores estarem directamente no aqua?

E porque é que nao aproveitas , uma vez que tens dois furos , um deles ( o maior), ser retorno e ladrao, e passas por la os tubos. Ficarias com um aspecto mais limpo no aquario sem muito equipamento a aparecer a vista que facilmente se pode esconder.

 

cumpts

B744


<a href=2997_2996.png' alt='2997_2996.png'>[url="http:// 2997_2996.png"]My link[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo comentário e pelas sugestões B744.

 

Os aquecedores irão passar em breve para a sump. Enquanto os tive na sump estavam quase sempre ligados, então resolvi coloca-los no aquário principal para tentar perceber se se comportariam de forma diferente e, de facto, agora ligam muito menos do que antes. Penso que se deve ao facto de ter mais circulação de água.

 

Relativamente à utilização do furo de 25mm para o retorno, a ideia inicial era essa. Optei pelos lily pipes por gosto, sempre achei que ficavam bastante bem nos aquários plantados e decidi resolver testar neste aquário de recife. Penso que dão um aspecto muito interessante e limpo ao aquário.

 

Até agora estou bastante contente com a escolha de material, apenas me sinto decepcionado com a bomba de retorno. Considero que a Aquabee 2000/1 é excessivamente ruidosa, principalmente para quem tem o aquário na sala.

 

Ainda estou também a tentar resolver o barulho da queda de água na sump. Não é muito alto mas acaba por ser incomodativo.

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Realmente os Lilly pipes nos plantados sao giros, e acho que ainda nao os tinha visto em salgados. Mas sera que com o passar do tempo nao se irao sujar ? Uma vez que sao completamente transparentes.E estaras constantemente a ter que limpar.

 

Qto a bomba acho esquisito fazer assim tanto ruido, eu uso a mesma ,mas no meu escumador BM 180CS e nao me queixo.

 

No que diz respeito ao barulho da queda de agua na sump é muito facil. Ou poes um filter bag a saida e aqui até podes aproveitar para por la dentro o carvao , caso o venhas a utilizar, ou entao pura e simplesmente aumentar o tubo de escoamento de formas a ficar dentro da linha de agua da sump, e perdes o efeito " splash" .

 

cumpts


<a href=2997_2996.png' alt='2997_2996.png'>[url="http:// 2997_2996.png"]My link[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.