remodelaçao para fazer plantado low tec


Recommended Posts

boas a todos deste forum preciso que me ajudem numas duvidas que tenho.

tenho um aqua com muitas valisnerias, duas anubias ,3 pes de cabomba e algum musgo, a ideia é fazer um tapete com e.parvula e o fundo com as plantas mais altas.

 

setup aqua - 80*40*30, filtro externo caseiro, iluminaçao 4*18w(4000k;6500k;7000k;8000k)+25w 1000k termoestato 300w

 

duvidas

 

- substrato tava apensar em usar hunus; laterita e por cima areia de construçao +- 2/3mm alguma sugestao se resulta e onde comprar(laterita)?

 

- para fazer a remodelaçao tenho de tirar os vivos posso tranferir para um aqua mais pequeno e manter o filtro nesse aqua de transiçao?

 

- voltar a por os vivos no aqua plantado ao fim de quanto tempo?

 

- iluminaçao vou alterar uma calha de 1*18w t8 para 3*24w t5(4200k;6500k;8500grolux) é suficiente?

 

- plantas para fazer fundo de crescimento rapido que aconselham?

 

desculpem tantas perguntas

 

abraço a todos e agradeço desde ja

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Húmus de minhoca sim, mas areia de construção não, essa porcaria larga uma goma na agua que não é brincadeira, em tempos tive a infelicidade de utilizar alguma para fazer um rio e fiquei meses a retirar goma da superfície da agua. Laterita, acho que só no Brasil.

 

Convém manteres o filtro a trabalhar no aquário mais pequeno e de preferência utilizar a agua do grande.

 

Se só tens um filtro é complicado, se utilizares o filtro que tens para ciclar a nova montagem, talvez te safes em 15 dias

 

0.76w/L - O rácio do numero de watts/litro é mais que suficiente para low tec

 

Tens a Egeria Densa por exemplo, cresce muito rápido e com meia dúzia de pés rapidamente cobres o fundo todo

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Eu qd remodelei o meu aquário fiz o seguinte, enchi com água do aquário principal, um aquário de transição, onde coloquei os peixes todos e o filtro a funcionar, guardei a restante água em vasilhas.. Remodelei o aquário, enchi com a agua que tinha guardado, e enchi o restante com água nova, fazendo assim uma TPA mais generosa, coloquei o filtro e deixei um dia ate à poeira assentar, no dia seguinte coloquei os peixes... 0 problemas.

 

Aqui podes ver exemplos de plantas de crescimento rápido: Plantas de crescimento rápido

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Húmus de minhoca sim, mas areia de construção não, essa porcaria larga uma goma na agua que não é brincadeira, em tempos tive a infelicidade de utilizar alguma para fazer um rio e fiquei meses a retirar goma da superfície da agua. Laterita, acho que só no Brasil.

 

Convém manteres o filtro a trabalhar no aquário mais pequeno e de preferência utilizar a agua do grande.

 

Se só tens um filtro é complicado, se utilizares o filtro que tens para ciclar a nova montagem, talvez te safes em 15 dias

 

0.76w/L - O rácio do numero de watts/litro é mais que suficiente para low tec

 

Tens a Egeria Densa por exemplo, cresce muito rápido e com meia dúzia de pés rapidamente cobres o fundo todo

 

a areia se for bem lavada e fervida fica limpa nao? eu tenho a chamada meia-areia que peneirei e fiquei so com os graos maiores 2/3mm

 

a agua era essa ideia que se se fazia assim e a agua que sobra meto outra vez no principal ?

 

o filtro do grande fica a funcionar no de transiçao, eu tenho outro mas interno que da para meter umas ceramicas pequenas que estao no grande assim ja acelera o ciclo?

 

quantto a iluminaçao tava a pensar no futuro meter umas plantas que necessitam de muita luz e talvez meta 4*t5 ho 24w.

que espectros usar (4200k,6500k,8000k,8500k grolux) para 4 lampadas é esta a melhor combinaçao?

 

obrigado pelas respostas

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também lavei em várias aguas mas não fervi, no entanto deu no que deu, podes arriscar mas depois não te queixes que tens uma película de nhanha na superfície.

 

Podes sempre aproveitar a agua, mas há que ter em atenção no tempo que demora todo o processo, pois a agua não pode ficar durante dias sem ser ventilada, senão, é pior a emenda que o soneto.

 

O importante é que o filtro grande nunca pare de funcionar para não matar as bactérias, mas se tens outro filtro pequeno, retira algumas cerâmicas do grande e mete no filtro interno e usas este no aquário pequeno. O grande metes logo no aquário que vais montar.

 

Quanto à melhor combinação das lâmpadas, não te posso aconselhar

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

comprei hoje humos no saco tem a seguinte composiçao

 

SIRIO

100% humos de minhoca

pH CaCl2 - 7.2 - 7.7

humidade 55-65%

condutividade - 4 - 5

azoto (N) 200 - 250mg/l

fosforo (P2O5) - 300 -500mg/l

potacio(K2O2) - 1000 - 1500mg/l

materia organica - 70%

 

acham que é de boa qualidade?

vi tambem um saco de argila expandida posso usar no aqua?

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

do que perguntas, apenas usei o humus e é realmente bom.

inicialmente a água fica com cor de café, mas depois vai ficando mais clara com as tpa's.

podes ver o meu aquário Aquapais, que tem humus de minhoca.

as plantas têm um bom desenvolvimento e é low cost.

Editado por robintiago

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas hoje fui a loja onde costumo ir a ver se tinha laterite e o sr disse que nao fazia nada a laterite no substrato e aconselhou-me a por JBL manado porcima do humos.

 

agora pergunto posso por o humos, uma camada de areia fina +-2cm para isolar e depois o JBL manado?

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.