A salvar peixes com esta técnica


OBM

Recommended Posts

Olá a todos,

 

Venho partilhar convosco umas experiencias que tenho feito com bons resultados.

 

Tenho 3 aquários. Um comunitário, um para crias e um hospital.

 

No hospital meto durante um mês os peixes que compro novos. As vezes lá vem um novo que ao fim de 2/3 dias está com as barbatanas cheias de algodão e/ou a cauda rasgada. Ao tentar fazer um tratamento os outros peixes que estavam saudáveis vão ficando no mesmo estado. Já tive casos em que perdi todos os peixes que lá tinha.

 

Neste caso já testei os seguintes tratamentos:

- Esha 2000 combinado com Esha Exit.

- Waterlife Myxazin.

- Sera mycopur, baktopur e omnipur.

 

Nenhum destes tratamentos me salvou os peixes visivelmente doentes.

 

De há uns tempos para cá tenho feito o seguinte sempre que vejo um ou maias peixes doentes:

 

Coloco num globo de vidro uns 3 litros de água do aquário. Deito-lhe 10ml de solução de Permanganato de potássio e uma colher de sal derretido num copo de água. Meto lá os peixes visivelmente doentes durante uma hora.

 

Enquanto espero aproveito para repor os 3 litros de água no aquário e adicionar a respectiva quantidade de Myxazin.

 

Após uma hora, retiro os peixes e coloco-os novamente no aquário. Os peixes com algodão nas barbatanas ou manchas brancas no corpo saem limpinhos. Continuo com o tratamento com Myxazin durante 5 dias.

 

Ao fim destes 5 dias faço um TPA. E os peixes estão todos bons. As caudas rasgadas já estão praticamente unidas e as manchas brancas desapareceram por completo.

 

Tenho testado com vivíparos, principalmente Guppies.

 

Nota: A solução de Permanganato de potássio é um comprimido derretido em 200ml de água destilada.

 

Cmps,

OBM.

OBM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não estás enganado ?

 

Um comprimido de PP para 3 litros de agua?

Comprimidos daqueles frascos de plástico pequenos que se compra na farmácia ?

Eu até acredito que eles saiam vivos ao fim de uma hora mas devem sair quase sem guelras.

 

Percebeste mal. São 3ml de solução de PP para 3 litros de água.

A solução é feita a parte: 1 comprimido para 200ml de água destilada. Ficam a sobrar 197 ml de solução.

Se quiseres saber em comprimido é só fazer as contas.

1 Comprimido ----------- 200ml

X comprimido ----------- 3ml

X = 3/200 = 1/66,6 = 0,015 comprimido

Divides o comprimido em 66,6 partes e adicionas uma em 3 litros.

Editado por OBM

OBM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O PP compra-se na farmácia e é barato. Um caixa de PP traz 20 comprimidos de 500mg.

500mg ----------- 200ml

Xmg --------------- 3ml

X=500*3/200 = 7,5 mg / 3 litros = 2,5 mg por litro.

 

A concentração usada é de 2,5mg por litro.

Editado por OBM

OBM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Para as plantas novas (adquiridas), também costumam fazer algum tratamento antes de entrar no aquário?

 

Cumps

Cumprimentos,

Fernando JB

FEEDBACK: http://www.aquariofi...howtopic=191276
Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal: http://www.aquariofi...ncement=6&f=229

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Para as plantas novas (adquiridas), também costumam fazer algum tratamento antes de entrar no aquário?

 

Cumps

 

 

Viva,

Eu sou da opinião que tudo antes de ser colocado no aquário deve ser desinfectado e passar uns dias em quarentena (na falta de melhor, pode-se fazer isto um balde pequeno com água do aquário) para se observar a adaptação à água.

OBM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

OBM,

 

se o teu método é um sucesso, vou então experimentar numa corydora e ver o resultado.

 

Estou numa fase de mudanças e por enquanto tenho os peixes e as plantas de "molho" num aqua de 56 litros até preparar o aqua maior.

 

O problema é que esta corydora apareceu com uma mancha branca e agora n tenho aqua hospital disponível para a tratar.

 

Já agora, dizes que deixas o peixe num globo de vidro durante 1hora... confirma-me por favor, usas um termostato, certo? Pois em 1 hora lá se vai o calor da água...

 

E já agora outra... achas q o Myxazin fará mal a plantas e caracóis? Alguma contra-indicação na bula? É que se estiver à vontade, uso já neste aqua de 56 litros q está a servir de albergue.

Ricardo Domingues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O permanganato de potássio pode ser bastante perigoso se nao for usado nas diluições correctas. Para quem nunca usou-o antes é conveniente que treinem antes de usarem com peixes de valor pois um descuido e é a morte do artista.

Experimentem primeiro desinfectar plantas com pp para se habituarem a manipular o composto.

 

E esse sucesso é muito relativo, o pp nao é milagre, nem a indicação para todas as doenças. Devo avisar que o pp é uma substancia caustica e desinfectante e nem todos as doenças são curadas por ele. Parasitas internos por exemplo esqueçam, nao funciona de todo.

 

O pp é fortemente redutor e nao deve ser usado em aquários em maturação ou já maturados pois dizima a colónia de bactérias filtrantes.

Também facilmente uma dose errada de pp ou exposição prolongada e os peixes/plantas morrem por intoxicação.

 

Sim, de facto é uma boa solução mas todos os pros têm os seus contras e neste caso é tão perigoso quanto eficaz.

 

Editado por SusanaPaço
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já pareceu algodão com uns filamentos a descascar, parecia psoríase.

 

Aumentei um pouco a temperatura, desliguei a luz e adicionei 2 colheres de sobremesa de sal.

 

Agora parece uma mancha branca mas com pouco relevo, no entanto continua lá.

Ricardo Domingues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Usem folha de amendoeira da Índia em conjunção com, no máximo, azul de metileno.

 

Sal com corys é perigoso.

E Tiago se nunca usaste permanganato de potassio nao experimentes com um peixe com a imunidade deprimida. Mais facilmente matas o peixe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... consegui arranjar Permanganato de Potássio, pelo que vou experimentar.

 

A solução será de 1 comprimido para 200 ml, de acordo com o q o OBM escreveu, correcto?

 

Depois quanto à aplicação houve ali uma troca de informações... 1º 10 ml de solução para 3 litros, e depois numa resposta a seguir 3 ml para 3 litros... qual será o correcto?

 

Susana, já agora, qual é a função da folha de amendoeira e onde posso obter?

Editado por PSIQUICO

Ricardo Domingues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dai o meu medo PSIQUICO, para já só mexas no PP com luvas!

E a solução correcta e segura é bem mais baixa do que isso, 1 ml para cada 10 litros de agua.

 

A folha de amendoeira da Índia é altamente conhecida como condicionador natural da agua e como anti bacteriana e anti fúngica, além de reduzir os níveis de stress do peixe devido à libertação de taninos pela folha. É usa deitando apenas a folha dentro de agua e deixando-a lá durante uns 4 dias seguidos :)

É amplamente usada por criadores de bettas e invertebrados por exemplo :)

 

A especie chama-se terminalia catappa e algumas marcas como a jbl vendem, senão fóruns de bettas como o betta Portugal também têm para venda a preços bem jeitosos :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda!

 

A corydora já está com uma cor bastante escura. De ontem para hoje parece ter deixado de comer e já n se mexe tanto.

 

Espero q ainda vá a tempo, até tenho medo de usar o PP agora. Se calhar vai mesmo com baktopur e logo se vê como reage.

Ricardo Domingues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como ainda só tenho 1 aqua de 56 L a funcionar, não consegui ter água ciclada suficiente para pôr num aqua hospital à parte, pelo q optei por colocar a corydora de molho durante 1 hora com a solução de PP.

 

Quanto ao baktopur na pastilha, ainda o fiz mas ela n lhe pegou. Não a coloquei no aqua de 56l pois estão lá caracóis anantome helena, q atacam logo estas pastilhas e n queria provocar mortes desnecessárias.

 

O resultado da experiência até foi satisfatório à 1ª vista. O relevo da mancha desapareceu, fiou só com 2 traços q parecem uns ligeiros cortes na pele. No entanto a bicha continua um pouco enegrecida e com pouca energia, apesar das TPA's q tenho levado a cabo todos os dias.

Ricardo Domingues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Alguns dias se passaram e volto a aproveitar o tópico para continuar a conversa.

 

O permanganato de potássio resolveu a questão do relevo da mancha na corydora mas deixou marca e o animal não voltou ao que era antes. Está sempre mto parado, escuro e com a barriga mto vermelha e raramente muda de lugar.

 

Já tenho o aqua grande a funcionar e antes de passar os peixes para lá, resolvi fazer uma desinfecção com baktopur. Já vou no 3º dia, em que adicionei a 2ª fase de gotas, e amanhã irei transferir todos os peixes, excepto a cory. Vou fazer TPA de 50% amanhã, mas receio que o animal não resista a um 2º tratamento :(

Ricardo Domingues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Trata a cory alternando refeições vegetais e com proteínas. Se puderes usar folha de amendoeira da Índia para diminuir stress e infecções secundarias melhor.

Era o que temia, intoxicação com químicos derivado do PP.

 

Faz as TPA's com calma, apenas 10 % de cada vez.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Susana, acho que o problema não é uma intoxicação do PP mas antes uma infecção interna.

 

Bassler..não sei se conheçes diz sempre...."quando não sabemos o que tratar usa-se primeiro um medicamento contra os parasitas e de seguida uma contra as bacterias"

 

Boa sorte com a cory....por acaso até acho que sei o que ela tem...mas não tenho nenhuma foto para confirmar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais