Duvidas na temperatura de cor das lâmpadas


viatomas

Recommended Posts

Olá.

Tenho no aquário uma LÂMPADA COMPACTA 2G11 TIPO PLL DE 36W COM 6500K, e posso adicionar mais duas T8 15W ou mais uma COMPACTA 2G11 TIPO PLL. Só posso estes tipos de lâmpadas, devido ao comprimento do aquário ( 60 cm ).

A minha pergunta é a seguinte:

Sendo que tenho plantas no aquário (musgo de java, Anubias barteri var. nana, Cabomba caroliniana, Bacopa monnieri, Egeria densa) gostaria de saber como aproveitar em termos de temperatura de cor, uma outra COMPACTA 2G11 TIPO PLL que poderia ser de 24W ou mesmo 36W ou adicionar duas T8 para alargar ao máximo o espectro, tendo atenção que estas podem ser no máximo de 15W cada.

Em conclusão, qual a melhor temperatura de cor para as plantas?

 

Muito obrigado a todos.

 

O aquário é este.

A única diferença, é que agora o CO2 já é de botija.

Já agora matava dois coelhos com uma cajadada, porquê que a Cabomba caroliniana tendo perto das raízes rebentos bem verdinhos, os maiores ficam castanhos e apodrecem, acabando por se soltar?

Fertilizo com Easycarbo e ProFito.

Editado por viatomas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. A nível de lâmpadas já tens a mais importante na minha opinião, a de 6500k. Podes complementar com 1 de 4200k, 8000k, ou 10000k, sendo que a última é optima para realçar as cores das plantas e peixes. Se a ideia for mais a nível do plantado eu iria para 1 de 4200k e 1 de 8000k a complementar a tua de 6500k. Mas já agora por curiosidade que medidas tem o aqua?

Já agora já viste estas?

http://aquaeden-shop.net/AguaDoce/produto_view.php?id=117&pageNum_AquarioRS=1&idcat=10&cat=&subcat=&menu=

 

Se o teu aqua tem 60cm isto servia-te perfeitamente ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. A nível de lâmpadas já tens a mais importante na minha opinião, a de 6500k. Podes complementar com 1 de 4200k, 8000k, ou 10000k, sendo que a última é optima para realçar as cores das plantas e peixes. Se a ideia for mais a nível do plantado eu iria para 1 de 4200k e 1 de 8000k a complementar a tua de 6500k. Mas já agora por curiosidade que medidas tem o aqua?

Já agora já viste estas?

http://aquaeden-shop.net/AguaDoce/produto_view.php?id=117&pageNum_AquarioRS=1&idcat=10&cat=&subcat=&menu=

 

Se o teu aqua tem 60cm isto servia-te perfeitamente ;)

 

O aquário tem 60cm mas a calha tem 50 cm.

O que achas desta para a faixa dos 8000k? 18W SUNLIGHT/TROPICAL

Editado por viatomas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Depende muito do que quiseres fazer e das plantas que tiveres.

 

6000k para cima, as plantas têm tendência a ficarem mais rasteiras, daí para baixo, o inverso. Por isso é que digo que depende do efeito que quiseres.

 

Se não souberes, fica perto dos 6000k que não tens por onde te enganar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais