Help!


Piranha76

Recommended Posts

Boas! Chamo-me Luis e sou da povoa de santa iria,estou agora a recomeçar a actividade da aquarofilia e estou com algumas duvidas, senão muitas mesmo! mas como queria começar a faze-lo de raiz (aquario plantado) gostava de saber como começar, o meu aquario tem 100x44x30 = 132litros, ja agora e completar tenho tbm um filtro externo fluvial 205 posso continuar a te-lo?

Ou seja o quero saber é como fazer um bom solo para plantar, ja ouvi falar de substracto, mas qual? areão, mas o qual? quantas camadas...

 

Agradeço se alguem me poder ajudar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Chamo-me Luis e sou da povoa de santa iria,estou agora a recomeçar a actividade da aquarofilia e estou com algumas duvidas, senão muitas mesmo! mas como queria começar a faze-lo de raiz (aquario plantado) gostava de saber como começar, o meu aquario tem 100x44x30 = 132litros, ja agora e completar tenho tbm um filtro externo fluvial 205 posso continuar a te-lo?

Ou seja o quero saber é como fazer um bom solo para plantar, ja ouvi falar de substracto, mas qual? areão, mas o qual? quantas camadas...

 

Agradeço se alguem me poder ajudar!

 

Boas sou um iniciante de Alverca ;)

Para plantar percisas de um substrato fertil e outro inerte, o que nao falta sao escolhar, eu por exemplo tenho um da JBL

Percisas por uma camada de substrato fertil e por cima outra de substrato inerte

o substrato inerte fica ao teu gosto, o fertil ek tens de ter mais atençao a qualidade, nao sou a melhor pessoa a ajudar.te a escolher um nao estou mt entendido nos substratos ferteis.

 

O filtro qual é o caudal que atinge?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. O filtro penso que seja suficiente para esse aqua. Iluminação o que tens? Se queres fazer um plantado convém escolheres as plantas de acordo com a iluminação.

A nível de substratos tens muitas marcas, as mais utilizadas penso que sejam jbl, ada e elos (penso que por preço a ordem crescente é essa também :P). O que se utiliza normalmente é uma camada de substrato fértil e outra de outro substrato por cima, no caso do jbl é o aquabasis com o manado, ada power sand com aquasoil, e a elos é o bottom mineral com elos terra.

Penso que o melhor que poderás fazer é mesmo começar a pesquisar bastante para ver que estilo de aqua preferes, e adequar o material ao que pretendes.

Uma vez que vais optar por um plantado também tens a hipótese do co2, que para certas plantas mais exigentes é vital, para outras apenas acelera o crescimento.

 

O melhor será mesmo começares a pesquisar por ti e ires tirando dúvidas em relação ao que não entendes ou não encontras resposta.

 

Qualquer coisa dispõe ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quero agradecer as dicas! tudo agora faz falta! mas onde posso adquirir esse material, eu tenho corrido tudo por aqui e n encontro nada! por areão normal de rio é mal pensado, certo?

 

Eu que moro "perto" de ti posso te dizer, ora na povoa nao conheço nenhum, mas em alverca tens pelo menos 3 lojas onde podes adequirir areoes, substratos filtros etc, tens tambem uma loja no vasco mt boa.

 

Areao de rio nao é mal pensado, é o que eu tenho no meu aquario, pelo menos eu gosto.

 

Eu por exemplo tambem mando vir pela net que sai mais em conta, principlamente deste site http://www.aquaeden-shop.net/

Editado por Serge
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A loja no vasco e a ornimundo, certo?

E em alverca onde são essas lojas?

 

Ya é essa.

 

Em alverca tens a melhor que é na malvarosa

Tens uma no centro comercial park

E tens outra no brejo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguem me sabe dizer a combinação perfeita de substracto fertil com o repectivo substracto inerte?

 

Nunca ouvi falar em alguma combinação que seja melhor que outra, o substrato inerte penso que sirva apenas para efeito e tambem ha alguns peixes que perferem difrentes tipos de substratos porque alguns podem.se aleijar nos bicos da pedrinhas principalmente os de fundo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguem me sabe dizer a combinação perfeita de substracto fertil com o repectivo substracto inerte?

 

Como já te disseram aqui combinação perfeita não existe.

Depende de que tipo de plantas queres meter e do dinheiro que queres gastar.

Marcas mais caras e por excelência tens a ELOS e ADA. Ambas têm as suas versões de substrato fertil e inerte. São substratos muito bons mas também um pouco caros.

Depois tens outras marcas mais em conta como a JBL e no meu caso uso Tropica.Não são de topo mas também são bons e muitos users têm usado como bastante sucesso.

E depois tens o desenrasca os mais conhecidos como o substrato do pobrezinho.

No caso do fertil Humus de minhoca é o mais conhecido,no caso do inerte existe um sem número.

O que tu procuras seja qual for a marca é um substrato fertil rico em nutrientes para as plantas para ajudar no inicio da montagem e um substrato inerte que seja bom o suficiente para isolar o fertil da coluna de água,que nao seja muito dificil para as plantas criarem raizes e que não seja muito complicado de manter limpo.

Qual só depende mesmo de ti.

Editado por aquariomaniaco

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.