Fundo 3D DIY


zms

Recommended Posts

Depois de pesquisar em vários locais e ver alguns projectos interessantes decidi criar o meu próprio fundo 3D.

Já cheguei a conclusões quanto aos materiais que podem ser utilizados para não prejudicar os moradores. A minha questão prende-se com uma ideia que me martela na cabeça... Pensei em colocar na interior da estrutura uma entrada de mangueira que poderá dividir no numero de canais que se pretender através da colocação de T´s. Na entrada liga-se uma vulgar bomba de água.

 

A ideia é criar circulação de água por todos os pontos do aquário, evita que tanto lixo se deposite e inclusivamente várias espécies gostam de água mais movimentada. O fundo mesmo assim nunca será muito espesso e a mangueira não será visível em nenhum local ( exceptuando talvez à entrada, onde se poderá ver a bomba, mas nada que a vegetação não esconda).

 

Acham que pode ser útil ou é apenas uma ideia sem grande cabimento?

Se for para a frente depois darei seguimento ao tópico com os pormenores do projecto.

 

Obrigado pela atenção,

 

Cumps a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Neste momento também estou a tentar fazer um DIY de fundo 3D.

Também após muita pesquisa, preços de materiais e etc, lá me decidi e comecei a fazer uma "rocha" para experimentar.

 

O que estás a dizer parece-me uma óptima ideia, eu próprio já tinha pensado nisso e aplicar com um filtro externo.

 

Queria e quero fazer 2 entradas e entre 2 a 4 saída (se forem 4 aínda tenho de estudar onde pô-las).

 

Já agora seria bom para este POST, ideias sobre este assunto e já agora, como pelos vistos estamos a fazer o mesmo tipo de projecto, podemos trocar ideias. Que tal?

 

Força nisso.

H. Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, já estava a pensar que ninguém achava uma boa ideia...! Já viste isto? http://www.aquaflux....php?f=40&t=4121 Dá para ficar com uma boa ideia de como fazer o fundo, é só cortar por onde se quiser passar os tubos e depois colocar a espuma e disfarçar. Se tiver tempo logo ainda dou mais umas ideias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Tenho estado um pouco parado em termos de fazer o meu. Esta noite, ataco em força. Já estive a ver o que indicou e realmente fica muito bom. Não consegui ter a noção do tamanho do aqua, mas a indicação de materiais ficou-me um pouco atravessada.

 

Onde é que se arranja cimento impermeabilizante??? Eu comprei um líquido impermeabilizante...

 

Já estou a ver que vou ter de dar cabo de mais esferovite. Já agora ando com uma ideia de pôr o termostato e as tubagens do filtro escondidas.

 

O que achas?

H. Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Cimento impermeabilizante pode ser cimento cola, encontra-se facilmente e é usado com sucesso.Quanto ao líquido impermeabilizante , não conheço.

 

Realmente ao ver aquele processo fica-se com uma óptima ideia de como fazer, o resto é paciência e imaginação.

 

Ainda não comecei o meu, estou a planear um aqua maior para breve...

 

Cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas!!

 

Ando neste momento a recolher informação sobre como se faz um fundo 3D e encontrei este tópico. As minhas pesquisas sobre o assunto começaram recentemente, por isso ainda não consegui reunir muita informação!

 

Tenho bastante receio de vir a fazer asneira, pois parece-me que um fundo 3D é algo de "longo prazo", e se depois nos fartarmos daquilo há como tirá-lo do aquário? É que pelo que vi tem de se fixar o esferovite ou outro material no vidro.

 

Essa é a minha primeira dúvida... se depois dá para tirar... Outra grande dúvida e grande receio é usar materiais que se possam deteriorar em contacto com a água, e que prejudiquem a qualidade da água, bem como o receio de poder usar produtos tóxicos para os peixes, etc.

 

Por isso, gostaria de perguntar se poderiam dizer-me quais os materiais (cimentos, colas, vernizes, tintas) passíveis de uso no aquário!!?

 

Muito obrigada! E desculpem a intromissão!! Se forem para a frente com o vosso projecto irei seguir todas as actualizações atentamente, para aprender!!

 

Mais uma vez, obrigada

 

Manuela

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas!!

 

Ando neste momento a recolher informação sobre como se faz um fundo 3D e encontrei este tópico. As minhas pesquisas sobre o assunto começaram recentemente, por isso ainda não consegui reunir muita informação!

 

Tenho bastante receio de vir a fazer asneira, pois parece-me que um fundo 3D é algo de "longo prazo", e se depois nos fartarmos daquilo há como tirá-lo do aquário? É que pelo que vi tem de se fixar o esferovite ou outro material no vidro.

 

Essa é a minha primeira dúvida... se depois dá para tirar... Outra grande dúvida e grande receio é usar materiais que se possam deteriorar em contacto com a água, e que prejudiquem a qualidade da água, bem como o receio de poder usar produtos tóxicos para os peixes, etc.

 

Por isso, gostaria de perguntar se poderiam dizer-me quais os materiais (cimentos, colas, vernizes, tintas) passíveis de uso no aquário!!?

 

Muito obrigada! E desculpem a intromissão!! Se forem para a frente com o vosso projecto irei seguir todas as actualizações atentamente, para aprender!!

 

Mais uma vez, obrigada

 

Manuela

 

 

Viva! Já por isso é que se constroem estes tópicos, para quem quiser participar, trocar ideias e fazermos melhor!

 

Normalmente, pelo que tenho visto, os fundos são colados com silicone ainda antes de ser colocada a água no aqua. Por isso, deverá ser algo trabalhoso para retirar...

 

Não sei se viu este link mais acima, http://www.aquaflux....php?f=40&t=4121 aqui fala de alguns materiais que se encontram facilmente e podem ser utilizados em segurança. Com alguma pesquisa, encontra-se informação sobre outros materiais.

 

Neste momento, parei com a ideia do fundo. Em vez de refazer o layout como estava a planear, vou trocar de aqua para um maior e com a fauna que pretendo colocar preciso do máximo de espaço no fundo livre. Quero colocar raias. Como o fundo 3D rouba sempre alguns centímetros, estou a considerar não colocar.

 

Contudo continuarei a seguir este tópico e a trocar ideias para aprender mais.

 

Cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais