Não chega a nada pois não?? Alternativas??


Recommended Posts

Olá a todos,

 

 

no inico daquela que julgo ser uma grande e longa batalha no mundo dos salgados, venho colocar umas questões que gostava de ver respondidas.

 

 

Tenho um aquario de 150 x 60 x 65 (alt) e tenho uma arcadia com 3 x 36w ( e respectivos reflectores). Na eventualidade de eu me dedicar à água com sal :) quais acham as melhores alternativas/soluções para aproveitar esta calha para um reef com corais duros? Tenho ainda uma calha "home made" que tem 2 x HQL 85W. Poderei aproveitar esta calha e trocar apenas as lampadas???

 

 

 

Desde já obrigado,

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que com essas calhas não consegues fazer nada.

Para o teu aqua acho que precisavas 3x Hqi 250W 10.000K + 2 ou 4 actinicas t5 ou pc's

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André,

 

 

obrigado pela tua resposta.

 

 

Sinceramente acho exagerado ter 3 x 250w. Quando muito teria 2 x 250w, ou 3 x 150w (acho mais indicado). A minha ideia seria, talvez, abdicar das actínicas e colocar lampadas de 20000k que dão uma tonalidade muito bonita à água, no entanto, acho que "ilumina" pouco... Uma outra laternativa, seria remodelar toda esta calha e enchê-la de T5 ou PC, mas teria que ser alguém que percebesse da coisa...

 

Vou aguardar por mais sugestões. Obrigado :)

 

 

Um abraço,

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim acho que tens raazão 2x 250W chega bem.

Só uma coisa olha que para 60cm de altura acho que 150W não chegam e em relação ás t5 ou pc's também tenho as minhas duvidas que o espectro "chegue lá a baixo" mas vamos agurdar por quem perceba disto :) ...

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Vítor, bem vindo à loucura :D do darkside :cry:

 

Quanto à tua questão, penso que o principal problema (ou não) é a profundidade do aquário - 65 cm - e aproveitares a calha actual para manter corais duros de facto não te servirá de muito.

 

Utilizar PC ou T5 para tanta profundidade, apenas te permitiria manteres SPS no último terço superior do aquário e mesmo com as PC's tenho as minhas dúvidas, se isto para ti não for um problema opta pelas T5. Por outro lado se quiseres manter SPS no resto do aquário ou até algumas tridacnas no fundo terás mesmo que optar pelas HQI's. E neste caso eu diria para ires para as 250. Estou a montar um aquário com um comprimento semelhante ao teu e vou montar 2 de 250 em vez de 3 de 150, penso que os corais mostram outras cores quando expostos a 250w (mas isto também depende de olho para olho é claro).

 

Se não fazes questão de teres actinicas resolves facilmente e de uma forma económica o teu problema, utilizas pendentes HQI (tenho um post recente algueres sobre este assunto). E neste caso 2 pendentes HQI de 250 a 20.000K ficavam de facto um espectáculo.

 

Deixo-te aqui um link onde podes ver várias lâmpadas de 250 comparadas

 

http://www.cnidarianreef.com/lamps.cfm

 

Boa sorte

 

Cumps

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Duarte,

 

obrigado pela tua mensagem.

 

 

Nessa hipotese das 2 x 250w vejo dois problemas.

 

1º embora o meu aquário tenha vidro de 12mm, tem duas travessas a meio que batem precisamente no sitio das lâmpadas ;) sei que o aquario passa bem sem essas travessas até porque tem mais duas longitudinais, mas quando se trata de 500 litros de água... o medo é muito, nem um feijão cabe :D :D :D

 

 

2º Este aquário seria para ficar em minha casa, logo, as despesas são à minha custa... E ter 500w a comer luz... É que se ainda fosse sócio da EDP :D :D

 

Acho que vou ter que optar por outra solução, ou então abdicar dos corais duros... :?:? Ou um aquário mais pequeno e mais baixo...

 

Não sei mesmo...

 

Bem, obrigado de qualquer forma!

Um abraço,

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois Vitor para teres duros precisas mesmo de Hqi mas digote acho que não vais resistir quando tiveres o teu aqua montado e não poderes por duros...

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais