Recommended Posts

Olá

 

Abro este tópico pois gostaria de montar um sump biológica.

Desde que estou na aquariofilia que tento não adicionar qualquer tipo de produtos, aditivos no aquário tentando sempre ter tudo o mais natural possivel.

Esta minha posição foi uma das coisas que também me despertou o bichinho para os salgados visto a filtragem ser feita em grande parte pela rocha etc.

Gostaria de colocar algumas questões:

1- que substracto usar?

2- há algumas algas, para além das caulerpas, por exemplo da nossa costa que sejam boas para uma sump biológica?Se sim quais?

3- o meu aquário é de 200 litros e a sump de 50litros, quantos pés de mangues aconselham?

4- a sump está ao nivel do aquário que tem Hqi 150W, 10.000K, seria aconselhável alguma iluminação para a sump?qual?

5- algumas rochas também seriam bem vindas na dita sump certo?

6- aquelas minhocas que se vendem pa pesca, muito parecidas com algumas que vêm com a rocha viva, poderão ser uteis?Sei que noutro fórum falou-se disto, muito pouco mas penso que a conclusão foi "ainda ninguém experimentou".Se não houver muitos contras logo à partida não me importaria de inicialmente ter a sump sem estar ligada ao aquário principal e introduzir umas quantas para ver no que dava.

Desculpem lá se me alonguei mas julgo que este é um tema que pode interessar muita gente e a meu ver quanto menos maquinas e quanto mais natural for o nosso sistema na totalidade melhor e mais interessante.

Abraços

 

Bernardo

Toupeira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Toupeira,

Já estava de saida do forum quando reparei neste tópico. Tenho mesmo que sair, mas, amanhã prometo ter respostas a algumas das tuas questões. Entretanto, quantas mais respostas tiveres, melhor ! Duas cabeças pensam melhor que duas.

Abraço, Sonic

vida longa aos meus inimigos para que possam assistir a minha vitoria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Bernardo,

 

1- que substracto usar?

 

Para mim uma DSB de Aragamax com pelo menos 10 cm

 

 

2- há algumas algas, para além das caulerpas, por exemplo da nossa costa que sejam boas para uma sump biológica?Se sim quais?
Estou neste momento a fazer algumas experiências com algas da nossa costa, para ver se se aguentam nas sumps - ainda não tenho respostas!

 

3- o meu aquário é de 200 litros e a sump de 50litros, quantos pés de mangues aconselham?

 

Não me parece que exista uma regra - penso que podes colocar quantos quiseres, mas 5 ou 6 chegam!

 

4- a sump está ao nivel do aquário que tem Hqi 150W, 10.000K, seria aconselhável alguma iluminação para a sump?qual?
Se ela apanha luz não deves precisar - mas se colocares uma Florescente não perdes nada - aconselho-te uma Nature.

 

5- algumas rochas também seriam bem vindas na dita sump certo?

 

RV quanta mais melhor!

 

6- aquelas minhocas que se vendem pa pesca, muito parecidas com algumas que vêm com a rocha viva, poderão ser uteis?Sei que noutro fórum falou-se disto, muito pouco mas penso que a conclusão foi "ainda ninguém experimentou".Se não houver muitos contras logo à partida não me importaria de inicialmente ter a sump sem estar ligada ao aquário principal e introduzir umas quantas para ver no que dava.

 

Esse tipo de bicharada só faz bem ao aqua - vê por exemplo o aqua do Marco Madeira - está repleto de vida dentro da DSB!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Como prometi, aqui estou a responder. Vou falar da minha experiencia pessoal, ou seja, do que utilizo. Aqui vai :

1 - Substracto- tenho 10 cm de aragonite misturada com areia-viva na proporção de 5/1.

2 - Algas- Utilizo "ULVA LACTUSA" a chamada alface do mar que é bastante abundante na nossa costa e aguenta bem as temperaturas mais elevadas de um reef e serve ainda para alimentar os peixes herbívoros como p/ex: os cirurgiões. Consome bastante amónia e outros poluentes.

3 - Mangue- não utilizo.

4 - Iluminação- uso 2 compact 18 w cada, com periodo de 14 horas

5 - Rocha viva- quanto mais melhor; cerca de 30 % do volume de agua da sump.

6 - Minhocas da pesca- não sei...... :idea: . Estou agora a começar um aqua de aclimatação de organismos da nossa costa para ver a viabilidade de introdução no reef.

Estou prestes a montar um novo reef (mini) de 100 lts., e espero por novidades para testa-las aí.

Espero ter ajudado em alguma coisa, mesmo que pouco.

Abraço, Sonic

vida longa aos meus inimigos para que possam assistir a minha vitoria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Desde já obrigado por responderem.

Essa alga da nossa costa também já tinha ouvido falar que havia gente a experimentar, também irei experimentar.

Quanto à ambientação e resistência das algas e das ditas minhocas também podem contar comigo para ver como se aguentam, digo isto pois visto estar a tentar usar espécies com águas mais frias, monto primeiro tudo separado do aquário principalmente e lentamente vou ligando ao aquário principal.

Não será para já já, vou montando visto ser necessário investir algum dinheiro em areia etc, mas prometo que depois coloco fotografias e resultados.

Abraços

 

 

Bernardo

Toupeira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de pesquisar um pouco encontrei a tal alface do mar.

Aparentemente, não é Ulva lactusa mas sim Ulva lactuca. :)

Deixo aqui algumas fotos. Deve dar para fazer uma boa salada :)

o_ulvlac.jpg

12.3.jpg

Ulva_lactuca_b.JPG

Ulactusa.jpg

Diogo, quanto às algas que estás a experimentar, não será isto?

Codium.jpg

Corrige-me se estiver enganado. Chama-se Codium sp.

Quanto às minhocas para a pesca também estou muito interessado em saber qual a viabilidade de se aguentarem num refúgio.

Abraços

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,pessoal,

Ainda não tirei as fotos da Ulva, mas, são exactamente as das primeiras fotos do João. A mim, classificaram-ma como Ulva Lactuca, (peço desculpa pelo erro de ortografia), penso que seja esse o nome cient. Quanto a minhocas,.........eu tenho um aqua de experiencias em que estou a tentar aclimatar organismos da nossa costa, como, burriés, mexilhões, ofiúros, eremitas, ouriços, estrelas, etc. Vou tentar introduzir as minhocas e também percebes. Vamos ver o que dá. Quando tiver a bicharada toda, vou começar a subir a temperatura à razão de 1º de tres em tres dias. De momento está a 16º. Entretanto, vou-vos mantendo informados.

Abraço, Sonic

vida longa aos meus inimigos para que possam assistir a minha vitoria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá

 

Enfim, já vi que este tema já despertou o interesse a mais gente o que acho óptimo pois se usarmos seres da nossa costa escusamos de ir buscar a outros correndo o risco de colocarmos algum ser que se possa vir a tornar praga aqui pelas nossas bandas(relembro a famosa história da caulerpa).

Eu neste preciso como disse no tópico anterior não posso avançar com este projecto mas espero, muito em breve avançar.

Gostaria de saber onde encontram essas ditas minhocas da pesca.Será que em qualquer loja de pesca vendem?E esses ofiuros da nossa costa, só vi uns no AVG nunca vi na natureza, até agora que resultados obtiveste?Alguns corais comidos?

Gostaria também de te avisar, provavelmente já sabes, os percebes são animais muito sensiveis quanto à qualidade e alimento na água, são bons indicadores da qualidade das praias/mares.

Abraços

 

Bernardo

Toupeira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

As minhocas podes comprá-las à beira-rio, naqueles pacotes que vendem aos pescadores, p/ex: no Cais-do Sodré. Ofiúros há-os na Arrábida, p/ex: no Portinho, na ilha da anixa, onde tb há belíssimos núdibrânquios que tenho que ir buscar. Quanto ao facto de os ofiúros atacarem os corais, penso que não. Mas, este aqua de aclimatação não tem corais. Serve apenas para experimentar a capacidade de adaptação dos organismos à temperatura de 25º. Quanto aos Percebes, são de facto um bom indicador da qualidade da água, além do espectáculo que dão com os seus cirros quando se estão a alimentar.

Abraço.

vida longa aos meus inimigos para que possam assistir a minha vitoria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é, tambem tenho a mania de tentar colocar seres da nossa costa

o ultimo foi um pequeno ouriço, já tem 3 semanas em agua a 25 e está de boa saude, come é os buuriés.

especies da nossa costa que tenho dentro do aqua

burriés uns 30

nassarios uns 150

camarões uns 20, o hepatos gosta muito deles

um ouriço rosa

um blenio

e uma alga que eu não sei o nome.

padisiosub

www.padisiosub.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais