Discus - Um problema....


André Filipe

Recommended Posts

Pois é estou aqui com um problema e queria ver se alguem tem alguma ideia para o resolver...

 

Tenho os meus discus num aqua com 200L (C120*A50*L40) eles são 2.

Um com +/- 13cm e outro com +/-10cm. Até aqui tudo bem a hora da refeição comem muito bem os dois e tudo normal.(Quando vieram para cá eram ambos pequenos um mais pequenos que o outro mas eram ambos pequenos)

 

Entretanto quis adquirir mais 2 discus com 5cm(quero pequenos porque gosto de os ver crescer e porque são mais baratos), e como não tenho aqua de quarentena foram logo para dentro do aqua principal. Mas a verdade é que os grandes não os deixam comer correm atrás deles bicam-lhes, bem são mesmo maus e ao fim de 5 dias sem os pequenos comerem resolvi levalos para o aqua dum amigo que também tem discus pequenos...

 

Eles passaram e comer e ficaram com um optmo aspecto e cheios de saude e eu convencido que agora ia consegir ao fim de +/- um mes tentei de novo passalos cá para casa mas... voltam a não conseguir comer os grandes não deixam mesmo. Da comida não pode ser porque é a mesma os parametros da agua são quase iguais para não disser iguas:

pH-7.0

Gh- 4

Nitritos,Nitratos e Amónia - 0

 

Já alterei a decoração ja fiz tudo o que me lembrei mas nada, faço tpa's semanais de +/- 20%.

 

Alguem tem alguma ideia é que é um bocado frustante não poder comprar + discus...porque os outros não deixam.

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso acontece devido as diferenças de tamanhos e há necessidade de liderança dos cíclídeos. vai-te habtuando tenta mudar a disposição do aquario dizem que funciona. ou então troca por outros maiorzitos ou todos do mesmo tamanho. mas isso pode voltar a acontecer.

boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi, na minha opinião estas a cometer dois erros.

1º foi comprares discos de tamanho diferente

2º essas trocas de aquarios dos discus mais pequenos não é nada bom para eles!

Mas como o teu objectivo é juntar os discus no teu aquario, algumas soluções que poderas fazer é colocar troncos e plantas grandes que sirvam para os pequenos discus passarem despercebidos no aqua e caso os maiores os ataquem se escondam, e na altura da alimentação espalha mais o alimento pelo aquario não concentres tudo no mesmo sitio (atenção não é necessario aumentar só espalhar), depois quando os peixes crescerem já se defendem e establecem as hierarquias, mas mesmo assim com discus havera sempre persiguições (não esquecer que são ciclideos).

Mas o mais importante é não comprar discus de tamanho diferentes se os queremos juntar de imediato, alem do problema já referido, existe outro, já li em fontes que me parecem seguras que os discus maiores libertam uma enzima que impede o crescimento dos mais pequenos.

 

Vai dando noticias do evoluir das coisas

 

P.S. Em caso de os voltar a juntar e haja persiguições muito intensas desliga a luz para proteger os mais pequenos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bruno - Eu sei disso até porque quem diz que os discus são passificos nunca teve discus... eles são ciclideos como os outros e tem o seu comportamento. Mudas de decoração, novos troncos já tentei de tudo o que me lembro.

 

Rikardo - Sobre comprar discus de tamanho diferente, qual era a outra hipotese daqui a +/- 5 meses quando os actuais tiverem 16 - 18 cm eu só posso comprar discus adultos? Acho que não porque se assim fosse estavamos bem tramados.... As trocas de aquarios dos 2 discus pequenos a 1ª foi necessária senão eles morriam a fome e a 2ª vez (não te esqueças que eu dei-xei passar um mes) foi uma tentativa agora que els já estavam habituados a comida e bem gordinhos de se conseguirem manter no meu aqua. O meu problema não são as perseguições pois isso os pequenos safam-se muito bem o problema é eles não comerem. Eu já tentei espalhar comida,mudar decoração, etc,etc....

Sobre o enzima libertado pelas discus grandes ainda não está nada provado mas como é sabido com trocas semanais isso em princpio não vai afectar nada....

 

Mais alguma ideia?

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ou compras discus do mesmo tamanho, ou tens outro aquario para os mais jovens crescerem antes de os juntares, para as coisas serem bem feitas é assim!

E as enzimas já esta provado já fizrem uma tese de douturamento sobre isso na asia em que provaram que a enzima afectava o crescimento, as trocas de agua apenas atenuam a concentração de enzimas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rikardo não a 100% por experiencia....

Conheço várias pessoas que os fizeram crescer usn ao pe dos outros com 0 problemas. Claro que as TPA's servem para baixar o nivel de concentração por isso mesmo resolvem o problema em grande parte.

Sabes onde posso confirmar se já foi provado? Gostava de ler qualquer coisa pa me informar..

 

Mais alguma ideia?

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Onde li o estudo não me lembro pois apenas retenho as informações e não as fontes (claro que de fontes seguras), mas vêste tópico http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...ighlight=enzima podes constar que existem mais pessoas que se informaram sobre isto (e pessoas muito creditas no que se refere a discus)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim eu conheço o Vitor pessoalmente mas pelo que ele diz ainda não há nada 100% provado.

O mais provavel é que alguns sejam anões...

Essa ainda é uma questão que tem "pano para mangas"

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exacto este assunto dava pana para mangas, e nem vejo muito o interesse dele no caso em questão, foi só uma informação complementar, a tua dificuldade é introduzir os discus novos no aquario, e para já é com isso que tens de te preocupar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tinha 5 discus, tive que dar um porque era perseguido por dois dos outros. Mas os tamanhos são muito diferentes dos que ficaram e corre tudo bem tenho um de 5 cm (que não tem medo dos outros) dois de 7 - 8 e um de 12. Esse que teve que se ir embora tinha uns 8 cm.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois exatamente eu também sei de várias pessoas que sos teem misturados, dai a minha insistencia. Como fizeste para eles comerem?

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hum...não fiz nada de especial.

Agora os dois mais pequenos comem flocos, outro é praticamente vegetariano, como as platas mas agora já anda a comer comida congelada. O grande come comida congelada, tubifex e larvas de mosquito vermelho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto pode dar polémica :wink::? mas:

Já tive discus com 5cm juntos com discus de 10. Problemas? Nenhuns. Cresceram e estão do tamanho (maiores até) que os restantes. Diga-se também que foram comprados a um criador nacional. :wink:

 

Tenho 2 discus com 4 meses (da minha 1ª criação) no aquário comunitário. Problemas?? Nenhum até á data.

"Andam" sempre no meio dos grandes. Na hora da comida vão "para o barulho" buscar a sua parte, etc. :wink:

 

A ideia que tenho, neste caso, é que, sendo os discus tão pequenos, os grandes não os vejam como "um perigo" para a sua posição dentro da "hierarquia".

 

Quanto á questão da enzima... pode ser... ou então pode ser "problema" do próprio peixe.

Muitos criadores (profissionais até aos amadores) podem constatar e relatar que, muitas vezes, os peixes nascem quase todos no mesmo dia, comem sempre o mesmo tipo de comida, "vivem" durante 3/4 meses na mesma água (mesmos parâmetros, etc) e no entanto nota-se passado alguns dias após o nascimento, uma diferença (por vezes abismal) de tamanhos.

 

Como o Vitor refere no outro tópico, cada peixe é um peixe. :wink:

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No caso dos discus....

Não percebi bem a tua explicação, melhor o que queres dizer...

Ele não se defende porque não consegue :D

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Norfin cada peixe é um caso diferente.

Dando um exemplo "pratico" isto passa um bocado como se fosse com as pessoas. Não quer dizer que grande seja mais forte....

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas, é assim, eu tenho 5 discus que estão juntos à cerca de 1 semana mas já os tinha à mais tempo, estavam era em aquários diferentes precisamente por causa da diferença de tamanhos. O que fiz foi aquirir um áqua maior (+- 400 litros) e mudei-os todos ao mesmo tempo para esse áqua e agora andam todos juntinhos e só rivalizam na hora da comida, embora, claro, haja pequenas escaramuças para ver quem lidera o grupo.. tem sido uma experiencia engraçada e os discus são uns peixes muito interessantes... já sabes como é. Com tudo isto cheguei à conclusão de que o tamanho do aquário conta muito quando se trata de ter discus.

 

 

Abraço.

 

Zé.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais