O meu primeiro Salgado


FabioASilva

Recommended Posts

Boas, Estou a dar os primeiros paços na água salgada...

 

Sendo um perfeito novato, ando de pesquisa em pesquisa e de tanto ler às vezes fico mais baralhado do que esclarecido...

 

Venho aqui pedir a vossa ajuda e opinião para montar um pequeno reef

 

O que já Encomendei:

 

- Aquário - 70X40X40 - 112 Lts

- Sump - 60X40X45

- Escumador - Aquamedic Shortybaby II (Usado)

 

A Adquirir:

 

- Controlador de temperatura - Schengo temp controller 1000

- Bomba de retorno - Eheim compact pump 1002 (100 Lts/h)

- Aquecedor - Tetrater heater 100W (100W chega?)

- Osmose inversa - Aquili Reverse Osmosis Kit RO Classic NPS (190 Lts/dia)

- Osmoregulador - TUNZE Osmolator 3155

 

A precisar de ajuda para escolha de bomba de circulação e iluminação...

 

A bomba de circulação esta a pensar na "Tunze Turbelle nanostream 6055" - 5.500Lts/h

 

A iluminação queria fazer eu próprio uma calha com LED's, já fiz alguma pesquisa aqui pelo fórum e gostei bastante destas:

 

http://www.ampoule-leds.fr/neon-led-etanche-48-led-blanc-12000degresk-150degres-12v-connecteur-p-2394.html

 

Fazer uma montagem com 3X48 Led's brancos e 1X48 azul... Será que chega? Alguém usa?

 

Desde já obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Estou a dar os primeiros paços na água salgada...

 

Sendo um perfeito novato, ando de pesquisa em pesquisa e de tanto ler às vezes fico mais baralhado do que esclarecido...

 

Venho aqui pedir a vossa ajuda e opinião para montar um pequeno reef

 

O que já Encomendei:

 

- Aquário - 70X40X40 - 112 Lts

- Sump - 60X40X45

- Escumador - Aquamedic Shortybaby II (Usado)

 

A Adquirir:

 

- Controlador de temperatura - Schengo temp controller 1000

- Bomba de retorno - Eheim compact pump 1002 (100 Lts/h)

- Aquecedor - Tetrater heater 100W (100W chega?)

- Osmose inversa - Aquili Reverse Osmosis Kit RO Classic NPS (190 Lts/dia)

- Osmoregulador - TUNZE Osmolator 3155

 

A precisar de ajuda para escolha de bomba de circulação e iluminação...

 

A bomba de circulação esta a pensar na "Tunze Turbelle nanostream 6055" - 5.500Lts/h

 

A iluminação queria fazer eu próprio uma calha com LED's, já fiz alguma pesquisa aqui pelo fórum e gostei bastante destas:

 

http://www.ampoule-leds.fr/neon-led-etanche-48-led-blanc-12000degresk-150degres-12v-connecteur-p-2394.html

 

Fazer uma montagem com 3X48 Led's brancos e 1X48 azul... Será que chega? Alguém usa?

 

Desde já obrigado

boas tudo fixe ?

olha em relação aos leds depende do tipo de corais que vais querer colocar. mas em relação a leds ainda existem muitas opinioes que divergem uns que gostam e axam que sim outros que continuam a preferir as t5. por isso vais ouvir ou ler muita informação ha cerca dos leds e ficar baralhado eu pessoalmente prefiro lampadas T5 pelo esprecto de luz que consegues ter e as cores que consegues ir buscar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Antes de mais quero agradecer as dicas que me fizeram chegar...

 

O meu primeiro salgado já mexe

 

 

 

imgp6441p.jpg

 

imgp6440c.jpg

 

 

 

Inclui:

- Aquário - 70X40X40 - 112 Lts

- Sump - 60X40X45

- Escumador - Aquamedic Shortybaby II

- Bomba de retorno - Eheim compact pump 2000 (1000-2000 Lts/h)

- Controlador de temperatura - Schengo temp controller 1000

- Aquecedor - Tetrater heater 100W

- Osmoregulador - TUNZE Osmolator 3155

- Bomba de circulação - Tunze Turbelle 6025

- Iluminação - T5 4 X 24W - a aguadar montagem

 

- 9Kg Areia viva Samoa Pink

- 4Kg Rocha Viva

- 6Kg Rocha Morta

 

Tenho vindo a montar aos poucos...

 

A agua fui buscar ao Guincho mas depois de por o aqua a ciclar, a salinidade estava a 1028... tive de tirar +- 15 lts de água salgada e substituir por água doce e agora está ligeiramente acima dos 1020

 

Agora é aguardar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Atenção que essas estrelas do mar podem se tornar praga. Pesquisas por asterinas. Por outro lado, são boas para dar umas limpezas.

 

Elas vão te limpar as impurezas na rocha, comida agora depende de se mais tarde as quiseres manter.

 

Abraço,

 

Duarte

Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

imgp6441p.jpg

 

 

A agua fui buscar ao Guincho mas depois de por o aqua a ciclar, a salinidade estava a 1028... tive de tirar +- 15 lts de água salgada e substituir por água doce e agora está ligeiramente acima dos 1020

 

Utilizaste o aparelho que tens em cima da coluna seca? Mediste dentro do aquario?

Cuidado que a movimentacao da agua faz oscilar o indicador e podemos ser levados a alterar para valores que nao queremos.

Deves procurar uma segunda opiniao, com outro aparelho.

 

Quanto as asterinas, livra-te delas ja. Apanha todas e deita fora. Sera apenas uma opiniao pessoal mas penso que se nao as irradicares ja iras ter uma praga que dificilmente conseguiras controlar. Apanha-as a todas o quanto antes.

 

Cumprimentos

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado pelas dicas...

 

Quanto às asterinas, quando as vejo vou retirando... espero conseguir controla-las desta forma...

 

A salinidade tenho avaliado com esse aparelho que falas Rolim. Mas encho de água, dou uns toques dentro de água para sair todas as bolhas de ar e depois retiro da água e deixo estabilizar numa superficie estável

 

Hoje já tive de juntar sal, pois o escumador retirou uma boa quantidade de água e espuma, que foi reposta pelo osmoregulador, com água doce fazendo a salinidade descer para perto dos 1019

 

Hoje dei também por outro residente. não sei o que será, está metido na rocha viva, tinha o corpo transparente, várias patas e antenas... ligeiramente parecido com um camarão com +- 3 mm. Acho esta hipotese pouco provável...

 

Realmente estou a descobrir um mundo novo...

 

Cumps

Editado por FabioASilva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Deve ser uma vulgar pulga do mar, muito comum nos nossos aquas!

 

Relativamente à salinidade, baixou porque não se tinha dissolvido totalmente na água, é normal.

 

Cumps e boa sorte,

 

Duarte

Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Calor, calor e mais calor...

 

A minha casa é quente a valer... a sala então nem se fala...

 

Mesmo com uma ventoinha

 

29092011076.jpg

 

Não consigo baixar a temperatura dos 27ºC

 

A solução será mais vento? há outra hipotese?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Um chiller e a solução mais eficaz.

 

Tens também a possibilidade de instalares Ar condicionado, encarecendo muito o orçamento.

 

De seguida vem a solução de mais ventoinhas.

 

Por último, a parte das garrafas congeladas, não é uma solução a médio prazo, visto que tens de estar sistematicamente a substituir as garrafas, e ainda por cima muito rapidamente descongelam, muitas vezes não baixando a temperatura o suficiente.

 

Eu tenho um chiller, e vale cada centavo.

 

Abraço,

 

Duarte

Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boas,

 

Desde o meu ultimo post muita coisa mudou... muita água correu (ciclou) :smile2:

 

Os parametros estão estáveis, embora nunca consiga subir muito o Ph, mesmo juntando Kalwasser à água de reposição e jjuntando gota a gota de 3/3 ou 4/4 dias, anda sempre entre os 7.8 e os 8 nunca subiu mais que isto...

 

Ultima medição, após TPA ontém:

 

3469_3469.png

 

Já introduzi vivos, que incluem 2 Amphiprion ocellaris; Protula bispiralis; stenopus hispidus; catalaphylia spp; sacophyton sp; xénias, nassários, turbos e eremitas e 2 mini frags de discossoma.

Aparentemente estão todos de boa saúde, o camarão mudou o exosqueleto e um dos eremitas também mudou de concha.

 

Mais tarde gostaria de introduzir pelo menos mais 2 peixes... mas quais?

Tendo em conta o tamanho do aqua têm de ser pequenos e pouco agressivos... Opiniões precisam-se

 

Ficam umas fotos actualizadas

 

http://img854.imageshack.us/img854/8590/20111219125301.jpg

http://img577.imageshack.us/img577/443/20111219122632.jpg

http://img221.imageshack.us/img221/4593/20111219122617n.jpg

http://img337.imageshack.us/img337/9973/20111219122555.jpg

 

 

Cumps, Fábio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas fabio.

 

em termos de peixes podes pesquiser pelos gobies que sao peixes pequenos. desde o catalina , okinowae , cintus, por ai fora. tens tambem o sixline wrasse. depois tens os anjos anao. do genero o bispinosus sendo este em adulto um bocadinho grande mas que dá na boa para os 112 litros, tens os dragonetes tambem que sao peixes muito engraçados. se quiseres pesquisa em www.liveaquaria.com , aqui encontras a informação que precisas para os pexeis que queres colocar no aquario e o tamanho que eles necessitam alem das compatibilidades entres especies...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais