1º Aquário de sempre


jackstone

Recommended Posts

1º Aquário de sempre

 

Nunca tive 1 aquário mas agora comprei casa e após ver alguns aquários fiquei encantado com a beleza e então estou a pensar montar 1 com as seguintes medidas 1m comprimento x 40cm largura x50cm altura...gostaria de saber se me aconselham estas medidas e quanto dinheiro vou gastar em material(media qualidade) e luz ao final do mês!!!!! estou a pensar em ter rocha viva e morta e mais tarde colocar uns corais e peixes...

Gostaria de saber quais lojas aconselham de preferência na zona do Algarve ou então online....

 

Aguardo comentários

 

P.S.: Tenho lido mt sobre a aquariofilia em agua salgada, por isso já tenho algumas bases, não parece fácil mas n parece 1 bixo de 7 cabeças....gostaria de colocar uma sump tbm...

 

gostaria de ver algumas opiniões e conselhos sff....

Editado por jackstone
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1º Aquário de sempre

 

Nunca tive 1 aquário mas agora comprei casa e após ver alguns aquários fiquei encantado com a beleza e então estou a pensar montar 1 com as seguintes medidas 1m comprimento x 40cm largura x50cm altura...gostaria de saber se me aconselham estas medidas e quanto dinheiro vou gastar em material(media qualidade) e luz ao final do mês!!!!! estou a pensar em ter rocha viva e morta e mais tarde colocar uns corais e peixes...

Gostaria de saber quais lojas aconselham de preferência na zona do Algarve ou então online....

 

Aguardo comentários

 

P.S.: Tenho lido mt sobre a aquariofilia em agua salgada, por isso já tenho algumas bases, não parece fácil mas n parece 1 bixo de 7 cabeças....gostaria de colocar uma sump tbm...

 

gostaria de ver algumas opiniões e conselhos sff....

 

Olá Jack

 

Se não consegues um maior,alterava para 100x60x60...preferêncialmente 120x60x60.

Um abraço

 

Cjorgene

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas em termos de luz vai depender daquilo que uses e dos corais que queiras ter. mas conta com pelo menos entre 5 a 10 euros de luz so para o aquario.. em termos de equipamento aconcelho no escumador pelo menos a investires num bom escumador ajuda sempre... se nao quiseres comprar novo podes sempre ver nos classificados ha sempre pessoal a vender material e muitas vezes encontrar material bom a preço baixo..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a ambos pelas dicas...amanha vou comprar o aquário....em principio vou por o de 120x60x60.....

A minha sala é grande por isso tenho que por 1 aquário 1 bocado maior, penso que 120 de ficar bem.....

Obrigado pelas dicas 1 x mais.....

Vou dando noticias assim que possível....;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

AJUDA

 

Quais as primeiras e mais importantes coisas a comprar?!?!

Para 1 Aquário, que possa ter qualquer tipo de corais e peixes(compatíveis), com as medidas de 120x50x50(acho melhor opção, fase ao espaço que disponho)!!

Quero também fazer uma Sump(será aconselhado devido a minha falta de experiência?!) mas preciso de ajuda...

 

Tenho umas coisas em mente:

 

Aquário - 120x50x50

Areão - N sei quantos kilos nem ke tipo deva comprar...

Escumador - TMC V2 Skim 400 = 107€

Filtro - Como quero fazer Sump, nao preciso certo?!

Bomba de circulação; - M820 sup flow magnet 3200 l/h = 55€

Lâmpadas - 2 x T5 HO 54W AQUASTAR 10K = 30€ e 2 x T5 HE 28W BLUE = 20€

Balastros pr as respectivas lâmpadas - 18 + 18 = 36€ (Sera que como vou por reflector n preciso disto?!?!?!)

Reflector - REFLECTOR T5 54W e REFLECTOR T5 39W = 14 + 12 = 26€

kit contém teste de pH, KH-alcalinidade, nitrito(NO2), nitrato(NO3) e amônia =45€

Teste Clacio + FOSFATO PO4 + MG = 18 + 14 + 24 = 56€

Termostato JAGER 250W = 18€

Rocha Viva - N tenho ideia dos kilos

Rocha Morta - N tenho ideia dos kilos

Agua - N tenho ideia (Água do mar?!)

Sal - N tenho ideia

 

Penso que isto é o mais importante mas agradeço ajuda e concelhos SFF....

Sou todo ouvidos!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

AJUDA

 

Quais as primeiras e mais importantes coisas a comprar?!?!

o primeiro a comprar é mesmo o escumador , bomba de circulação bomba de retorno visto que vais ter sump e a iluminação em terceiro lugar. depois rocha , areao e bota agua... lol

Para 1 Aquário, que possa ter qualquer tipo de corais e peixes(compatíveis), com as medidas de 120x50x50(acho melhor opção, fase ao espaço que disponho)!!

Quero também fazer uma Sump(será aconselhado devido a minha falta de experiência?!) mas preciso de ajuda... a sump apenas serve para esconder o equipamento e te facilitar na limpeza dos mesmos sem que tenhas de mexer no aquario nao serve para mais nada.. é indiferente tenhas tu experiencia ou nao...

 

Tenho umas coisas em mente:

 

Aquário - 120x50x50

Areão - N sei quantos kilos nem ke tipo deva comprar... 2 sacos de 8 kilos deve te chegar

Escumador - TMC V2 Skim 400 = 107€ erro para um aquario com esse tamanho e volume estas a jogar muito ha pele vai te custar ter todo o tipo de corais e acredita que vais passar muito tempo de volta do aquario. se o aquario é de 300 litros compra um escumador para 600 litros ou mais ate...

Filtro - Como quero fazer Sump, nao preciso certo?!

Bomba de circulação; - M820 sup flow magnet 3200 l/h = 55€ tens bombas melhores mais uma vez estas a ir pelo barato e nao pelo que o aquario precisa mesmo. se tens 300 litros de agua tens de ter uma bomba para te fazer uns 6000 litros/H para poderes ter uma circulação decente

Lâmpadas - 2 x T5 HO 54W AQUASTAR 10K = 30€ e 2 x T5 HE 28W BLUE = 20€se o aqua é de 120 cm as lampadas tem de acompanhar logo seram as de 54watts se nao estou em erro e colocaria no minimo dos minimos 6. sendo que com essa largura 8 seria melhor.

Balastros pr as respectivas lâmpadas - 18 + 18 = 36€ (Sera que como vou por reflector n preciso disto?!?!?!)

Reflector - REFLECTOR T5 54W e REFLECTOR T5 39W = 14 + 12 = 26€

kit contém teste de pH, KH-alcalinidade, nitrito(NO2), nitrato(NO3) e amônia =45€ nao precisas do kit para ja.. so daqui a um mes depois do ciclo feito é que vais precisar de fazer testes.

Teste Clacio + FOSFATO PO4 + MG = 18 + 14 + 24 = 56€

Termostato JAGER 250W = 18€

Rocha Viva - N tenho ideia dos kilos vai depender do lyout que queres se bem que podes fazer so com rocha morta.

Rocha Morta - N tenho ideia dos kilos vai depender do lyout que queres

 

Agua - N tenho ideia (Água do mar?!)se tiveres na tua zona um bom local podes apanhar agua do mar. se nao podes a fazer.

Sal - N tenho ideia

Penso que isto é o mais importante mas agradeço ajuda e concelhos SFF....

Sou todo ouvidos!!

Editado por rakiki_gti
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

AJUDA

 

Quais as primeiras e mais importantes coisas a comprar?!?!

o primeiro a comprar é mesmo o escumador , bomba de circulação bomba de retorno visto que vais ter sump e a iluminação em terceiro lugar. depois rocha , areao e bota agua... lol

Para 1 Aquário, que possa ter qualquer tipo de corais e peixes(compatíveis), com as medidas de 120x50x50(acho melhor opção, fase ao espaço que disponho)!!

Quero também fazer uma Sump(será aconselhado devido a minha falta de experiência?!) mas preciso de ajuda... a sump apenas serve para esconder o equipamento e te facilitar na limpeza dos mesmos sem que tenhas de mexer no aquario nao serve para mais nada.. é indiferente tenhas tu experiencia ou nao...

 

Tenho umas coisas em mente:

 

Aquário - 120x50x50

Areão - N sei quantos kilos nem ke tipo deva comprar... 2 sacos de 8 kilos deve te chegar

Escumador - TMC V2 Skim 400 = 107€ erro para um aquario com esse tamanho e volume estas a jogar muito ha pele vai te custar ter todo o tipo de corais e acredita que vais passar muito tempo de volta do aquario. se o aquario é de 300 litros compra um escumador para 600 litros ou mais ate...

Filtro - Como quero fazer Sump, nao preciso certo?!

Bomba de circulação; - M820 sup flow magnet 3200 l/h = 55€ tens bombas melhores mais uma vez estas a ir pelo barato e nao pelo que o aquario precisa mesmo. se tens 300 litros de agua tens de ter uma bomba para te fazer uns 6000 litros/H para poderes ter uma circulação decente

Lâmpadas - 2 x T5 HO 54W AQUASTAR 10K = 30€ e 2 x T5 HE 28W BLUE = 20€se o aqua é de 120 cm as lampadas tem de acompanhar logo seram as de 54watts se nao estou em erro e colocaria no minimo dos minimos 6. sendo que com essa largura 8 seria melhor.

Balastros pr as respectivas lâmpadas - 18 + 18 = 36€ (Sera que como vou por reflector n preciso disto?!?!?!)

Reflector - REFLECTOR T5 54W e REFLECTOR T5 39W = 14 + 12 = 26€

kit contém teste de pH, KH-alcalinidade, nitrito(NO2), nitrato(NO3) e amônia =45€ nao precisas do kit para ja.. so daqui a um mes depois do ciclo feito é que vais precisar de fazer testes.

Teste Clacio + FOSFATO PO4 + MG = 18 + 14 + 24 = 56€

Termostato JAGER 250W = 18€

Rocha Viva - N tenho ideia dos kilos vai depender do lyout que queres se bem que podes fazer so com rocha morta.

Rocha Morta - N tenho ideia dos kilos vai depender do lyout que queres

 

Agua - N tenho ideia (Água do mar?!)se tiveres na tua zona um bom local podes apanhar agua do mar. se nao podes a fazer.

Sal - N tenho ideia

Penso que isto é o mais importante mas agradeço ajuda e concelhos SFF....

Sou todo ouvidos!!

 

 

Boas

 

Apenas acrescento uma bomba de reposição/retorno que faça pelo menos 3000l/h. Quanto à de circulação ia para uma com caudal superior, vais ver que não te arrependes. Tans as Sun Sun, baratas e para o inicio boas. Acho que uma de 12.000l/h ficava bem, mas sempre depende dos €€€€€.

 

Um conselho, faz as coisas devagar que não te arrenpedes! Nem que tenhas de demorar mais um pouco, nos salgados, ao invés da água doce, pode sair muito caro. Lê muito e se tiveres hipotese, visita alguns penicos para tirar as dúvidas.

 

Experimenta ver os escumadores da BG (Bubble Magus). São porreiros e bons (claro que não são F1).

 

Quanto à RV, compra alguma, uns 15kg dvem chegar para o inicio, e completa com RM, que passado uns meses não notas a dificença, mas tens de ter paciência ou então muitos €€€€€€€€€€€€€€€€€€.

 

Em relação à iluminação, como não vais precisar nos primeiros meses, devido ao ciclo, podes pesquisar bastante, mais uma cala de 6 a 8 lâmpadas 54W era o melhor, ou então uma de 36W.

 

Como vives ao pé do mar, pode ir buscar água, sem stresses, que poupas bastante em sal e é 5*****.

 

Qualquer dúvida dispõe.

Editado por pestinha

Um abraço

 

Horácio Ferreira ~ \(^o^)/ ~ \(^o^)/ ~ \(^o^)/ ~

 

 

 

cbbe53153cc6dac6ec27f68626f7cdd2u23a21.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

UPGRADE

 

 

Devido ao orçamento e conselhos dados tive de mudar de ideias:

 

NOVA IDEIA

 

Aquario: 100x40x50 180l

Sump: AJUDA - Medidas minimas?!

Escumador: Bubble-Magus NAC5 300l a 500l = 110€

Bomba Circulação: Seio super flow 1500 (6000l)= 84€

Bomba Retorno: Aquabee UP 2000 (2000l) =60€

Lampadas: T5 HE 21W BLUE x2 20€ + T5 HO 39W SKY 8000K x2 26€ = 46€

Reflector: T5 39W x2 = 24€

Balastros pr as respectivas lâmpadas - 18 + 18 = 36€ (Sera que como vou por reflector n preciso disto?!?!?!) preciso de resposta sff

Teste Clacio + FOSFATO PO4 + MG = 18 + 14 + 24 = 56€

kit contém teste de pH, KH-alcalinidade, nitrito(NO2), nitrato(NO3) e amônia =45€

Termostato JAGER 250W = 18€

RV: 15kg +/-

RM: 10kg +/-

Areão: AJUDA - pode ser qualquer coisa a gosto?!?! ou tem alguns melhores que outros?!?! sei ke deve levar 14 a 16kg....

 

Sei que algumas coisas n preciso de comprar já, mas vou comprar pr n ter de me preocupar depois....

 

Que axam do novo UPGRADE

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Não tenho muita experiência mas vou tentar dar uma ajudinha...

 

Fazia sump prai de 60x40x40, tens de ver isto muito bem devido aos equipamentos que queres guardar la dentro, assim como a dimensão dos mesmos.

 

Fazia um upgrade do Nac 5 para o Nac 6, escumação e sempre bom teres uma boa litragem.

 

De circulação, acho que ia para a Sun Sun 12000 litros/h ou entao duas de 5000 ou de 6000, e bom ter duas bombas para haver contra correntes de modo a não haver espaços mortos no aqua. Se quiseres investir um pouco mais, Tunze ou ainda melhor Vortech.

 

Aconselhava-te a investires numa boa calha, já que muitas vezes o barato pode sair caro...mas sim precisarias de balastros.eu tenho ATI, são caras, mas fiáveis e qualquer pessoa que tenha ATI te dirá o mesmo.

 

Nao precisas de comprar testes nenhuns agora, podes começar a fazer os testes um mês depois de tudo estar montado e o ciclo a terminar, antes de introduzires os 1ºs vivos.

 

Areao, depende dos gostos, eu tenho +-2/3 cms mas já me arrependi, quanto menos melhor.

 

Espera que outros te ajudem, e com calma vais lá chegar!

 

Abraço

 

Duarte

Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

UPGRADE

 

 

Devido ao orçamento e conselhos dados tive de mudar de ideias:

 

NOVA IDEIA

 

Aquario: 100x40x50 180l

Sump: AJUDA - Medidas minimas?!

Escumador: Bubble-Magus NAC5 300l a 500l = 110€

Bomba Circulação: Seio super flow 1500 (6000l)= 84€

Bomba Retorno: Aquabee UP 2000 (2000l) =60€

Lampadas: T5 HE 21W BLUE x2 20€ + T5 HO 39W SKY 8000K x2 26€ = 46€

Reflector: T5 39W x2 = 24€

Balastros pr as respectivas lâmpadas - 18 + 18 = 36€ (Sera que como vou por reflector n preciso disto?!?!?!) preciso de resposta sff

Teste Clacio + FOSFATO PO4 + MG = 18 + 14 + 24 = 56€

kit contém teste de pH, KH-alcalinidade, nitrito(NO2), nitrato(NO3) e amônia =45€

Termostato JAGER 250W = 18€

RV: 15kg +/-

RM: 10kg +/-

Areão: AJUDA - pode ser qualquer coisa a gosto?!?! ou tem alguns melhores que outros?!?! sei ke deve levar 14 a 16kg....

 

Sei que algumas coisas n preciso de comprar já, mas vou comprar pr n ter de me preocupar depois....

 

Que axam do novo UPGRADE

porque é que nao metes menso rocha viva e mais rocha morta ? ou ate mesmo so rocha morta ? sai mais economico e o aquario cicla na mesma e a rocha morta ganha vida na mesma... eu fiz um apartir todo de rocha morta e neste momento ta tudo vivo e sem qualquer probs..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois axo ke isto é a minha ultima decisão:

 

Aquário: 90x50x50 =110€

Sump: 60x30x40 =50€

Escumador: NAC7 =145€

Bomba circu: 2x sunsun JVP-102B(5000l/h) =52€

Bomba Retor: Sicce Multi4000 =70€

Lâmpadas: 2xT5 HO 39W BLUE =24€ + 2xT5 HO 39W MARINESTAR=24€ =48€

Réguas: 2x regua T52x39w =90€

Reflectores:20€

Balastro: 2x39w =35€

Termostato: jager 250w =18€

Areão: 10kg =50€

RV: 5kg =90€

RM: 10kg =70€

 

Tudo =848€

e ainda fica a faltar mt coisa.....tava a pensar gastar 500€, vai kaz no dobro e ainda falta mt coisa..... ke axam?!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois axo ke isto é a minha ultima decisão:

 

Aquário: 90x50x50 =110€

Sump: 60x30x40 =50€

Escumador: NAC7 =145€

Bomba circu: 2x sunsun JVP-102B(5000l/h) =52€

Bomba Retor: Sicce Multi4000 =70€

Lâmpadas: 2xT5 HO 39W BLUE =24€ + 2xT5 HO 39W MARINESTAR=24€ =48€

Réguas: 2x regua T52x39w =90€

Reflectores:20€

Balastro: 2x39w =35€

Termostato: jager 250w =18€

Areão: 10kg =50€

RV: 5kg =90€ :bs_quesexclaim: 18€/kg. Manda o gajo roubar para outro lado. Consegues facilmente preços de 8€/kg aqui no forum. Vai ser os classificados

RM: 10kg =70€ É a mesma coisa. Grande roubo. Consegues 2/3€/kg

 

Abre a pestana, que estes gajos querem enriquecer à custa do pessoal. Eu para 30kg de RV paguei 160€.

 

Vê este tópico e depois diz alguma coisa: www.sharemyfrags.com (espero que não acha problemas estas a fazer publicidade a outro site, senão assim for, agradeço recticação devida)

 

Tudo =848€

e ainda fica a faltar mt coisa.....tava a pensar gastar 500€, vai kaz no dobro e ainda falta mt coisa..... ke axam?!

Editado por pestinha

Um abraço

 

Horácio Ferreira ~ \(^o^)/ ~ \(^o^)/ ~ \(^o^)/ ~

 

 

 

cbbe53153cc6dac6ec27f68626f7cdd2u23a21.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

AJUDA

 

Quero ir mandar fazer o aquário e n sei que medidas devo dizer pr fazer os furos..será que 5cm diâmetro cada chega ou será demais?!

a coluna seca que dimensões terá?!

 

As divisórias da sump?!?! Quantas e que medidas??

 

Preciso msm de AJUDA!!! estou msm em branco neste aspecto!!!!

 

AQUÁRIO: 90x50x50

 

SUMP: 60x40x40

 

Aguardo respostas sff....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

boas...finalmente comprei o aquario, n foi o que tinha em mente mas fix 1 bom negocio.....

o Aquario tem 120cx40lx60a....ja esta a 1 e meia a ciclar...tem 20kg de rocha morta e está com o escumador a trabalhar e 2 bombas de circulação..

a uns dias fix a 1º TPA e hj fui fazer uns tens e fiquei um pouco surpreendido....

 

Temp:26º

ph: 8.2

kh:8dKH

Dens:1024

NO2:0.5 mg/l

NO3: 50mg/l

NH4: 3.0mg/l

 

Como posso baixar os valores que estao mt altos?!?!?

 

Ajuda.....

Coloco fotos mais tarde do setup

Link to comment
Partilhar nas redes sociais