[URGENTE] Doença desconhecida e de propagação rápida


stlkr

Recommended Posts

Boa noite, comprei uns peixes para o meu aquário e costumo ir sempre a uma casa de confiança onde raramente vêm doentes. Mas por algum motivo, apanhei uma doença que não sei de onde ela apareceu e parece-me ser de propagação rápida, pois reparei hoje ao meio dia e chegando agora à noite, dou de caras com mais dois peixes com respiração acelerada e a nadarem com dificuldade.

 

Ora bem, não sei bem como explicar o que os peixes têm. Ora tenho um neon chinês e ele tem umas bolhas salientes brancas no corpo (estranho pois este peixe está no aquário à meses).

Depois tenho também um outro peixe que parece que tem algo na parte superior da boca também branca mas ainda deve estar a desenvolver-se e ainda não está muito atacado. Mas nota-se que nada já um bocado grogue...

Ainda tenho uma betta femea que me parece ter perto das barbatanas da frente uma zona branca...poderá ser do peixe mas não sei se será.

 

Ora, andei à procura de que doença é esta e não encontrei nenhuma em especifica, mas as que se enquadram mais, o tratamento é parecido.

 

Basicamente é ter um aquário hospital, e depositar 10g de sal por cada litro de água e mergulhar o peixe duas vezes ao dia lá (provavelmente para matar as bactérias/parasitas).

 

Alguém poderá ajudar?

 

cumps

 

PS: se não houver respostas rápidas amanha começo o tratamento ao neon chinês (o mais atacado). Se morrer não será uma enorme perda msa espero que se safe...

 

EDIT: Acabei de colocar na água aquele liquido azul para as doenças das manchas brancas e pontos brancos no corpo e cauda (doença comum e rapida transmissão) para ver se começa a fazer algum efeito. Agora é esperar para ver, mas parece-me ser diferente dessa doença, mas poderá realmente fazer algum efeito.

Sinceramente, espero que sim, o meu aquário está tão bonito :x

Editado por stlkr
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece ser ictio ou doenºa do algodão.

 

Aumenta a temperatura para 30º durante 3 semanas / 1 mes, e faz tratamento com esha exit.

 

Em relação à betta femea, esse ponto branco é o ovositor, é de onde saem os ovos é normalissimo.

assbettaportugal-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece ser ictio ou doenºa do algodão.

 

Aumenta a temperatura para 30º durante 3 semanas / 1 mes, e faz tratamento com esha exit.

 

Em relação à betta femea, esse ponto branco é o ovositor, é de onde saem os ovos é normalissimo.

 

Antes de postares, comecei a tratar o ictio pois tenho medicação cá em casa. Se for a doença de algodão, este medicamento não elimina essa bactéria?

 

cumps e obrigado pela resposta ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se for ictio é uma coisa, se for uma camada branca aveludada é outra, os tratamentos são diferentes.

 

Se tens duvidas, o ideal é meteres uma foto para se ver e não estar a malta a dar palpites e a experimentares fazer isto ou aquilo, pois estás a correr o risco de estares a intoxicar os peixes com medicamentos que não vão fazer qualquer efeito.

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se for ictio é uma coisa, se for uma camada branca aveludada é outra, os tratamentos são diferentes.

 

Se tens duvidas, o ideal é meteres uma foto para se ver e não estar a malta a dar palpites e a experimentares fazer isto ou aquilo, pois estás a correr o risco de estares a intoxicar os peixes com medicamentos que não vão fazer qualquer efeito.

É com toda a certeza a doença do algodão como lhe chamam. Vou começar o tratamento, vou comprar o Esha exit hoje se conseguir encontrar alguma casa aberta (feriado :x )

Ainda não está muito evoluído, pelo menos o que está mais a ver-se é no neon chinês e não é grande coisa, mas tenho mais dois peixes que estão a ficar meios grogues começaram a ter a respiração muito acelerada, muito parados e parece que estão a ficar com zonas mais esbranquiçadas.

Vou ver se consigo começar o tratamento hoje...

 

Obrigado a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Infelizmente não consegui comprar o que me recomendaram. Comprei um da marca Sera, que é para o mesmo efeito

 

Chama-se Sera Mycopur... vou começar hoje o tratamento

 

EDIT: Já agora, qual o nome ciêntifico desta doença? Não consigo encontrar :x

Editado por stlkr
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Doença do algodão:

 

Sintomas: crescimento tufos tipo algodão nas barbatanas, boca e pele.

Causas: infecções fúngicas que atacam pelo stress ou por fraqueza dos peixes resultantes de transporte, de desnutrição, ou de más condições da água. A doença de algodão é das mais comuns nos bettas adultos.

Tratamento: Esha2000, Sera Mycopur ou azul de metileno

 

Retirado de Betta Portugal

assbettaportugal-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Infelizmente não consegui comprar o que me recomendaram. Comprei um da marca Sera, que é para o mesmo efeito

 

Chama-se Sera Mycopur... vou começar hoje o tratamento

 

EDIT: Já agora, qual o nome ciêntifico desta doença? Não consigo encontrar :x

O nome cientifico é saprolegniose.

 

Abraço

Pic_6212_10.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado a todos...já estou em tratamento no meu aquário, mas um peixe já faleceu. Mas o neon chinês ainda tem a parte branca no corpo e ja vou no segundo dia de tratamento, e são 3 dias consecutivos...espero bem que limpe esta praga até amanhã.

 

Abraço a todos, depois aviso como ficou este caso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais