Ajuda para novo Aqua


Recommended Posts

Boas!

 

Adquiri um aqua novo (JEBO R210) que segundo o fabricante tem uma capacidade de 216l.

Fazendo as contas à capacidade bruta do aqua dá qualquer coisa como 275l, pelo que a capacidade real deverá rondar os 240l.

 

Montei um filtro antigo que um amigo me arranjou (FLUVAL 403), mas estou com alguns problemas com ele, nomeadamente fugas nas uniões rápidas, algumas peças danificadas o que obriga a um pouco de bricolage e o mais importante de tudo um fraco caudal...

 

Assim sendo estou a pensar em comprar um novo.

 

Já li bastante aqui no forum, e pelo que li, a luta prende-se essencialmente entre 3 marcas: JBL, FLUVAL E EHEIM.

 

Ainda do que li, além da capacidade de l/h é também extremamente importante o volume de filtragem do filtro.

 

Assim sendo estaria inclinado para o JBL CRISTALPROFI E1501 GREENLINE, pois garante-me 12l de capacidade do filtro, 1500l/h de caudal(qualquer coisa como 6x a capacidade do aqua...), um baixo consumo (15W) para um filtro deste género (o FLUVAL 403 consome 22w)e mais que tudo um preço bastante atractivo para um filtro com esta capacidade...

 

Acham que devo considerar como viável para este aqua o modelo E901 ou já é pouco?

 

No entanto gostaria que "opinassem" um pouco sobre esta minha escolha ou se conhecem algum filtro FLUVAL ou EHEIM equivalente que possa considerar como alternativa a estes...

 

Para terminar deixo-vos a fauna e flora:

 

Fauna:

Guppys cerca de 10 adultos / juvenis uns 25 alevins já soltos no aqua (3 semanas)

1 CAE

1 Plecostumus Borboleta

25 Camarões Red Cherry (a chegar entre o final desta semana e início da próxima...)

 

Flora:

25 pés Valisnéria Nana

6 pés Anubias Nana

1 Bola Musgo Grande (+- 20cm)

15 pés Blyxa Japonica

1Pé Echinodorus ozelot green

 

Obrigado desde já!

Editado por InCoGniTuS

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

InCoGniTuS

 

Recentemente adquiri o Fluval 305 e estou bastante satisfeito com o investimento. Comprei por 175 euros e tem boa insonorização.

 

Sistema Aqua-stop, claro e de facto é um elemento muito importante e que deve ser tido em conta.

 

Cumprimentos

 

 

 

Abel Cardia

Abel Cardia

_______________________________________

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_3715_2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela opinião Abel.

 

Já agora de quantos litros é o teu aqua?

 

Pelas specs que tive a ver o 305 tem 6,6 lts de capacidade de filtragem contra 12 do JBL. E em termos de caudal tem 1000 l/h contra 1500l/h... Até no preço é um pouco mais caro (10€)

 

Não será pouco para o volume que tenho no meu aqua?

 

Aproveito a pedir a quem tem, ou conhece, filtros JBL que se pronuncie, porque pelas specs / preço parece-me ser bastante competitivo.

 

Obrigado.

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela opinião Abel.

 

Já agora de quantos litros é o teu aqua?

 

Pelas specs que tive a ver o 305 tem 6,6 lts de capacidade de filtragem contra 12 do JBL. E em termos de caudal tem 1000 l/h contra 1500l/h... Até no preço é um pouco mais caro (10€)

 

Não será pouco para o volume que tenho no meu aqua?

 

Aproveito a pedir a quem tem, ou conhece, filtros JBL que se pronuncie, porque pelas specs / preço parece-me ser bastante competitivo.

 

Obrigado.

 

 

Este é o meu, recentemente renovado:

 

Juwel Vision 180 litros (140 litros reais)

 

 

(só falta tirar a pedra)

 

O modelo 305 reflete em parte a dimensão do aquário para o qual se destina: 300 litros.

Se for sobredimensionado, não será uma luta hercúlia dos peixes para nadar?

6,6 lts vs 12 lts é uma grande diferença mas não estou assim tão a par.

Talvez a opinião mais aprofundada de outros membros do fórum possa ajudar...

 

:)

Abel Cardia

_______________________________________

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_3715_2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu aqua tem mais 50% de capacidade que o teu... Por isso a minha pergunta se não seriam insuficientes os valores do 305...

 

Além disso, segundo li, é normal os filtros "perderem" um pouco do seu caudal após algum tempo de uso com o acumular de gorduras e resíduos no veio e na tubagem...

 

Tudo o que tenho lido me convence que o JBL é uma boa opção, no entanto, sendo relativamente novo nestas coisas gosto de ouvir antes de me decidir...

 

Obrigado pelos teus comentários e parabéns pelo aqua! :rolleyes:

 

Ninguém tem / conhece a JBL ou este modelo em particular???

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Se for sobredimensionado, não será uma luta hercúlia dos peixes para nadar?

 

 

Este problema parece-me que será minimizado uma vez que o JBL tem um descarregador de "cortina". Assim sendo cria menor "corrente" do que se fosse uma saída em jacto. Estou certo? :)

 

Além disso tem regulador de caudal... ;)

Editado por InCoGniTuS

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sendo assim até passei a saber destas características.

 

Muito bem! Avança para o JBL.

 

:animal_fish:

 

 

Este problema parece-me que será minimizado uma vez que o JBL tem um descarregador de "cortina". Assim sendo cria menor "corrente" do que se fosse uma saída em jacto. Estou certo? :)

 

Além disso tem regulador de caudal... ;)

Abel Cardia

_______________________________________

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_3715_2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.