Tunze Jacto Unico ou jacto......


Recommended Posts

Pois hoje estiva na Aquaplante a falar com o Sr. Paulo e estivemos a falar da circulação.

 

Eu queria comprar TUNZE pois foi o que me aconselharam e pelo o que vejo é o que é bom.

 

Estivemos a falar dos seguintes modelos o 6060 e o 6000.

-As Tunze 6060 tem um baixo consumo 11W mas tem um jacto unico.

-As 6000 são reguláveis (L/H) e tem um jacto (não sei o nome mas em vez de ser um jacto unico e género espalhado). mas são bastante mais caras.

 

A ideia era comprar o controlador + 2 bombas.

 

Agora aqui é que são elas.... Vou para a 6060 com jacto unico ou a diferença de preço vale a pena e compro as 6000 devido ao seu jacto.

 

SUGESTÕES??!?!?!?

 

 

P.S. O meu pai deu-lhe uma vontade de me ajudar :evil: por isso agora vou ter mais uns bons € disponiveis...

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se queres comprar um controlador da Tunze, tens que ir para as 6000 uma vez que as 6060 não são "controláveis".

 

Tenho um par dessas 6000 à espera do dia em que montar o meu aquário por isso ainda não as testei, mas por tudo o que li e vi em aquários de malta são realmente umas bombas uns furos acima das restantes.

 

Cumps

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

Entre as turbelle stream 6000 e a 6060 não existe diferença nenhuma no jacto....São exactamente iguais. As unicas que têm um jacto diferente são as turbelle electronic.

 

As diferenças da stream 6000 para a 6060 são:

- Stream 6000 faz 7000 l/h e a 6060 só faz 6000 l/h

- Principalmente, a 6000 é controlável, podendo ser ligada a um controlador da Tunze de modo a pulsar.

 

Eu tenho a 6000 e até agora não me arrependi da compra, são muito silenciosas, consomem muito pouca energia e com a manutenção adequada duram anos largos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha que o jacto é diferente... (pelo menos foi o que me disseram)

Mas duas 6000 não será "muita fruta" para o meu aqua de 240L?

 

Sabes as caçadeiras que os tiro abrem em lece, disseram-me que com as 6000 acontecia a mesma coisa portanto a jacto abria em vez de ser um jacto unico.

 

Alguem pode confirmar?

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, não há diferença no jacto propriamente dito. A diferença entre essas bombas é que o motor da 6000 é passível de aceleração e o da 6060 não. Isto traduzido em miúdos quer dizer que quando ligas a 6000a un controlador tunze o caudal da bomba varia entre os 2400l/h (salvo erro) e os 7000l/h acelerando e desacelerando entre estes dois valores. Julgo que o novo multicontrolador da Tunze o 7095 já as acelera do zero até 7000l/h mas não tenho a certeza se é bem assim.

A 6060 tem um caudal fixo, não são aceleráveis por isso quando as ligas debitam sempre o mesmo caudal pois o motor não pode trabalhar com um controlador.

O jacto abre em leque da mesma maneira para as duas bombas, exactamente da mesma maneira.

 

Para um aquário de 240L podes usar uma 6000 com o singlecontroler. Tenho este esquema num aquário de 200L. No entanto, pode não ser preciso tanto fluxo se se tratar de um aquário com corais moles apenas e a coocação da bomba tem que ser feita com precaução de modo a não causar uma tempestade de areia (para quem a usa).

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha que o jacto é diferente... (pelo menos foi o que me disseram)

Mas duas 6000 não será "muita fruta" para o meu aqua de 240L?

 

Sabes as caçadeiras que os tiro abrem em lece, disseram-me que com as 6000 acontecia a mesma coisa portanto a jacto abria em vez de ser um jacto unico.

 

Alguem pode confirmar?

 

O jacto não é diferente tal como te disse, tenho a certeza disso. (conheço bem a Tunze)

Vai ver ao site da Tunze. Com certeza podes ter confundido quando te falavam das turbelle stream e das turbelle electronic, ou pode a pessoa que te informou ter-se enganado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok já percebi portanto a unica diferença entre a 6060 e a 6000 e a função de ser controlavel.

 

Pois o meu medo era mesmo ter uma tempestade de areia com a 6100.

Mas acho que sendo assim vou optar pela 6060 que compro por 120€.

 

Pretendo manter corais moles.

 

Já agora alguem sabe que bomba traz o escumador DELTEC MCE 600?

 

Ficava com a 6060 + o escumador mais tarde se visse que era necessário completava com outra mais fraca.

 

O que acham que é a melhor opção?

 

Obrigado

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, para um aquario de 100x60x60 uma Tunze Stream 6060 é demais? houve quem me dissesse que sim, e me aconselha-se antes as Tunze Turbelle 7400/2, mas a diferença de preços deixou-me um pouco teimoso quanto a Stream... Que alternativas existem a estas power heads, isto e, que outras power heads/bombas, economicamente mais acessiveis, existem com caudais parecidos com os da Tunze Stream ou Turbelle (as de caudal mais elevados, como a 7400/2)???

 

(André desculpa tar a usar o teu topico, mas achei melhor que estar a abrir um novo...)

 

Abraços

100 PIXEL DE ALTURA MÁXIMA...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tudo bem Miguel podes usar o topico na boa. :wink:

 

Acho que não é demais se formos a ver tu ainda tens 360L por isso não acho nada demais.

 

Eu estou a pensar em por uma 6060 no meu e são só 240L por isso acho que até deves por.

 

Quando á minha questão alguma dica? Opinem

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive a ler mais um pouco e decidi-me.. (acho eu) :wink:

A 6060 custa-me 120€ e a 6000 215€ acho uma diferença muito grande para a diferença em nivel de uso. É tão importante assim o controlador?

 

A única coisa que me preocupa é se com 6000L/h não vou ter uma tempestade de areia porque em principio vou comprar a bomba ao membro prates e depois não posso trocar por isso tenho que ter mesmo a certeza.

 

Posso avançar?

 

Mais uma vez OBRIGADO e desculpem estar-vos sempre a sarnar a cabeça mas sem voçes o meu projecto era muito dificil ou quase impossivel.

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

essa bomba nao da para esse volume de agua. È demasiada potencia a nao ser que nao ponhas areao no fundo do aquario.

Ja outras pessoas experimentaram e nao deu.

As regulaveis podem dar, mas tar a dar 200 euros por uma bomba para a por a debitar 3000l/H mais vale comprar bombas mais fracas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

A minha resposta é para os 2, apesar de ao André já o ter dito diversas vezes!

 

Tal como todos disseram as 6000 e as 6060 são iguais em termos de tipo de fluxo e sem dúvida que vale apenas a 6060 ligada a um controlador.

 

Acho que qualquer Stream é muito forte para os Vossos Aquários e nunca aconselharia uma para aquários com menos de 150 cm. Se não quiserem ter substrato podem usar, mas para corais moles como o André tem dito que quer ter, acho um exagero.

 

A melhor solução e meu ver para os Vossos casos são as Turbelle electronic ligadas a um multicontrlador.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim Diogo claro.. ja para nao falar que com essa potencia os corais moles passavam o tempo todo Fechados.

Essa Bomba so poderia ter resultado num aquario bare bottom (nao sei se é assim que se escreve ) e com Duros SPS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diogo eu disse era que pretendia manter moles e duros.... :?

Estive a ver o preços da tunze electronic e as que fazem 4000L/h custam 215€.. porque tanto dinheiro se uma 6060 que faz 6000l/h custa 120€?

 

Estou a pensar ir á REEFDISCUS e aconselhar-me, pois na aquaplante disseram-me que uma 6000 mais o singlecontralor era mt bom para mim...

Como fazia 7000l/h e era regulavel achei muito bom. Ficava com isso + o escumador mas tou a ver se calhar é errado... :(

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive a ver o preços da tunze electronic e as que fazem 4000L/h custam 215€.. porque tanto dinheiro se uma 6060 que faz 6000l/h custa 120€?

 

Aqui a questão que se põe é o facto de a 6060 ter um fluxo fixo e não estar preparada para ser ligada a um controlador. As electronic como referes têm fluxos variáveis que só por si são muito vantajosos para um aquário de recife. A diferença de preço justifica-se!

 

Estou a pensar ir á REEFDISCUS e aconselhar-me, pois na aquaplante disseram-me que uma 6000 mais o singlecontralor era muito (palavra corrigida) bom para mim...

Como fazia 7000l/h e era regulavel achei muito bom. Ficava com isso + o escumador mas tou a ver se calhar é errado... :(

 

Podes ir pedir opinião onde quiseres, mas se calhar não era má ideia primeiro leres o que os outros têm a dizer. Quando te digo que uma Stream 6000 é demais para o teu aquário, não o estou a dizer porque te quero chatear. Digo-te para que não tenhas um dissabor. Eu já experimentei num aquário com 100x60x40 e sei o que digo. O que iria acontecer é que terias que ter a bomba sempre no mínimo, não usufruindo do facto de ela ser pulsadora.

 

Não vou dizer mais nada...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes ir pedir opinião onde quiseres, mas se calhar não era má ideia primeiro leres o que os outros têm a dizer. Quando te digo que uma Stream 6000 é demais para o teu aquário, não o estou a dizer porque te quero chatear. Digo-te para que não tenhas um dissabor. Eu já experimentei num aquário com 100x60x40 e sei o que digo. O que iria acontecer é que terias que ter a bomba sempre no mínimo, não usufruindo do facto de ela ser pulsadora.

 

Diogo espero não tenhas ficado "melindrado" de eu ter dito que queria ir a REEFDISCUS só disse porque ontem estive a falar com o Rui e ele disse-me o mesmo que tu mas sabes falar pessoalmente é mais esclarecedor se é que me entendes. Claro que leio o que os outros me disem se não nem perguntava nada aqui e digo-te o projecto está a ser possivel devido a vossa ajuda especialmente á tua que és quem me tem tirado maior parte das dúvidas. Como escrevi a frase realmente até parecia que estava a duvidar do que tu dizias mas acredita que não estava.

 

O que o Rui Almeida me aconselhou foram 2 bomba da Tunze ligadas a um multicontroler que faziam cerca de 3000L/h cada uma ficando eu com 6000l/h mais o escumador.

E assim já podia manter duros e moles certo?

 

Obrigado a todos os que teem tido a paciencia de me ajudar e especialmente como já referi ao DIOGO porque ele tem sido 5*****.

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ha é verdade Diogo já agora qual era o modelo TUNZE que me aconselhavas. O esquema que eu queria era 2 bombas ligadas a um milticontrolador. Porque assim o trabalho vai ficar muito melhor feito do que só com um bomba certo?

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro Miguel agora que dizes é um grande ideia. Compro já o kit que trás 2x 7400/2 + o Multicontrolador. O TF08 e o modelo do kit certo? Por acaso sabes o preço.

Muito Obrigado Miguel

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Miguel - antecipaste-te e muito bem! O TF08 tem duas 7400/2, no entanto penso que o André ficaria bem servido com o TF06 com duas 7300/2 de 3000 litros/hora cada uma (aliás penso que será este o kit que o Rui te falou).

 

O TF06 deverá custar à volta de 600 euros e o TF08 uns 650.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim Diogo acho que era esse que o Rui me tinha falado o TF06. 3000L/h era isso mesmo. Agora é ir lá ver preços e arranjar €

Ainda bem que o meu pai agora está-me a ajudar :cry:

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais