Era da reconstrução


Recommended Posts

Olá a todos,

 

 

Tenho andado distante do mundo aquático mas volto sempre hás origens e como tal tenho uma nova ideia.Fazer um aquário amazónico, mas um bem feito e como tal tenho algumas duvidas.Já encontrei resposta para algumas mas a umas para as quais não encontro.

 

O solo deve ser escuro, ou ser de areia?(Areia de filtro de piscinas que dizem?)

 

De que cor devem ser as lâmpadas?

Eu neste momento tenho uma pl azul e rosa, mas da uma cor laranja ao aquário.Eu sei porque a usei no meu aquário passado

 

A montagem esta prevista para Setembro mas já me estou a preparar.

 

Bem estas são as minhas duvidas, prometo ir actualizando.

 

Abraço,

 

 

 

Jaime :animal_fish:

Jaime Cerdeira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não me devo ter explicado bem, eu queria saber a cor das lampadas que os os membros do forum usavam nos seus aquarios amazonicos.

Editado por Jaime Nemo

Jaime Cerdeira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas Jaime também tive as mesmas duvidas quando quis montar um amazónico que tipo de solo usar e á medida que procurava ficava cada vez mais confuso, e fiquei com a sensação que o mais rasoavél pareceu-me ser marges de rio escuras e leito de rio arenoso amarelado,

 

como o aquario destinado tem apenas 60cm por 30 e seria dificil usar ambos os elementos acabei por abandonar a ideia e acabei por usar aquasoil africana da ADA e focar-me mais nas plantas e fugir ao amasónico e por plantas sul americanas, é claro que a vontade permanece mas dado as especies que mantenho o meu proximo será um lowtech asiatico,

 

mas se a oportunidade surgir monto um em que com uma dimensão maior vou tentar representar numa parte as margens bem plantadas num solo escuro e noutra parte o leito arenoso cheio de folhas secas e pedaços de madeira com agua bem turva,

 

e esta é a minha ideia de plantado amasónico e apenas vale o que vale

 

 

as lampadas independentemente da cor já são passado de certeza que já deram o que tinham a dar, as novas que comprares devem ter espectros de 6400Kelvins, 8000k e outros que te aconselharem o importante é variar o espectro , mas também importante é a potencia das mesmas pois a maior parte das plantas amasónicas ou pelo menos a mais exuberantes necessitam de bastante luz na razão de 1Watt/litro e porque a agua deve ser escura

 

espero não ter contribuido para aumentar a tua confusão em relação á matéria

 

cumprimentos

 

 

Edit:no aqua que tefalei tenho plantas amasónicas dificeis como alternatheras rosifolia com apenas uma lampada pll 55w de 6400k num aqua com 50/55 litros uteis

Editado por Sabuguense
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas areia silica a meu ver é muito branca para o efeito, talvez se encotrares areia mais pro amarelo com disse o sabuguense. Vais optar por dar o efeito cor de chá á agua? Eu já tive e não fiquei muito fã mas biotopos amazonicos devem na ter.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que vou ter a agua escura eu gosto muito.

 

Já cheguei a usar areia num nano e com o passar do tempo a areia ficou amarela.

 

Quanto ao solo não sei que fazer.

Editado por Jaime Nemo

Jaime Cerdeira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vai ao aki que acho que a areia silica deles é um pouco mais escura do que a normal. Solo fertil optava por um á base de turfa, sempre podes utilizar uma mistura de humos de minhoca com turfa que fica mais em conta e é bastante bom, nunca utilizei mas tenho visto bons resultados mas obriga a muitas tpas no inicio devido a carga de nutrientes libertada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Dá uma vista de olhos aos aquários da minha assinatura.

A areia usada é a de silica. Mesmo que seja muito branca, com o amarelo da água dá uma tonalidade agradável.

Quanto às luzes, são brancas, tipo aqua-lux ou lá como é que se chamam aquelas lâmpadas especificas para as plantas, peixes, etc...

Um abraço

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O solo do rio Amazonas é maioritariamente constituído por areia e argila, penso que por ter fraca corrente nalguns locais, o que não permite transportar sedimentos de maiores dimensões. A sua coloração não difere muito da areia convencional, sendo por vezes ligeiramente mais escura(pouco) derivado dos vestígios basálticos e dos restos vegetais. Na sua maioria suponho que os grãos não ultrapassem 2 mm de diâmetro.

 

Em relação á iluminação, de modo a simular o brilho intenso do Sol nas regiões amazónicas eu recomendo que te restrinjas ao intervalo entre os 8000K e os 10000K. Não te esqueças de fornecer um grande fotoperíodo, na ordem das 12 horas/dia! :-D

 

De qualquer maneira dá uma olhadela neste exemplo de biótipo Amazonas feito no Brasil: http://www.aquahobby.com/tanks/b_tank1007.php :animal_fish:

 

Espero ter ajudado,

Cumprimentos :D

Editado por barrel_stuf

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E um aquario muito bonito mas nao tenciono colocar muitas plantas.

 

Que areia usar?

Suponho que não queiras fazer uma mistura amazónica com argila, cristais basálticos e areia, portanto recomendo-te que uses uma areia amarelo escurecido de dimesões 2 milímetros para baixo. ;) Procura primeiro as marcas "brancas", e depois se não encontrares o que te agrade passa à areia de marca que te custará os olhos da cara. Enfim.. chainsaw

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Onde posso arranjar a areia, compro em lojas de aquarios ou noutro sitio?

em primeiro lugar descobres as lojas e ligas a perguntar se têm(é melhor do que ir aos gambuzinos), ão de ter sempre as de marca, não se estás disponível a pagar.

Depois, caso não encontres o que queres viras-te para os sites on-line, e entras na onda das encomendas de grupo(não te vão deixar encomendar mais do que 10 quilos de cada vez, lol), experiência própria.

Andar à procura de areia é muito chato, mas andar À procura de rochas é insopurtável. :shocked028:

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.