Anúbia com folhas "atrofiadas"


tixxa

Recommended Posts

Boa noite

 

comprei uma anúbia nana há uns meses, coloquei-a num nano de 35litros com 18 watts de luz, não fazia qualquer ferlização nem tinha co2, e as folhas mais pequenas que nasciam vinham todas encaracoladas. Há cerca de 2/3 semanas mudei-a para o meu novo aqua de 70 litros com 42 watts de luz, 6horas por dia, fertilização da sera florena diária e jbl ferropol 24 e, no entanto estas folhas novas mantêm-se todas encaracoladas e não ficam como as restantes...

 

Para além disso, no nano começou a ganhar aquela espécie de alga escura que não sai das folhas mesmo que se raspe com os dedos, já li tópicos em que esta alga se propaga quando a iluminação é elevada, mas no meu nano não me parece que tinha iluminação a mais, 35litros vs 18 watts...

 

Alguém sabe como resolver estes dois problemas??

 

Agradeço desde já a todos.

 

Cumps

Patrícia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Primeiro de tudo, as folhas encaracoladas que falas, já estão totalmente abertas?

Não te esqueças que as Anubias são plantas de crescimento lento, e as folhas nascem enroladas em si mesmas.

 

Se as folhas já totalmente abertas se encontram onduladas, isso pode ser devido ao uma falta/desregulação de Cálcio na coluna de água.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Luís Fortunato

vou colocar aqui algumas fotos da dita anúbia para que não restem dúvidas

 

img3323z.jpg

 

img3324p.jpg

 

img3326c.jpg

 

img3329w.jpg

 

Já agora, não sei como lhe chamar mas o meu feto esta a ganhar em algumas folhas uma espécie de alga preta, mas não parece uma alga normal nem sei se será uma alga. Saberá me dizer o que é e se retiro as folhas da planta ou deixo-a estar assim?

 

img3331f.jpg

 

 

O meu aqua está com cerca de 11 dias de vida e tenho a água cada vez mais amarelada, do tronco sei que não é pois passou mais de um mês debaixo de água e não amarelecia a água, saberá do que poderá ser?

 

Obrigado pela sua atenção!

 

Cumps

PAtrícia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Quando as folhas se encontram como estão as da tua anubia, normalmente é devido a carência de cálcio.

 

Não te preocupes com os fetos, isso não é nenhum tipo de alga mas sim um rebento novo. essa é a forma que os fetos de java

se reproduzem, deixa-o estar e quando estiver com um tamanho considerado podes arrancar e colocar onde quiseres.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite

 

sabe como posso adquirir o cálcio para as plantas? Nunca ouvi falar de cálcio à venda, pesquisei na waterevolution e também não vendem nada... Como poderei fazer? Será que aquelas pastilhas que alguns de nós tomamos com cálcio, vitamina D e isso serve?(peço desculpa se estou a dizer algum disparate!)

 

Há entao algum produto próprio para aquarios com cálcio, como existe por exemplo o ferro? Se não existir como faço? Também não encontro testes para medir o cálcio existente no aquario, quando colocar o calcio como sei a quantidade que deverei administrar de modo a encontrar a concentração certa deste para as plantas e ao longo do tempo se deverei parar ou continuar sempre a colocar??

 

É que também não me parece que mais nenhuma planta esteja carente, apenas esta anúbia... Não sei se se deverá por ser de crescimento lento...

 

Ajuda pede-se, please!!

 

Peço desculpa e obrigado pela ajuda!

 

Cumps

Patrícia

Editado por tixxa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

 

estive a ler um tópico em que, pelo que percebi, é mais provavel a falta de magnésio do que de cálcio e que se me falta cálcio tambem me falta magnésio???!!

 

Desculpem não percebi, fiquei completamente confusa...

 

O que me aconselham a fazer? Tenho outra anubia, uma barteri e esta não tem as folhas como a das fotos, as folhas estão direitas apesar de apresentarem na ponta um pequeno pedaço amarelo que depois fica com um buraco no meio, Será o mesmo problema? Em relação às outras plantas, cryptocoryne brown, lotus red, limonophila, feto de java parece-me estar tudo bem e frizo o parece-me pois sou inexperiente...

 

Conselhos por favor? E dado que não há testes como sei que quantidade fertilizar, quantas vezes por semana, para além de que nem sei com o que deva fertilizar.

 

Só para completar faço fertilização diária de sera florena, jbl ferrolplus 24 e tenho pastilhas sera florennette enterradas perto das raízes das plantas, pois tenho apenas areia de sílica. Iluminação 6h 42w.

 

 

Agradeço imenso que me ajudem!!

 

Patrícia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então aqui vai:

 

70litros- 80cm comprimento x 30 larg x 40 altura

fluval 205 mais filtro interno eheim

areia sílica

tronco red moor wood

 

flora:

1 feto de java

2 anúbias nanas

1 anúbia barteri

1 cryptocoryne brown

2 tiger lotus red

1 limnophila

duas outras aproveitadas de um outro aquario, penso que são de baixa manutenção

 

Iluminação 42 watts 6 horas diárias

 

Pastilhas da sera florenette enterradas perto de cada planta.

Fertilização diária de sera florena (dividi a dose semanal e comecei a fertilizar todos os dias cerca de 2ml), 2 gotas de ferropol jbl 24 diárias.

 

ph 7

NO3 0

amónia 0.5

nitritos 0

PO4 0,25

 

Estes últimos testes, amónia, nitritos e PO4 foram medidos há cerca de uma semana pois não possuo os testes.

Comecei com a água algo esbranquiçada(penso ser normal) no entanto de dia para dia tem ficado cada vez mais amarela, sei que não é do tronco pois ficou mais de um mês a banhos e nunca modificou a cor da agua. Também não sei o que se passa!

 

Já fiz umas duas TPA's para que a amónia não aumente de modo a matar os meus peixes, fiz o tratamento com o stability e conforme o indicado no frasco e depois de confirmar com o dono da loja coloquei peixes 3 dias depois do aquário montado. Tenho 2 corys e 2 betodia geayii e um ancistrus bebé para combater os fungos que o tronco ainda teimava a ganhar.

 

Tenho a limnophila a ficar com bom aspecto, vinha mal tratada mas agora já vejo o topo desta a ganhar o típico rabo de raposa, a cryptocoryne muito de vez em quando começa a ficar com uma folha (as que estão mais junto ao areão)a desfazer-se e arranco-a, penso que seja por as folhas não apanharem tanta luz devido às outras que estão por cima e fazem sombra. A lotus está constantemente a ganhar novos rebentos, as suas folhas são minúsculas cerca de 1cm (as maiores), não sei porquê, vejo-as em aquários e são gigantes, não sei se com o tempo ficam maiores ou não, neste momento é a planta mais frágil que tenho no aquário, por ser tão pequena e pelos caules finos. O feto java acho que está bom. Resta mesmo a anúbia nana e a barteri...

 

Penso que é tudo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa noite

 

vou colocar aqui fotos das plantas do meu aqua, pois pode-me estar a escapar alguma coisa...

 

Uma das lotus. Não sei se conseguem percepcionar o tamanho delas, é que eu vejo lotus gigantescas noutros aquas, enquanto estas são extremamente frágeis e as folhas maiores têm no máximo 1cm. Será que esta planta é assim quando é pequena? E em termos de exigências, o meu aqua proporciona-lhe o que precisa ou é necessário algo mais?

 

img3334x.jpg

 

Outra lotus, esta não tem bolbo, era uma ramificação da primeira e partiu-se ao colocar no aqua

 

img3340s.jpg

 

 

Cryptocoryne brown

 

img3341t.jpg

 

img3342n.jpg

 

Esta são também umas partes de uma anúbia nana que se partiu, mas parece que se estão a dar bem, mas acho que também têm as folhas a ficar encaracoladas!

 

img3344gp.jpg

 

aqui vê-se a limnophila, penso que esteja com bom aspecto e uma outra que penso ser a rotala sp green que veio de outro aqua e só consegui aproveitar estas partes:

 

img3345fm.jpg

 

 

Aqui o tronco com a anúbia que tem as folhas bem encaracoladas e o feto de java, penso que este esteja de boa saúde:

 

img3346h.jpg

 

img3349d.jpg

 

 

esta também provem de outro aqua, não faço a mínima idéia de que planta seja e se é de fácil manutenção ou não?..

 

img3350dq.jpg

 

 

Aqui estão as fotos de duas folhas que têm pequenas manchas amarelas e no centro dessas manchas abrem-se buracos... Qual será o problema?

 

img3351q.jpg

 

img3353z.jpg

 

 

Espero que ajude a identificar que carências sofrem as plantas...

 

Agradeço imensa a ajuda, isto de ser novata tem muito que se lhe diga!!

 

Cumps

Patrícia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

 

em relação à falta de cálcio que me dizem que a anúbia carece,tenho umas pastilhas que se dissolvem na água, em que cada comprimido contém lactogluconato de cálcio 1132mg e carbonato de cálcio 875mg, correspondente a 500 mg de cálcio ionizável. Será que posso desfazer um bocado destas pastilhas efervescentes e colocar na água do aqua? Ou é perfeito disparate?

 

Se não o que devo colocar? é que só me parece que a anúbia nana tem carências, a barteri parece estar boa, bem como as outras plantas,mas acima estão as fotos das plantas para retirar dúvidas...

Também a cryptocoryne e a lotus cerca de dois em dois dias tenho que retirar sempre uma ou outra folha que começa a apodrecer.

 

Alguém me poderá ajudar?

Agradeço imenso.

 

Patrícia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais