Errar na aquariofilia e ter coragem para começar de novo.


MfL

Recommended Posts

Quando me iniciei na aquariofilia, a pouco mais de um ano, muito pouco tempo por sinal, achava que tinha o rei na barriga. Li em livros especializados que iria ter azares e que me iam morrer os primeiros peixes ate aprender a ter "tacto" . Bem, isso nunca me aconteceu os peixes que comprei cresceram e prosperaram, ate a uns meses atras, por isso achava-me a ultima coca-cola do deserto. Armada em esperta e como novata que sou dispensei alguns concelhos que li aqui e que me foram dados por pessoas com quem me cruzei mais experientes. Achei, muito egoista, "porque é que não posso errar e aprender assim como os outros que me dizem para não fazer isto e aquilo que concerteza tentaram? correu mal para uns mas eu posso ter sorte!" em alguns casos como a socializaçao entre peixes tive sorte, mas foi quando comprei um casal de discos que começou a minha vontade de disistir de tudo. Ate entao, tudo me corria muito bem..

Eu tinha o sonho de ter discos, os reis do aquario, os peixes que hipnotizam e que em beleza nao ha igual. Nao tinha aquario de quarentena, e quando os comprei nao me apercebi que trazia mais que dois novos "habitantes". Apartir daí foi em espiral descendente, os parasitas intruduzidos pelos discos propagaram-se a outras especies, experimentei uma serie de tratamentos gastei dinheiro que nao tinha e nada funcionava muitos peixes morreram, o aquario em geral ficou debelitado. Fiz tudo mal, a começar pelo aquario de quarentena, e paguei um preço alto. Por isto quase desisti, ate me cruzar com um apistograma agassizi, e lembrar-me porque é que tinha começado este hobby: poder sentar-me ao fim do dia em frente ao meu aquario olhar para toda aquela beleza de fauna e flora em armonia e pensar que sou eu com o meu esforço e dedicaçao que mantenho os peixes saudaveis,coloridos e vivaços, as plantas verdes e desenvolvidas a agua cristalina, crio um pequeno mundo!!desenvolvo ligaçoes com os meus peixes que ate parece que me reconhecem, e as pessoas que visitam param e ficam fascinadas, elogiam..

 

Enfim, ao fim de algum tempo sem vir ao forum, ja que amuei por uns tempos, estou de volta e estou preparada para voltar a criar o meu cantinho subaquatico fascinante.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Nunca é bom fazer experiências com seres vivos mas todos vamos aprendendo algo a cada dia que passa e pelos vistos aprendeste a lição e deste uma nova oportunidade a ti mesma.

 

No que podermos ajudar conta connosco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Sr. Hugo R. Silva,

antes de mais obrigada. Mas tenho que dizer que Todas as decisoes que tomei foram na tentativa de melhorar a qualidade de vida dos meus peixes, dizer que fiz experiencias com eles é um bocado exagerado e duro. quiz sempre o melhor para eles e ate entao tinha conseguido. partilhei aqui, e acredito que muita gente errou como eu, mas nao tem coragem de admitir.. achei que estava a ser genuina e sincera. Se pudesse retirava o meu topico, pois acho que mais uma vez neste forum, em vez de dar origem a converças simpaticas e motivadoras, se der converça sera em tom de julgamento.

 

Mais uma vez, os riscos que tomei foi na tentativa de melhorar, e em quase todos consegui! apenas errei no aquario de quarentena, sempre achei que so causava mais stress ao peixe recem-chegado e era mais violento.

Arrisco a dizer que todos ja tentamos algo de novo para melhorar o nosso aquario..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais