Que planta é esta?


Carlos Valentim

Recommended Posts

Gostaria que me ajudassem a descobrir que planta é esta.

Pelo que vi no site da tropica é parecida com a cabomba mas não sei se será mesmo esta.

 

No entanto o que eu gostava de saber mesmo é como posso podá-la.. é que já chegou ao topo do aqua (40 cm)

 

Obrigado

 

Pic_3841_1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Limnophila sessiflora...

Podes podar assim... pegas numa tesoura... e tipo.. cortas por onde queres! :wink: se quiseres plantar convem deixares alguma altura para pegar bem no areão! :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa :wink: obrigado pela resposta.

 

Então e a parte que é cortada volta a rebentar ou vai ficar sempre daquele tamanho e acaba por secar? ou rebenta por outros lados?

 

Quanto ao nome as fotos q encontrei no google são parecidas mas realmente a foto que aparece na tropica não está lá grande coisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois essa era a ideia que eu tinha tembem pelo aspecto.

Mas quando me venderam disseram que não era mas tambem não sabiam explicar o nome...

 

Pelas fotos que vi no google a minha não parece ter tantas pequenas folhas como a cabomba tem..

 

Qual é o nome cientifico da cabomba?? é mesmo cabomba não é?

Não tem nada a ver com a que o MigL disse pois não?

 

A ver se mais alguém opina para comparar.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois.. há uma imagens que parece mesmo e outras que nem por isso, mas está lá uma tal e qual.

 

Por acaso numa dela até tem flores a nascer já no topo fora de água.

A que eu tenho tb já tá a nascer mas ainda dentro.

 

Obrigado pelas respostas até agora

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tendo ainda por cima já ido ao ´tropica.com`, percebe-se que isto é a cabomba caroliniana:

 

varenr015.jpgcabomba_caroliniana.jpg

 

e isto:

 

varenr047.jpgLimnophilaSessiflora.jpg

é limnophila sessiflora.

 

As imagens no tropica são verdadeiramente uma porcaria por serem desenhos,e o que aí tens não faço a minima se é uma ou outra, mas aposto na limnophila, tambem passei por essa duvida quanto às minhas limnophilas. Nas lojas, ou vais a uma especializada em aquariofilia, ou entao é para esquecer,porque ou apontas com o dedo o que queres, ou entao não sabem o que queres.

 

abraços.

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora fiquei confuso de novo é que numas partes parece uma e noutras a outra :P

 

Quanto ás lojas é verdade, mesmo as de aquariofilia não são muito especializadas em plantas.. ou apenas conhecem as mais vulgares.

 

De qualquer maneira obrigado pela resposta e a ilustração :roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

Sem sombra de duvidas se trata de uma Cabomba! Só não sei ao certo qual especie... mas me parece mais uma Cabomba caroliniana mesmo, por ser a mais difundida... e pelo aspecto de coloração! Em tanques ou em caixas d'gua elas ficam bem verdes e com folhas bem largas e fechadas!

 

Quanto a poda.. o melhor seria podar a planta bem em baixo deixando uns 3 a 4 nós e o restante replante! A parte cortada fica um pouco feia.. por isso é melhor cortar mais embaixo...

 

Saudações

Fabricio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

faz o seguinte:

Deixa ela crescer não a podes, e depois se deitar uma flor para fora do aquario e cabomba se não deitar e limnophila....

 

Eu aposto que e uma cabomba por causa da cor e do aspecto... :wink::wink:

...tEaM vOnVaTiNg!... a bombar!! LOL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa planta é vulgarmente conhecida por Cabomba

Sim, é uma cabomba, mais precisamente uma Cabomba caroliniana, mas isso não é o nome vulgar da planta mas sim o nome científico :) o que quer dizer que porque se trata de uma Cabomba, não se trata de Limnophyla sessiliflora.

 

se deitar uma flor para fora do aquario é cabomba, se não deitar é limnophila.

Onde é que foste buscar essa ideia? Claro que florescem, tanto uma como a outra, porque é que não haveria de florescer?

 

Um abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto à ultima ideia da flor.. ela já tem lá a sair sim mas não para fora do aquário. A que tem flor tem uns 20 cm e o aqua tem 40cm de altura.

 

Bem acho q vou ter que fazer uma contagem para ver quem está a ganhar :wink: (tou a brincar!).. não quero menosprezar as opiniões de ninguem e volto a agradecer as respostas até agora.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tem flor é fácil, a flor da Cabomba caroliniana é branca e a da Limnophyla sessiliflora tens tons de violeta.

Mais, pelo menos no caso da Cabomba caroliniana a floração não se dá antes da formação de folhas de superfície, que a planta usa como pendão de equilíbrio para o lançamento da haste floral para fora de água, pelo que se dizes que tens uma flor, ou já vinha com a planta, ou não é uma Cabomba caroliniana, ou em último caso, tens aí uma degeneração qualquer.

 

Um abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradecido pelas explicações Pedro.

 

Já agora quando fiz a pergunta sobre a poda.. a resposta foi simples mas eu tinha coocado outra dúvida... a planta volta a rebentar no sitio onde foi cortada?

è que se não rebentar tenho que escolher bem onde a cortar para não ficar feio.

 

Quanto à flor não sei se é normal mas não me parece ter evoluido muito.. só vejo uma coisa q parece um tufo branco pequeno.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais