Algas filamentosas verdes


Pedrovsky

Recommended Posts

Olá a todos,

 

de modo a facilitar, vou usar o modelo do "questionário":

 

Título do tópico: Algas Filamentosas

 

Descrição do tópico:

em plantas de crescimento lento (musgo e algumas Bolbitis heudelotii)

 

Descrição detalhada do Problema:

Aquário com quase 4meses, as algas filamentosas atacam em plantas de crescimento lento (no musgo e nos Bolbitis que ainda não se estabeleceram completamente)

 

Testes Efectuados:

NO3 <5mg/l (o teste vai de escalas de 5em5, e apresenta uma cor mais suave que os 5mg/l)

PO4 <0.02mg/l (teste JBL, nem mudou de cor, portanto até parece nem haver fosfatos sequer)

 

Fertilização:

não uso, penso não haver necessidade, e não noto carência das plantas disso

 

Substrato usado:

JBL aquabasis (fértil)

areão de basalto (inerte)

 

 

Iluminação:

2x80W, 2x8000K

(no inicio da montagem tinha 1de 6500 e outra de 8000, mas como as lampadas eram usadas fui à Aquaden mas não havia 6500 e foi-me recomendado levar estas 2 de 8000K

lâmpadas porque não haveria problema)

 

Aproveito e deixo o fotoperiodo: +/- 7H

 

Capacidade total do aquário em litros: 540L

 

-------------------

 

1º ponto, 7H está um bocado fraco não está?

 

2º ponto, aparentemente, sem saber o valor exacto de PO4 e NO3, a relação de 10ppm NO3 - 1ppm PO4 estará possivelmente equilibrada?

 

3º ponto, uso um JBL E900, mas este fim de semana vou meter outro igual, fazendo uma filtragem total perto de 2000L/h, será o problema eu ter estado este tempo todo com um filtro com "pouco caudal" para o volume de água que tenho?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Não acho que as 7h de luz, entre 7-9 parece-me óptimo no meu aqua tenho 8h de luz e as plantas desenvolvem-se bem.

O teu problema parece ter origem de um desequilíbrio de nutrientes, e esse caudal reduzido ajuda a agravar, como tens um caudal fraco não existe uma distribuição igual de nutriente pelo aquário.

 

Cumps

Editado por rickmfc
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dimensões do aquário: 150*60*60

 

Já aumentei o numero de horas de luz, depois vejo como se comporta com 1filtro extra e com luz extra.

 

Desequilíbrio em que aspecto? Pelo que li os nutrientes principais que levam ao aparecimento das filamentosas verdes são o fosfato e o azoto, e aparentam estar bons

 

Entretanto, se mais alguem tiver uma ideia da origem do problema, mais uma cabeça a pensar é sempre ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O desiquilibrio que te falavam eu levo mais para a falta de CO2 do que para falta/excesso de macro ou micros.

Mesmo assim, por tudo o que descreves, não parece haver luz nem fertilização em excesso mas aconselhava-te a colocares, pelo menos, CO2 caseiro (1/2 kg acucar; uma colher de chá de bicabornato de sódio; 1 colher de chá de fermento de padeiro; mistura ligada a uma pedra difusora) e verifica passado uma semana se elas estão a desaparecer. Eu diria que isso te resolve o problema pq de resto tudo parece controlado.

 

De qq forma a falta de fertilização pode ser uma explicação porque poderão existir falta de outros nutrientes (micros) que não estejam a entrar no aquário com as TPAs.

Seria interessante tambem pensares na fertilização, numa marca que consideres adequada ao teu aquário/bolso.

 

Há, por isso, uma série de coisas que podem estar em falta apesar do tea correcta descrição e aproximação ao problema.

 

De qq forma não há aquários sem algas :)

 

Cumprimentos,

Pedro Rosa.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais