Substrato JBL Manado


tixxa

Recommended Posts

Boa noite

 

tenho este um saco de JBL Manado parado há algum tempo e queria usá-lo num aqua de cerca de 90 litros cujos habitantes principais são kribs, mas também queria colocar algumas plantas como a ceratophyllum demersum, valisneria americana gigante, ludwigia x mullertii, lobelia cardinalis red e tiger lotus red. Precisava de ajuda pois: tendo como habitantes os kribs, caso eles façam tocas, terei de colocar silica em cima deste substrato, será que possso, neste substrato específico? E as camadas deverão ter que altura cada uma?

E quem o conheça o que dizem da qualidade do mesmo, conseguirei criar estas plantas com ele? Eu sei k nao é nenhum akadama, nem nenhum ADA... Não faço a menor ideia da qualidade dele.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites, para já o jbl manado não é bem um solo fértil ma sim um substrato como akadama que promovem a absorção de nutrientes e a facilidade de desenvolvimento das raízes e das bactérias, por baixo do manado deves colocar um substrato fértil de longa duração como por exemplo o jbl plus ou Sera floredepot que tem um preço acessível. Quanto aos kribs não sou grande entendido na manteria mas acho que não escavam o substrato como muitos dos seus parentes, se colocares umas pedras de xisto a fazer uma toca não haverá crise e não precisas de colocar uma camada de areia sílica pois se colocares os dois substratos vão acabar por se misturar e fica feio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais