fertilizar a agua


xic0

Recommended Posts

boas... eu venho desde ja pedir a vossa ajuda num assunto que tenho alguma dificuldade. o meu aquario neste momento esa a ser atacado por aquelas algas pretas... será de algum tronco?

o meu aquario tem 125 l e uma vegetaçao mais ou menos densa com anubias nanas, valisnerias, echinodorus, "relva", feto e musgo de java.

Normalmente coloco fertilizante liquido de 3 em 3 dias, mesmo assim apresento alguma carencia de nutrientes.

no3- 1

fe- 0.02

fosfato inferior a 1

sera que estarei a fertilizar mal o meu aquario?

xico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não sei bem a que tipo de algas que referes mas acho estranho teres um ataque de algas com NO3 e PO4 tão baixos. eu tenho NO3: 20mg/L e PO4: 0,5mg/L e não tenho nenhum "ataque"

 

que luz tens (potência/tipo de lampada) ??

tens CO2 injectado ??

que equipa de limpeza tens ?? é que uns otos ou sae's podem tratar disso

que fertilizante usas?? em que quantidade ??

 

por agora aconselho.te a usar menos fertilizante porque repara que estás a introduzir "micros"(digo eu pk nao sei ql fertilizante usas mas normalmente é basicamente micros e K talves) mas não tens macros.

 

tenta chegar a valores desta ordem:

 

NO3: 10mg/L

PO4: 1mg/L

 

é que com valores de N e P próximos de 0 de nada te adianta fertilizar.. talves daí as algas. reduz a dose por agora a ver se passa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas...

eu tnh 3 ottos

4 caridinas

i pleco

1 limpa vidros

2 ampularias

tnh injecçao de co2 e as algas têm vindo a piorar

uso fertilizante liquido de seachem

e tnh cerca de 0.8w /l

xico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok.. pela tua descriçao reforço a ideia de que o problema eh a fertilização de Macro-nutrientes.

 

se tens luz e CO2 as plantas vão querer consumir N-P-K em maiores quantidades.

 

no teu caso, N e P são apenas repostos na áqua pelos peixes e pelos restos de comida, acontece é que não são suficientes, ou seja estares a dar mais micro-nutrientes não vai compensar a falta dos macros.

 

uma solução para o teu problema penso que seja arranjares fertilizante de macros para ajudares as plantas a desenvolverem-se mais que as algas já que parece que tens uma boa equipa de limpeza

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Aqui vai o meu palpite, parece haver aí um valor baixo do nutriente NO3, que poderá estar a resultar de uma carencia deste nutriente nas plantas, diminuindo assim a velocidade das mesmas e originando as algas.

 

Solução, se tiveres os outros nutrientes (Micros e macros) com valores bons, podes simplesmente continuar com esse fertelizante (Seachem) e adicionar individualmente o macro nutriente em causa (NO3) pelo método caseiro, que é igualmente eficaz e mais barato :D

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=17053

 

No primeiro post desse tópico, mais abaixo encontras a receita para a solução NO3. banana rock

 

Abraço!

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se tiveres os outros nutrientes (Micros e macros) com valores bons, podes simplesmente continuar com esse fertelizante (Seachem) e adicionar individualmente o macro nutriente em causa (NO3) pelo método caseiro, que é igualmente eficaz e mais barato

 

exacto. os micros são importantes mas as plantas precisam tambem de macros senao nao adianta dar mais micros. a quantidade de micros a adicionar (digo eu) deve ser controlada a "olhómetro". a carência(/excesso?) de micros pode ser observada nas folhas novas.

 

quanto aos macros a relação N-P-K deve ser qq do genero 1 - 0,1 - 3

 

como o K-potássio é dificil de medir (axo k nem há testes) concentra-te no N e P por agora.

 

não vi qual foi o topico que minidiogo te sugeriu mas deixo aqui o primeiro que li sobre a matéria e que me ajudou bastante http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=17053

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite AntónioFerrão :twisted:

 

exacto. os micros são importantes mas as plantas precisam tambem de macros senao não (palavra corrigida) adianta dar mais micros.
se tiveres os outros nutrientes (Micros e macros) com valores bons, podes simplesmente continuar com esse fertelizante (Seachem) e adicionar individualmente o macro nutriente em causa (NO3) pelo método caseiro

 

http://www.seachem.com/french/pond_fr.html

 

POND FLOURISH™ est un engrais général qui contient du fer, du magnésium, du manganèse, du calcium, du potassium, des vitamines et des acides aminés chélatés qui produisent une croissance vigoureuse des plantes aquatiques. Étant donné que les poissons produisent des quantités plus que suffisantes de phosphates et de nitrates, ces éléments fertilisants ne sont pas présents dans Pond Flourish™.

 

O fertelizante que o xic0 utiliza penso que é este, ou seja é um fertelizante que não contém nem fosfatos nem nitratos, daqui vem isto:

 

Normalmente coloco fertilizante liquido de 3 em 3 dias, mesmo assim apresento alguma carencia de nutrientes.  

no3- 1  

 

Com este resultado e com o fertelizante que o xic0 utiliza (Que não tem nitratos) a água que o mesmo coloca no aquário na altura das TPA`s também poderá ter valores de nitratos nulos ou praticamente nulos. Daí eu ter dito para o xic0 continuar com o fertelizante que estava a utilizar e adubar individualmente o macro NO3 (Nitrato), pelo método caseiro (Que é mais barato e eficiente á mesma) ou pelo método de comprar o fertelizante na loja de uma marca qualquer. Assim sendo iria ficar com os macros Potássio e Magnésio pela parte do fertelizante Seachem e o Nitrato pela parte caseira ou fertelizante da loja.

 

Termino este post por aqui, por já estar um pouco longo :D

 

Fica bem

abraço :twisted:

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quanto aos macros a relação N-P-K deve ser qualquer (palavra corrigida) do genero 1 - 0,1 - 3

Atenção que esta proporção não representa as necessidades das plantas, as plantas consomem 14x mais Azoto que Fósforo sim senhor, mas também mais Fósforo que Potássio, normalmente fertiliza-se com mais do último porque é o que em maior carência se apresenta devido a não ter formas naturais de entrar no aquário como os outros dois (ex. comida dos peixes).

 

Para as algas pretas arranja uns SAEs que são dos únicos que lhes chegam a meter o dente.

 

Um abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem.. acho que ta tudo dito. queria só acrescentar uma coisa..

 

repete os testes de NO3 e PO4.

 

se NO3 < 5mg/L e/ou PO4 < 0,5 mg/L

 

podes sempre dar mais comida ou meter mais uns peixes. adicionar fertilizante solido é uma solução k não recomendo simplesmente porque nunca utilizei e tenho-me dado bem sem ela, faço apenas um susbtrato "caseiro" com terra, argila e pregos ou palha d'aço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu ando com um excesso também de algas filamentosas. tinha os fosfatos a 2.5. por isso comprei uma dakelas saquetas que tiram os fosfatos. agora tenho os fosfatos a 0.25. tiro a saqueta com "anti-fosfatos"?

xico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ahhh.. bem me parecia que teres algas com aqueles valores era mto estranho..

 

com PO4 a 2,5ppm nao há duvida que as filamentosas tinham de aparecer.

 

se agora está a 0,25 podes tirar.. até 1,0 em principio não ha problema por isso podes tirar. no entanto acho que não deves usar quimicos como solução apenas em emergencias, até porque podes fazer mudanças de água (50% se for preciso) e consegues reduzir (nesse caso para metade) a concentração de PO4 (admitindo que a tua agua do torneira tem 0)

 

tenta perceber porque apareceram as algas.. tas a dar comida a mais ? há muitos detritos no areao ? das coraçao de boi regularmente ? tens plantas suficientes (isto é importante.. em geral quanto mais massa vegetal mais nutrientes são consumidos) ?

 

talvez arranjares umas plantas de crescimento rápido/muito rápido que consomem muitos nutrientes que ajude.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas... o meu aquario esta mais ou menos plantado com algumas plantas de crescimento rapido. mas outra coisa que acho estranho e que mm com a reducçao de po4 as algas filamentosas nao param de crescer :? tou a pensar fazer uma mudança de 80 % e tentar fazer a fertilizacao do it's me. e ja agora... acham que estou a fazer bem em deitar 2 tampas de seachem florish de 3 em 3 dias?

xico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Com uma TPA de 80%, na minha opinião, só irás criar mais desequilibrio no aquário...

 

Comigo funciona desta maneira, continuo a adubar diariamente com micros e macros nutrientes, em seguimento de plantas de crescimento rápido de modo a estas absorverem os nutrientes que poderão haver em excesso. Semanalmente troco 20% de água do aquário (Quando tenho algas)...

 

Abraço :?

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não estou a ver de que algas estás a falar mas ha um tópico com imagens e informação que podes sempre consultar.

 

o mais importante é lembrares-te que se há algas a mais é porque algo impede as plantas de "ganhar a batalha" com as algas. apesar da nossa intuição apontar normalmente a falta de nutrientes ou de um nutriente, diz a experiencia (dos outros) que normalmente há valores demasiado altos de um nutriente a "bloquear" a absorsão de outros nutrientes. há tópicos aqui a explicar essa situação.

 

80% acho muito drástico.. vais alterar muito as condições porque a água da torneira de certeza é diferente (ph,kh nao sei mas nutrientes não ha duvida).

 

repara que se nao tens o aquário (muito) bem plantado talvex nem precises de adubar (com a frequencia que o fazes). há medida que vais tendo mais plantas, vai haver um maior consumo dos nutrientes. falando mais de N e P, só quando a comida e peixes não produzirem o suficiente é que vale a pena adubar.. senão estas apenas a adubar as algas. valores muito altos de N-P não fazem por si as plantas crescer mais depressa..

 

quantas horas por dia de luz é que dás ?? reduzir talvex seja uma boa ideia.. eu cumecei em 14..13..12.. agora vou nas 10h (penso que a média do pessoal ande pelas 10h nos plantados). corrijam-me se for o caso mas acho k as algas precisam essencialmente de Luz N e P enquanto as plantas precisam de muito mais.. por isso aconselho.te antes mudas de 10% de 2 em 2 dias (ou coisa do genero) para baixar N e P.

 

as mãos tambem combatem as algas (lol) mas só adiam o problema, se as condições se mantiverem elas voltam..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais