Iluminação...


viveiros8

Recommended Posts

Boas, necessito de ajuda para iluminação do meu aqua que estará pronto entretanto.

 

O aquário mede 120x50x60cm, e o meu objectivo é fazer um aqua comunitário e com diversas plantas, estava a pensar colocar 4 lâmpadas t5 mas estou com

 

dúvidas quanto ao tamanho das mesmas. Que tamanho deve ter as lâmpadas para um aquário com estas dimensões. A calha que será feita por mim vai ficar

 

dentro de uma tampa, por isso não será vista e pretendo pousa-la nos vidros laterais do aquário.

 

Agradeço que me ajudem.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

dependendo dos vidros que vais colocar nas laterais, caso sejam largos, podes não precisar de suportes de lampadas estanques.

o minimo de iluminação, para plantas pouco exigentes são 2 lampadas T5 de 54W.

contudo se quiseres um bom plantado, podes passar logo para um minimo de 4*54w.

existe ainda a possibilidade lampadas de led's, mas por enquanto são caras, mas compensam no consumo a longo prazo.

quais as plantas que estás a pensar colocar e a altura de água no aquário?

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

 

Um sistema DIY com Leds para plantado, na minha opinião, é má ideia para quem não tem conhecimentos suficientes no campo da iluminação. E o preço de um sistema desses para um aquário deste tamanho ficaria caríssimo mesmo sendo um DIY quando comparado com um sistema fluorescente.

 

Com 120cm de largura tens muitas opções: T5 54W (115cm), PLL de 55W (54cm), T8 36W (120cm) e até HQI. Talvez o sistema mais equilibrado, mais elegante e com potência que te permite uma boa margem de manobra será 4 x 54W T5 podes usar dois balastros duplos para controlar separadamente cada par.

 

Cumprimentos,

 

Zé Carlos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obg. por me ajudarem...

 

Kanto às plantas ainda não sei bem mas ñ faço mta questão de lá colocar plantas com difícil manutenção.

 

A coluna de água deverá andar à volta dos 50cm.

 

Eu já andei a pesquisar os tamanhos de lâmpadas mas é um pouco confuso...

 

Vou colocar lâmpadas t5 isso está decidido, o que eu quero saber é: se eu optar por 4 lâmpadas t5 HO 54W qual é o tamanho das lampadas???

 

Isto se existirem lâmpadas t5 ho 54W de vários tamanhos.

 

Obg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

O tamanho varia com a potência da lâmpada. A cada tamanho cooresponde uma potência.

Se quiseres tamanhos diferentes para potências similares tens de usar lâmpadas diferentes!

Por exemplo T5 HO 54W 115cm vs PLL 55W 54cm.

 

T5 HO 54W 115cm.

 

T5 HO 39W 85cm.

 

T5 HO 24W 55cm.

 

Cumps,

 

Zé Carlos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

como já fizestes a escolha de T5 HO de 54W, eu optava por iniciar a iluminação com 2*t5

o aquário ficaria com uma iluminação uniforme e suficiente para as plantas de relativa facilidade.

na aquaeden e na pet4you tens essas lampadas, pode optar por loja fisicas, onde podes ver o produto ao vivo primeiro.

já sabes onde vais comprar o balastro e os suportes?

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

 

Permitam-me discordar do Tiago. Acho que se vais mesmo avançar com a construção de uma calha DIY devias contemplar já 4*T5 54W mesmo que ao inicio fiquem ligadas apenas 2 lâmpadas. Isto porque mais tarde poderás precisar de mais potência e se já lá estiver o equipamento não tens de andar a inventar. O investimento também não será muito maior.

 

As lojas referidas principalmente a primeira tem preços convidativos e excelente material mas sinceramente acho uma asneira mandar vir lâmpadas com 1.15m pelo correio. Os balastros e afins até concordo mas as lâmpadas correm sérios riscos de não chegarem ao destino a funcionar.

 

Por mp esclareço onde arranjar material de iluminação a preços excelentes aqui no Norte.

 

Cumprimentos,

 

Zé Carlos.

Editado por jcas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, vou agora montar um aquario de 1,5 m e ando as voltas a pensar como farei com a iluminação deste, quero fazer um bom plantado mas por ja ter gasto no aqua queria resolver a iluminação o mais barato possível

Link to comment
Partilhar nas redes sociais