Dúvidas na ciclagem!!


HaGs

Recommended Posts

Boas.. sei que existem muito tópicos sobre ciclagem... mas não encontrei as respostas para as minhas duvidas...

 

Tinha aqui à uns tempos um aquário da antiga inquilina de 35L+-, e decidi meter mãos á obra e montá-lo...

 

A dúvida é: Será que a ciclagem estará a ser bem feita?

 

O aquario é composto por:

 

Base: Areão grosso

Plantas Artificiais

Tronco

Filtro

Aquecedor

 

Na altura de adicionar a água, juntei um anti-cloro, para regularizar a água e juntei umas gotas de SERA NITRIVEC...

 

Com isto, vai haver formação de bactérias... ?

O aquario tem lampada... Devo ligá-la por 6 a 8h nesta fase??

 

4ª feira faz uma semana que está a trabalhar... notei ao principio a água algo turva, mas já está melhor agora.. talvez fosse do tronco... e já li que nesta fase é normal ficar algo turvada...

 

 

com isto pergunto se fará falta adicionar algo mais para uma ciclagem correta...

 

Cumps o Obrigada...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estás no bom caminho.

Podes adicionar um floco de comida diariamente (isto é a olho...)

 

Não tenhas pressa a introduzir peixes, as bactérias demoram (e tu não fizeste colonização, por isso espera mais umas 2 semanas antes de introduzires o primeiro peixe).

 

Depois convinha que fizesses uma TPA antes de introduzir o primeiro peixe.

 

(isto não há receitas fixas, o tempo é um dos melhores amigos do ciclo)

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estás no bom caminho.

Podes adicionar um floco de comida diariamente (isto é a olho...)

 

Não tenhas pressa a introduzir peixes, as bactérias demoram (e tu não fizeste colonização, por isso espera mais umas 2 semanas antes de introduzires o primeiro peixe).

 

Depois convinha que fizesses uma TPA antes de introduzir o primeiro peixe.

 

(isto não há receitas fixas, o tempo é um dos melhores amigos do ciclo)

 

Cumps

 

A comida é qualquer uma que se encontra no mercado nao é?

 

O TPA?.... digamos... 3 chávenas de chá pro exemplo? Desculpa fazer a medição pelas chávenas.. mas assim tenho mais noção xD

Pois tiro 3, e adiciono 3...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A comida é qualquer uma que se encontra no mercado nao é?

 

O TPA?.... digamos... 3 chávenas de chá pro exemplo? Desculpa fazer a medição pelas chávenas.. mas assim tenho mais noção xD

Pois tiro 3, e adiciono 3...

 

a troca de água parcial é com cerca de 10 a 20% de água, contudo tambem tens de ter em atenção, os parametros de nitratos, ph, nitritos e amónia, pois são parametros importantes para os peixes viverem bem.

a comida para a fase inicial, pode ser qualquer uma, mas podes já comprar para os peixes que vais ter.

normalmente compra-se flocos.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok.... eu faz hoje 8 dias que o montei, segundo a funcionária da loja, daqui a mais 8 é que meço esses valores... e se estiverem bons, já poderei por os primeiros peixes...

 

Há alguma forma "técnica" de ver se a ciclagem está feita? ou é mesmo pelo tempo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok.... eu faz hoje 8 dias que o montei, segundo a funcionária da loja, daqui a mais 8 é que meço esses valores... e se estiverem bons, já poderei por os primeiros peixes...

 

Há alguma forma "técnica" de ver se a ciclagem está feita? ou é mesmo pelo tempo?

 

A forma "técnica" de ver se a ciclagem está feita é quando depois de teres tido um pico de amónia e de baixar, depois de teres um pico de nitritos e de baixar, tens um pico de nitratos e nessa altura fazes uma TPA. A percentagem de água nova que introduzires varia consoante os parâmetros (umas vezes mais, outras vezes menos), mas 10 a 20% dá uma boa ideia (no teu caso, cerca de 3 a 6 litros). Quantas chávenas são? Isso já tens que fazer as contas :P

 

Um floquinho de comida por dia, é o suficiente. Depois compras o primeiro peixinho (faz antes uma pequena TPA) e esperas uma semana. Vais medindo os parâmetros, ver se os nitratos (NO3) não estão a níveis perigosos, nova TPA e mais dois peixinhos. Agora tens de ter muita atenção ao número de peixes que vais introduzir e que peixes vais introduzir. Não caias no risco de comprar os mais bonitos e tal...Informa-te, vê que peixes se adequam ao teu aquário (quer em termos de tamanho - em adulto -, quer em termos de parâmetros - pH e Gh).

 

Diverte-te com o aquário :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela atenção crush...

 

Ainda não medi os valores, mas fazendo isso, ja vejo então como está a ciclagem...

 

se estiverem bons, esta 4ª feira talvez compre o 1º peixe...

 

Eu talvez ponha no máximo uns 5 peixes... e não dos que cresce muito...

 

Bonito vi eu um na loja... tipo o Nemo... mas é de água salgada :( cairam-me logo os olhos xD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha, é apenas uma sugestão e és livre de escolheres os peixes que quiseres, mas, com o teu aquário, iria para um pequeno grupo de cardume (como os neons, barbos, etc.). Normalmente recomenda-se mollys, guppys, espadas ou platis. Mas eles têm algo tão maravilhoso como preocupante: reproduzem-se facilmente. E é giro ver os pequeninos e tal, mas depois não tens como os manter, num aquário pequenino...Por isso, pode não ser do melhor...Se quiseres desses peixes, arranja uma espécie (e só uma mesmo) com uma proporção de pelo menos 2 fêmeas para 1 macho (para o teu aquário, recomendaria 3 fêmeas e 1 macho). Talvez de mollys, que tens mais variedade e cores.

Ah e arranja uma ampulária para limpar o aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nice crush... tive agora a medir os valores da água e segundo o comparador, parecem-me bem.. mas logo ponho-os aqui...

 

Hj em principio vou comprar os primeiros peixes... :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Ora bem... tava tudo a correr bem.. até duas mollys, uma ampulária e 6 neons terem morrido...

 

Eu tinha duas mollys, 4 neons 1 limpa fundos e ampularia... decidi comprar 6 neons, e passados dias após os ter posto no aquarios, desapareceram... um reparei que estava no filtro ( talvez morrese por sucção) e os outros nunca mais os vi... será que os molly os comeram??

 

depois disso, morreu uma molly, depois a ampularia e outra molly...

 

deixo aqui os valores do meu aquario... n sei se estao dentro dos parametros...

 

GH ( Dureza Geral) =0

 

KH ( Dureza Carbonada)= 0

 

PH = 6.0

 

No2 (Nitritos)= 0

 

NO3 (Nitratos)= 40

 

 

Tenho instalado no filtro, filtragem de carvão... e disseram que dura +- 2 meses. Ja comprei filtro biológico. Para trocar, basta apenas tirar um e por o outro?? ou é preciso algum cuidado especial?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens os nitratos muito elevados, caso tenhas plantas, é possivel que na altura que morreram estivessem mais elevados, ou então os peixes estavam fracos e mais sensiveis.

o carvão não é obrigatório apenas é usado quando se faz medicação, sim basta trocar o velho pelo outro novo.

o ph tambem está alterado e devia estar mais elevado, pelo menos 7 para esse tipo de peixes, e o ph tão baixo corroi a casca às ampulárias.

Editado por robintiago

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

11 peixes e uma ampulária nesse aquário foi demais...E duplicar a população para o dobro num só dia é algo que se deve evitar...A introdução de peixes deve ser sempre calma e lentamente... Pode também não ter havido uma ambientação mais correcta...

 

Os peixes que morreram é estranho terem desaparecido totalmente (comidos) em tão pouco tempo e tantos.

 

É possível que com a morte de um peixe inicialmente, a amónia tivesse aumentado sem saberes e causado a morte dos outros peixes e isso ter tido um efeito bola de neve...

 

Sempre que um peixe morrer, é aconselhável fazer uma pequena TPA...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Plantas nao tenho... para baixar os Nitratos e aumentar o PH... há algum modo "artesanal" ou compro algo na loja??

Editado por HaGs
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Plantas nao tenho... para baixar os Nitratos e aumentar o PH... há algum modo "artesanal" ou compro algo na loja??

Boas,

Os nitratos baixam-se com TPAs, ou metendo algumas plantas de crescimento rápido... O pH podes subir colocando algo calcário no aquário, ou conchas no filtro, por ex... Mas cuidado com as variações bruscas de pH na água.

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Os nitratos baixam-se com TPAs, ou metendo algumas plantas de crescimento rápido... O pH podes subir colocando algo calcário no aquário, ou conchas no filtro, por ex... Mas cuidado com as variações bruscas de pH na água.

Abraços

 

Algo calcário como assim? Rochas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Algo calcário como assim? Rochas?

Sim, por exemplo... As rochas calcarias fazem subir o PH... Não te sei é dizer pra que valores o ph ira subir...

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, por exemplo... As rochas calcarias fazem subir o PH... Não te sei é dizer pra que valores o ph ira subir...

Abraços

 

Mas cheguei a ler aqui no fórum, que não era bom por rochas calcárias... até se fazia o teste do vinagre...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas cheguei a ler aqui no fórum, que não era bom por rochas calcárias... até se fazia o teste do vinagre...

Mas exactamente por isso, por fazerem subir o ph.

Mas por exemplo, tu tinhas peixes com necessidades de PH ligeiramente diferentes, tinhas os neons e o limpa fundos(não sei de que espécies falas), que necessitam PH ligeiramente ácidos (entre 6 a 7), e tinhas as mollys que necessitam um PH mais básico (entre 7 a 8). Acho que devias primeiro ver que tipo de água tens e depois decidir pela fauna a colocar. Se fizeres o contrário, vais ter mais dificuldades, pois necessitas de estar a condicionar a água ao PH que os teus peixes necessitam para viver em boas condições.

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.