Capacidade do Mínima do Aquário


Recommended Posts

Boas!

 

Eu sou relativamente novo nestas andanças e como tal pensei que o pessoal mais experiente me pudesse dar algumas dicas :)

 

A minha dúvida é a seguinte: eu tenho actualmente 15 peixes dourados (eram para ser só 10 mas ocorreu um "imprevisto" xD ) - qual é a quantidade mínima de água necessária para que cada peixe cresça de maneira saudável?

 

Isto porque estou com receio (aliás, estou quase certo) de que o aqua não tem capacidade suficiente para suportar tantos peixes, especialmente quando tenho apenas uma bomba, mas não tenho nenhum filtro... e apesar de os peixes estarem de perfeita saúde, temo que seja Sol de pouca dura...

 

Se me puderam esclarecer quanto a isto agradecia. :P

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esta' a falar dos comuns peixes de agua fria que sao chamados em portugues correcto de peixinho dourado.

 

E' um aquario muito problematico, sem filtro e com tanto peixe desse. A sorte e' que quando crescerem podes por num lago! Isto se sobreviverem ao que estao a passar, coitados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, foi o que presumi (apesar de peixe dourado não ser nenhuma especie especifica em termaos cientificos).

Um aquario de 20 litros é uma tortura para os animais, provavelmente não irão durar muito... :cry:

Editado por Ruy M.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me muito triste ter de responder a isto...

Peixe dourado, provavelmente falamos de uma especie que crescerá entre 15 a 30cm,

ora pelo calculo 1cm de peixe adulto por litro de agua... Faz tu a matemática...

Peixes de agua fria são extremamente porcos, como se não bastasse serem 15 em 20 Litros, não têm direito a filtro...

Neste momento estão a tentar não se asfixiar no proprio excremento.

Espero que a resposta seja lucida o suficiente para que mudes alguma coisa.

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Posto isto terei mesmo que mudar algo... Não fazia ideia que o problema era mesmo assim tão grave D:

 

Ao inico era suposto serem apenas 10, mas a semana passada um amigo meu ofereceu.me mais 5 (daí a minha preocupação).

 

Após ver todas as respostas (e obrigado por terem sido sinceros, eu quero mesmo que estes peixes durem bastante tempo), resolvi criar um projecto para fazer o meu próprio aquário (já que em tempos ajudei um primo meu a fazer um, e já vi bastantes casos de sucesso de aquas DIY aqui no forum).

 

Isto irá eventualmente parar à secção DIY, mas entretanto vou postar aqui, para ver o que acham:

 

Aquário de vidro 60x30x30, plantado (irei pesquisar mais acerca da plantação de flora no aquário para me certificar que não faço asneira outra vez ;) ):

 

Materiais:

 

- 3 placas de vidro 60x30 (fundo, frente e trás);

- 2 placas de vidro 30x30 (lateral);

- placa de madeira (base do aqua);

- 2 placas de esponja 60x30 (uma entre a madeira e o vidro e outra na base);

- reforços de um material resistente para colocar exteriormente em cada canto do aqua (preciso de ajuda neste tópico, quanto ao material mais resistente e económico a utilizar);

- Silicone, para colar e vedar o aquário (sei que existem marcas expecificas para isto, mas não me lembro quais - podem dar uma ajuda? :) )

- O tipo de plantas adequadas para um aquário de kinguios (e que não necessitem de muita luz, já que o aqua se encontra bastante próximo de uma janela onde incide o Sol);

- Bomba de ar (possuo duas);

- Filtro (davam ajuda algumas dicas acerca de um filtro económico e eficiente, e adequado para a capacidade do aqua);

- Areão para o fundo (também davam jeito algumas dicas, se bem que já tenho uma grande quantidade de seixos de 2-3cm herdados do antigo aquário do primo que referi anteriormente).

 

Para além das dúvidas que já expressei em cima, qual a espessura do vidro que terei de comprar para um aqua destas dimensões? E já agora, como sou novo nestas andanças, e vocês têm claramente mais experiência do que eu, quanto acham que me ficará este empreendimento? Compensará? Podem até deixar algumas dicas acerca de onde arranjar os materiais ou mesmo algumas marcas de equipamento que julguem ser melhores. :)

 

Este vai ser o meu projecto para estas férias, resta esperar que os peixes durem até lá - e espero mesmo que durem, já me afeiçoei a eles... tenho de ter mais cuidado doravante... :(

 

Qualquer dica (ou mesmo raspanete ;) ) façam favor de postar.

O que eu quero é o melhor para os meus peixes, e estou aqui para aprender com os vossos conselhos ;P

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

antes de te dar as minhas opiniões sobre o DIY, honestamente acho que devias mudar a fauna, quereres esses peixes para o aquario que queres montar (54L Brutos) não é uma solução.

Estamos a falar de peixes de lago... O melhor conselho que te posso dar, é arranja uma loja que te possa ficar com eles, ou um lago onde possam viver...

A diferença para peixes de agua quente para o que vais ter é apenas um Termo (W), que facilmente arranjas pelos 20€.

Tens mais variedade de peixes e a longo termo, reconhecerás que foi o melhor que podias fazer.

Então aí, estarás pronto para entrar neste mundo e iniciar a tua aventura.

se assim não for, é apenas uma questão de tempo até os perderes todos.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.