Desnível aqua 375 litros


Recommended Posts

Boas noites, adquiri agora um aquário de 375 litros ( 150*50*50) com vidro de 10mm e travessas francesas e uma central de 100mm por 50mm visto o meu antigo aquário ter rachado. Coloquei o novo aquário todo satisfeito num aparador bem robusto que tinha na sala e como o aparador só tinha 450mm de largura coloque um tampo de cozinha bem grosso desses que imitam pedra e ainda coloquei uma placa de wallmate de 30mm de espessura por causa do erro que tive com o outro aquário. Montei o substrato e enchi o aquário por metade para ver se estava tudo ok antes de encher por completo e deparo-me com um desnível de exactamente 1 cm para os lados, o aparador tem 8 pés por isso e bem complicado nivelar o dito. Será que poderei ter problemas futuros? Ou quando o acabar de encher o wallmate vai assentar e eliminar o desnível? Preciso da vossa ajuda para não ficar novamente com a sala alagada e perder outro dinheirão em peixes como da outra vez. Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Terás sempre que nivelar o aparador, quando o aquário estiver cheio o peso é distribuído de igual modo por todo o wallmate, logo não elimina qualquer desnível.

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois mas com 8 pés corro o risco de ficar algum levantado e acabar por abater o aparador, e a única maneira era calçar os pés 1 a 1 devido a não terem regulação como trazem alguns moveis próprios para aquário mas acho um grande risco, será que 1 cm é muito risco?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como o aquário e comprido até não se nota muito assim porque o desnível vai muito gradual só estava preocupado mais era com o risco do aquário rachar ou descolar por fazer mais pressão de um dos lados, só por a parte estética acho que não vou arriscar dar cabo do móvel ou até mesmo do próprio aquário. Em ultima opção se calhar madava fazer uma estrotura em ferro para muda-lo e que a mesma leva-se pés ajustáveis mas agora com o gasto no aquário não vai dar. Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Geada,

 

 

sempre podes calcular o peso total do conjunto aqua/aparador e ver o preço de uns suportes de chão falso extensiveis que em conjunto tenham capaciadade para suportar um pouco mais que esse peso e subtituias pelos pés do aparador e assim conseguias nivela-lo e corrigir algum futuro desnivel e sempre sai mais barato e rapido que mandar fazer uma estrutura.

 

cumprimentos

Editado por Sabuguense
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje tirei a agua toda e decidi mudar o móvel de sitio e consegui remediar um pouco a situação agora tenho um desnível de 6mm, ainda não é perfeito mas já me deixa um pouco mais descansado. Lá para terça feira chegam as plantas e vou encher todo e rezar para que nada corra mal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Geada

 

Esse aquário, depois de todo montado e equipado, pesará cerca de 500Kg. Deve confirmar a estabilidade do "Aparador" para suportar essa carga.

 

Antes de o encher, com um "Nível de pedreiro" deve nivelar bem o móvel colocando debaixo dos pés umas pequenas cunhas de madeira para todos ficarem bem apoiados no chão.

 

Se o revestimento do pavimento onde está o aquário for de madeira deverá ter em atenção que ele pode assentar com o peso do aquário.

 

A esferovite era melhor e mais berata para colocar debaixo do aquário pois deforma-se com mais facilidade absorvendo melhor as diferenças entre as duas superfícies (tampo de madeira e fundo do aquário).

 

Só depois destas medidas deve encher o aquário.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas tardes, ontem tive a fazer uns ajustes e ficou mais nivelado a diferença já não é muita e os pés do aparador já estão mais seguros. Hoje para reforçar a estrutura vou colocar uma trave em madeira no fundo do móvel para ficar mais descansado. Como as plantas só vem pro fim da semana ainda tenho tempo para pequenos ajustes mas ficar completamente nivelado é complicado devido a ter 8 pés para nivelar. Já agora em relação ao wallmate e esferovite optei por o primeiro devido a durabilidade e de ser mais isolante e com 500kg de peso aos poucos vai deformar e nivelar na perfeição pelo menos é o que verifiquei aqui no forum, mas é claro que é opção de cada um já vi também muita gente a defender que o esferovite é melhor. Como fui eu a montar o aparador vi como era a estrotura e parece-me ser melhor do que os moveis que vejo a venda para aquarios mas mesmo assim tenho algum receio.

Editado por Geada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Geada

 

Nestas coisas costumamos dizer que o seguro morreu de velho, no entanto não é necessário exagerar. 500 Kg parece um peso enorme quando se fala na esferovite mas temos de ter em consideração que, uma vez que o aquário está uniformemente apoiado, com a área de 150cmx50cm, a tensão de contacto transmitida à esferovite é de apenas 67 gramas por cm2, o que é insignificante pois a tensão de segurança do "Popiestireno" será de pelo menos 1Kg/cm2 (dependendo da densidade do Poliestireno, mas nunca será menos).

 

Salvaguardados os aspectos da estabilidade do móvel, não terá quaisquer problemas com a montagem.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tardes José, não me passava pela cabeça que o esferovite tivesse tanta capacidade de suporte muito menos que o peso do cm2 no meu aquário fosse tão pouco. Mas no caso do wallmate temos uma vantagem a comparar com o tradicional esferovite que é o insulamento térmico e acústico superior, já li neste forum que até os ligeiros passos de uma pessoa se fazem sentir no interior do aquário mais agravante na minha situação é ter uma estrada ao pé de mim que passam muitos camiões podendo criar stress nos habitantes prejudicando o seu bem estar e reprodução, posso estar a dizer uma grande asneira mas foi o que verifiquei com alguma pesquisa. Obrigado pela sua resposta tão exacta da questão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Geada

 

Se de facto a sua casa é afectada pelas vibrações do trafego pesado na estrada próxima, e se ainda for a tempo, uma maneira muito eficaz de atenuar essas vibrações será colocar uns pequenos calços de aglomerado de cortiça por debaixo dos pés do móvel. Pode arranjar umas pequenas chapas em aço inox ou alumínio e fazer uns pequenos apoios tipo sanduiche com aglomerado de cortiça, muito fácil de obter aí pelas obras ou no comércio de materiais de construção, e muito barato. Irá seguramente reduzir, e muito, o stress dos habitantes do áqua.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tardes, realmente era uma excelente ideia mas por acaso já não vai dar pois acabei agora mesmo de montar o aquário, mais brevemente possível vou colocar fotos. Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.