Potência do Filtro Perdida para metade


Recommended Posts

Tenho um Aquario de 90L Comunitário, o meu filtro é um de canister, o Sera Bio 130 400l/h.

Recentemente adquiri 2 Red Cherrys, um deles ainda juvenil, e já há 3 Semanas (+/-) que tenho 2 alevins de Guppy a sobreviver no comunitario.

A meio da semana passada reparei que o alevino mais pequeno assim como o red cherry juvenil, tinham desaparecido.

Calculei o pior... Mas ao fazer a TPA neste fim de semana, aproveitei para limpar o filtro, e encontrei tanto o alevino como o red vivos, em cima da lã de vidro...

Recuperei-os, e fiz aquilo que já tinha lido por aqui, uma meia de vidro na cabeça do sugador do filtro, para impedir que volte a acontecer.

Com este processo perdi a intensidade do filtro para menos de metade do habitual, e mesmo o retorno em cascata não está a produzir o oxigenio esperado, o que me deixa algo apreensivo...

Alguém tem alguma técnica que me possa ajudar a contornar isto?

Obrigado

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só a colocação da meia não ia diminuir para metade... Limpaste o filtro? pode estar a precisar de ser limpo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é filtro interno?

 

Não terás colocado muita e de forma compacta lã branca?

 

Para saberes se é da meia é fácil, retiras a meia e verificas logo....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

è filtro externo canister

A lã só a substitui ontem, por isso estou certo de que não será isso, pois desde o fim de semana que está assim, quanto a tirar a meia para testar, é o que tenho de fazer, quando chegar a casa hoje...

E se for da meia? já vos aconteceu?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se é externo terás um crivo no lugar da meia podes colocar uma esponja.

 

Não limpaste o rotor mas deve ser das mangueiras, mesmo parecendo que não as paredes das mangueiras ganham uma sujidade (nhanha) que ocupa as paredes laterais e retrai o fluxo da água, assim como os diabetes fazem nas nossas veias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que as mangueiras têm de ser compradas novas, se não estou em erro essa é a ùnica parte. :eusathink:.

E tens que ver o tamanho delas pois não devem ser iguais, uma para o input outra para o output.

Se não estou em erro. :rolleyes:

Cumprimentos ,

 

Neuza Pereira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para limpar as mangueiras pode usar umas escovas de limpeza que se compram em qualquer loja de aquariofilia. Uma vez que os tubos podem ter até 1,5 metros, eu uso um arame a prender a escova para conseguir fazê-la passar pelos tubos de uma ponta à outra. E ficam como novos. Penso que os tubos tenham de ser trocados quando tiverem bastante tempo de uso e ficarem rígidos, mas numa limpeza normal basta lavar com es escovas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não precisas de comprar as mangueiras, utilizas um escovilhão (existem à venda em lojas) e com algo comprido passas por dentro das mangueiras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, assim parece-me bem:)

Vou tentar apurar se de facto foi isso que causava a perda de potência, e vou aproveitar para tentar ver a hipotese da esponja no sugador, enquanto houver jovens alevinos e camarões pelo aquario, e adquirir um escovilhão para fazer essa manutenção:)

Assim que tiver, resultados comunico:)

Obrigado pela ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O filtro é novo, tem cerca de 2 meses assim como as mangueiras...

Se comprar novas, significa que tenho que comprar umas novas de 2 em 2 meses?

Tem de haver outra forma mais sustentável... :confused4:

 

Já te responderam como limpar, adianto-te só que as mangueiras duram anooooossss.... se forem limpas regularmente (eu limpo com 1 a 2 meses de intervalo, mas tenho dois filtros).

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.