2ª tentativa (e possivelmente a última)


Recommended Posts

A minha 1ª experiência na aquariofilia durou.........8 dias :tapfoot, ou seja os peixes morreram ao oitavo dia. Pelo que li aqui no forum morreram devido ao icto. Como não costumo desistir á primeira quero montar outra vez o aquário, desta vez seguindo todos os passos necessários.

 

Material:

aquario 30 L

Bomba de ar

Filtro interno.

 

Posso só trocar a água ou terei de ferver a areia e as pedras? E o filtro interno?

 

Depois de encher o aquário, um produto para o cloro é suficiente? O que aconselham?

 

Quanto tempo deixar o aquario só com a água até colocar novos peixes (água fria)?

 

 

O facto do aquário ficar exposto ao sol grande parte do dia terá provocado a morte dos peixes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Maria,

 

Conselhos:

1º desistir de peixes de agua fria( vão crescer até aos 30cm exatamente o comprimento do aqua sem não ocontecer é porque morrerão antes por falta de espaço).

 

2º não colocar peixes ao fim de 2dias ( completar o ciclo do azoto)

 

3º dar ouvidos as conselhos que lhe são dados aqui no forum por pessoas experientes

 

4ºter consciencia que peixes nao são objectos de decorção mas sim seres vivos que devem ser respeitados com tal, por isso informe-se antes e não faça nada de que não tenha a certesa

 

sim deve lavar e ferver tudo novamente sem detergentes é claro, e não basta por o anticloro e vai peixes lá para dentro, não, tem de fazer o ciclo do azoto, deixe estar os peixes que "limpam", normalmente são peixes muito grandes para esse aquario, escolha cinco ou seis peixes que em adultos não vão para além dos 5cm

 

cumprimentos

Editado por Sabuguense
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é certo que é frustrante,

 

mas se tudo for feito com paciencia demora a ter tudo a fucionar mas depois o resultado é bastante gratificante,

 

eu sei bem a angustia e ansiadade que é ver um aquario cheio sem peixes durante um mês, ser consumido pela tentação de por qualquer coisita lá dentro, mas aguentei e agora tenho um aqua a funcionar em pleno e provavelmente por muitos anos, para meu regalo e felicidade dos meus amiguinhos.

 

A principal causa de fracaço de um aqua é a impaciencia,querer montar tudo de um dia para o outro e depois nem um mês dura, enquanto se perderem o tempo necessario vai durar bastante,

 

calma, ponderação e sensatez são virtudes esseciais ao sucesso no hobby, quem não estiver disposto a fazer desta forma mais vale não o fazer de todo e dedicar-se á pesca que assim mata peixes á mesma mas sempre tira algum proveito.

 

Boa sorte aos que estão disposto a fazer como deve ser feito.

 

Cumprimentos

Editado por Sabuguense
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O principal fator de desistência do hobby é precisamente esse, a falta de paciência, em tudo temos que ter paciência para fazermos as coisas bem, pode demorar mais ou menos tempo, mas temos que ter paciência para ler, saber ouvir e esperar....

 

Tanto é preciso paciência como bom senso e discernimento, se nos dizem que são muitos peixes para o nosso aquário, por norma não ligamos, até parece que leva mais alguns....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Montei o meu 1º Aquário há relativamente pouco tempo.Foi necessário muita PACIÊNCIA. Tive o aquário um mês e meio sem peixes nenhuns. Foi tudo feitos nas calmas. O resultado? O aquário está estável,ciclado, os peixes saudáveis e a reproduzir. O fórum está cheio de bons conselhos...é só seguir.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro morimalmeida

 

Isto dos aquários é como nas obras: Um projecto bem feito e planeado, que demora mais tempo, resulta numa obra bem executada e em muito menos tempo pois muita coisa não será executada duas vezes com a consequente perda de tempo e de outros recursos.

 

Deve planear bem a nova montagem e perder algum tempo aqui no fórum para procurar conhecimentos que o ajudem a evitar erros, que na maioria dos casos serão fatais para os novos habitantes do aquário.

 

Nestas coisas a pressa é sempre um grande inimigo.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

na minha humilde opinião, se queres isto, faz o que podes com o que tens, e pelo que tens te aconselho:

Compra um Termo de 50W (não são caros)

Substracto de granulagem baixa, arranja umas cabombas ou anubias.

Pões o aquario a trabalhar com tudo a funcionar, se comprares as bacterias podes acelarar o ciclo do azoto, podes saciar a tua ansiedade dentro de uma semana, semana e meia, e podes ter uma fauna até 25 cm max de peixes.

( cada cm de peixe em adulto por litro de agua).

Talvez um cardume pequeno de viviparos (plattys ou guppys por exemplo...) 4 ou 5

Mas se assim o fizeres , vais pondo 2 por semana.

Se quiseres demais para o que tens de material, pode resultar em morte da fauna.

Peixes de agua fria, só se quiseres que vivam pouco e mal.

Tens sempre os bettas tambem...

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Começei hoje os preparativos para a minha 2ª tentativa. Na tentativa de evitar erros fatais decidi ir descrevendo todos os meus passos, na esperança que me corrijam os meus erros.

 

1º Passo

 

Tirei a água do aquario assim como todo o material (pedras, filtro, areia grossa). Para "desinfectar" a areia vou fervê-la, não sei a como vou fazer com o filtro e com o termostato?! Será necessário ter algum cuidado especial com os vidros do aquário?

 

Agradeço a vossa preciosa ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Maria,

 

não sei que tipo de filtro se trata, mas se for interno de esponja ferva um pouco a esponja que isso vai matar qualquer bacteria que por lá ande (maligna ou benefica, visto ir começar de novo não faz mal matar as boas), aquario, termostato e corpo do filtro lave com chuveiro bem quente não durante muito tempo pois o material de aquariofilia normalmente é feito para suportar apenas 35ºC, mas por dois ou trés minutos não ira fazer mal.

 

Antes de por tudo lá para dentro, visite outros topicos e veja outro aquas semelhantes em dimensões ao seu para tirar umas ideias e pensar bastante bem no tipo de lay-out ou seja o tipo de coisas e como vai dispor essas mesmas coisas,se não tiver jeito peço a quem tenha que desenhe a forma do fundo do aquario visto de cima e vá aos poucos desenhando uns esboços daquilo que pretende tipo esta pedra aqui aquela panta alí esta area vazia aquela parte do substrato mais elevado etc... se já tiver uma ideia concreta irá facilitar tudo, repare aqui a ideia é costruir uma casa para os seus peixes e quando eles chegarem já estar tudo em condisões e devidamente arrumado para facilitar a sua adaptação.

 

Agora é a altura ideal para decidir se vai querer investir na iluminação e substrato fertil, ausencia destes dois factores vai limitar-lhe bastante na escolha do tipo de plantas restando-lhe meia duzia de plantas muito pouco exigentes, contudo ainda dá para fazer coisas bem interesantes,(deixar o aqua ao sol não é uma opção).

 

Acho que por esta altura já se mentalizou que vai ter o aquario sem peixes durante pelo menos um mês, de certesa que lhe vão dizer "atira bacterias lá para dentro que isso vai mais rapido" mas essas bacterias custam algus trocos que lhe vão fazer falta para comprar um teste de PH que tem mesmo de ter há outros tais como de: GH; KH; Amónia, Nitritos, Nitratos, Cloro e etc..mas por hora podem esperar, aconselho a comprar de gotas, há uns de tiras de papel com vários tipos de testes mas a minha esperiençia com umas tiras da Tetra é um Ramirezi morto pois a tira dizia PH 6.8 quando na realidade estava a 8, mas se alguem lhe recomendar umas tiras bastamte fiaveis, força sempre fica bastante mais em conta,

 

durante esse mes aproveite para dar os ultimos retoques e sobretudo conhecer as especies mais comuns de peixes para melhor escolher as futuras mascotes, deixo-lhe uns links para isso( http://arcadenoe.sapo.pt/fish.php?ol=&display_type=thumbs )(no topo da lista onde diz nomes mude para opção miniaturas para ver logo as fotos dos peixes) ou então ( http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=78593 )

o meu conselho é não se meter nos "viviparos"( gupys, platys ) são vistosos resistentes e faceis de manter mas reproduzem muito e em trés tempos tem aquario sobrepovoado com picos de amonia nitrito e nitratos e o diabo a quatro e não sabe o que fazer a tanto peixe chateia-se e lá vai o hobby á vida,

 

agora ia escrever que não me vou alongar muito mas acho que já o fiz,

 

ultimo conselho de hoje , aprender a colocar fotos nos seus posts

( http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=23731 )

 

aprender a postar fotos, porque?

 

1º para melhor podermos identificar possiveis problemas e melhor ajuda-la

 

2º porque eu sou muito curiosso e agora quero ver como esse aqua vai evoluir ;)

 

cumprimentos

Editado por Sabuguense
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cá estou eu de volta á reconstrução do meu aquário.

 

2º passo

 

Depois de tudo fervido estou a pensar em começar a montar o áquario....

 

Para isso gostava de colocar as seguintes dúvidas:

 

A imagem que se segue é do meu filtro interno, será que apesar do filtro ter vindo só com esponja posso colocar carvão?

http://img844.imageshack.us/img844/2391/004kns.jpg

 

Vou seguir o conselho dos mestres do forum e colocar algumas plantas, para isso queria que me dessem a vossa opinião sobre a areia que tenho.

http://img843.imageshack.us/img843/4769/003pxc.jpg

 

 

 

As plantas são colocadas antes de encher o aquário?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mete cerãmicas e corta um bocado da esponja , compra muitas plantas! fazem muito bem aos peixes e á água depois fazes o layout e enches com água , deixas 3 semanas a ciclar ja com as plantas e se quiseres compra uns produtos que criam culturas de bactérias mais rapidamente no aqua

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas apesar de ser um aqua se 30l podes fazer coisas muito engraçadas , se conseguires tenta arranjar um filtro de mochila fica fora do aqua e nao ocupa espaço dentro do aqua já que se trata de um aqua pequeno e ate tens boas opçoes de baixo consumo energetico , aguns ate tem boa capacidade para material filtrante e acaba por fazer uma filtragem mais eficaz, depois como já falaram arranjava um aquecedor e ponha uns guppys para começar peixes bonitos e registentes isto claro depois de completar o ciclo , entretanto podia adicionar umas plantinhas para dar um ar mais natural ou musgo desde que sejam de facil manutençao....

cumps

Editado por DarkFish
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Tarde.

 

O meu conselho é num garrafão retira um pouco de água da que vais utilizar no teu aquário, deixa um ou dois dias, depois mede o ph. A partir daqui podes começar a pensar quais os peixes que melhor se adequam ao teu aquário. Depois tem muita paciência.

Boa aquariofilia

Ricardo José

 

http://www.boutiquedosdoces.com - Um doce para cada momento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem a insistencia mas surgiu outra dúvida, será neccesário ter bomba de ar?

 

Não. Se o objectivo for somente oxigenar a água (exclui-se os efeitos decorativos) o filtro de tens pode criar o efeito ondulatório necessário para promover as trocas gasosas.

Tens é de por a saída do fitro de modo a criar essa agitação à superfície.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

a parte das fotos custou mas foi :) assim fica muito mais facil ajudar,

 

Filtro-

 

pode fazer as combinações que quiser, o carvão activo so tem alguma utilidade no inicio do aqua ou apos tramentos para eleminar medicamentos da agua mas não é vital se quiser pode fazer assim essas esponjas pretas têm cavão activo, a sua já foi usada e lavada já não tem, compre uma esponja nova substitua e guarde a velha como suplente ou então compre um saquinho de carvão activo e proceda da seguinte forma: corte uma secção da esponja com cerca de 1cm de espessura que servira de proteção da turbina do filtro contra os pedaços de carvão, corte outra secção de 1cm que ira eleminar que ira corresponder ao espaço ocupado pelo carvão e monte colocando a esponja maior no fundo do copo por cima +/-1cm de altura de carvão por fim um pedaço pequeno de esponja para manter o carvão no sito,se optar por esta ultima forma, (a meu ver a mais económica pois um saquinho tras bastante e é usado muito pouco de cada vez)quando ligar o filtro ira fazer durante alguns minutos um barulho estranho até o carvão estar completamente ensopado.

Ceramicas, o volume do filtro é tão pequeno que pouco o nada fariam e seria um gasto desnecessario.

 

 

Bolhinhas de ar-

 

a saida do filro ira fazer as trocas gasosas a superficie da agua para isso coloque a saida o mais pero possivel da superficie até mesmo um pouco de fora, atenção se o filtro tiver uma marcação de nivel maximo de emerção deverá respeita-lo, o filtro não tras mais acessorios? é costume trazer uns tubinhos um deles maior com uns furos como uma flauta,se tiver monte os tubos e curvas em forma de Z com os furos a despejar a agua na horizontal á superficie isto é suficiente para oxigenar a agua e sempre elemina uma fonte de ruído e gasto energético.

 

 

Areia-

 

isso é mais cascalho do que propriamente areia, tem os seus inconvenientes por ser grosso acumula muitos detrito tais como restos de comida e dejectos que ao entrarem em decomposição vão libertar amónia degradado a qualidade da agua, não me parece o mais apropriado á expanção de raizes de planta,

também parece pedaços de pedra calcária que lhe vão elevar o Ph da agua e servir de tampão ou seja se quiser descer nunca conseguirá,

nas verdadeiras lojas de aquariofilia vende-se bons substratos a avúlso era um muito bom investimento, uma pequena porção de substrato fertil não era nada mal pensado, não sei onde reside mas tem na zona da Amadora/Alfragide a AQUAHOBBY, na zona de Cascais/São-Domingos-de-Rana tem a NATURLINE qualquer destas lojas são patrocionadores do site podendo emcontrar direcções e contactos na area de patrocionadores ou nos sites das lojas, ambas vendem a avúlso e na NATURLINE ainda tem o Francisco, mestre dos plantados com toneladas de paçiencia para maçaricos.

 

 

Água-

 

acho que compensa investir em seis garrafões de agua para encher o aquario ( se soubese o que sei hoje éra o que tinha feito para começar ) e depois

para as Trocas Parciais de Agua (TPA´s) um garrafão de 5lts poe semana a 29cents( agua Continente Ph de 6.35) e suficiente e fica em conta e é mais comodo e seguro sem ter que se preocupar com as variações da qualidade da agua da rede, convem contudo adicionar anti cloro aos garrfões pois também contem cloreto.

 

 

Plantas-

 

depois de colocados os substratos planta-se e enche-se de agua derramando lentamente a agua sobre um pires colocado no fundo para não remexer o substrato e turvar ainda mais a agua. Já decidiu sobre a iluminação? se quiser poupar algum para começar pode comprar um candeeiro de mesa barato com uma lampada económica de 20 ou 30Watts com teperatura de cor de 6400Kelvins não e nem de perto nem de longe o ideal mas dá para começar.

plantas para puoca luz tem as anubias e fetos de java para amarrara pedra ou troncos depois tem planta de raiz por exemplo a "cryptocoryne wendtii brown" que fica bem em qualquer aqua.

 

Peixes-

 

cuidado com os guppys, como já referi são como ratos a reproduzir,vai ter bastante tempo par escolher bem as especies a intrudozir.

 

 

bem qualquer coisa mais insista, que "agente" curte é de malta que não desiste á pimeira,

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui estou eu a documentar outra etapa.

 

Hoje comprei um novo fundo comprei uma planta que me foi garantido na loja ser de fácil manutenção tendo como unico inconveniente o facto de crescer muito (corta-se digo eu!!!!).

 

Então é assim:

Coloquei a planta, os acessorios e enchi o aqua com 30 L de água do continente.

Coloquei 2 tampas de anti-cloro.

Termostato regulado para os 26ª

filtro interno com esponja e carvão.

 

Noto que o aqua está com muitas bolhas é normal?

 

Fiz tudo bem? Qual é o passo seguinte?

001iwz.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

está simples e enquanto não tivere barcos afundados, mergulhadores e baús ou até mesmo tabuletas e esqueletos continuará bonito,

 

a foto ficou muito pequena, mas penso que planta se trata de uma "Egeria densa" é até facil de manter só que em condições desfavoraveis perde um pouco do seu explendor, mas é uma boa aquesição pois ajuda bastante a estabilizar o aqua e a prevenir o aparecimento de alguns tipos de algas para a proxima faça o vendedor apontar o nome da planta num papel, para poder comecar a fazer a lista do que tem no aquario (futuramente sera precisa) e tambem para poder resolver algum eventual problema com a planta, uma sugestão, não esconda a planta a um canto, ela é neste momento a coisa mais bonita que ai tem, torne-a o centro das atenções colacando-a no vidro do fundo ao centro,o que tambem ira aprximar da luz e torna-la mais saudavel e á medida que for fazendo podas pode plantar essas pdas ao lado da planta mãe e cobrir todo o vidro traseiro,

ainda nas plantas essas pedras são mesmo boas para prender "anubias" e "fetos de java" com fio de pesca,

 

na minha opinião o papel de fundo fica horrivelmente anti-natural e para artificial acho que basta o filtro e o termostato , pondere substitui-lo por cartolina preta ou azul escuro, eu sei que agora ira dar um pouco um ar sombrio mas ira realçar a planta e tudo mais que ira por no aqua.

 

 

o substrato parece-me igual ao outro que tinha,

 

as bolhas no vidro são completamente normais e algumas a sair do substrato tambem, eu quando enchi os aquarios enchi com uma medida de 5lts e á medida que ia despejando cada medida as linhas de agua iam ficando marcadas na horizontal por bolhinhas que só desapareceram ao fim de dois tres dias.

 

o tremostato pelo que da para ver é um eheim/jager, bom material, mas não vejo nenhum termometro e isso é uma peça fundamental dum aqua tropical se não tiver tem de comprar (2 ou 3 euros em qualquer grande superficie comercial mas cuidado verifique que aquele que vai trazer não está danificado, vidro estalado ou o risco vermelho não é continuo) se não poder agora pode esperar o fim do mes por hora não é essencial.

 

Suponho que tem alguma comida de peixe, todos os dias deite uma pequena porção de comida no aqua para começar a desenvolver colónias de bacterias, quado se formar uma especie de gosma á volta da comida retire-a.

 

Agora umas perguntas,

 

já tem calha de iluminação o que tem lá dentro? tipo de lampada e potençia

 

aquilo é uma pedra branca ou uma concha? se for concha é proibida e tem de sair imediatamente pois eleva o Ph

 

o filtro tem um sistema de arejamento, estão a sair bolhas de ar muito pequeninas pela saida do filtro? se não estiver tem que rever a montagem do sistema ou colocar o filtro com a saida o tocar ligeiramente a superficie da agua para haver trocas gasosas principalmente oxigenação da agua

 

como está de testes? já pensou em comprar? também pode esperar o fim do mes, mas sem eles não poderá escolher os peixes

 

e peixes já viu alguns ou buscou informações? o ideal era escolher pexes para as condções naturais do aqua ,mas sempre a pequenos truques naturais que pode modficar ligeiramente essas condiçoes para as expecies que pretender.

 

proximos passos então- deitar comida, ir compondo o aqua á medida que vai ciclando estar atenta ao espaço de ofertas a ver se consegue mais umas plantinhas á borlix , pensar em comprar o material que falta, e sobretudo manter-se lonje da tentação de por peixe lá dentro

 

mais qualquer coisa disponha

 

cuprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

7 dias já lá vão e longa se torna a espera para colocar os novos inquilinos do meu aqua....

 

Nestes dias apenas fui deitando alguma comida. A temperatura da água está nos 27º, quanto ao Ph que testes aconselham a comprar?

 

agradeço colaboração....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

folgo em saber que tem resistido á tentação,

quanto ao teste de Ph eu uso gotas da API e tem-se mostrado fiavel.

 

para se ir entretendo enquanto espera deixo-lhe um video para se familiarisar com um dos processo associados á manutenção do aquario a sifonagem

o exemplo que lhe deixo é apenas para absorver o principio pois por hora não precissa de fazer, nem trocas parciais de água,

como o seu aqua e muito pequeno terá que fazer numa escala menor com o sifonador menor,

este material pode ser improvisado com mangueira trasparente, se optar por comprar um sifonador escolha um que tenha um bordo triangular para permitir sifonar aos cantos locais onde se acomulam mais detritos , se colocou substrato fertil a sifonagem tem que ser mais ligeira e cuidadosa para não o remover.

 

Já fez mais alguma actualisação no lay-out? se fez ponha ai umas fotos para vermos como ficou , que a malta gosta é de fotos,

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.