Recommended Posts

Publicado

boas.... tenho um discu com a doença do buraco, alguem saabe como os tratar dessa doença ??

ele anda muito escuro, e agora começou a aparecer uns buracos na cabeça , ja tem 3 e eu tenho mais discus nesse aqua e tou com medo q eles peguem....... se alguem ja tratou ou sabe como tratar ,de-me umas dicas sff

abraço

Marco

para quem tiver naquela de saber mais de mim, ou se quiserem ver alguns dos meus trabalhos .... http://marcotattoo.hi5.com

Publicado:

a doença do buraco acho que e causada por subnutriçao...

vou pesquisar qq cois a ver se te consigo ajudar

smflogo.gif
Publicado:

pelo que pude apurar a doença dos buracos ocorre qd ha alta de calcio fosforo ou vitamina D. pode ser causado pela falta ou ausencia desses componentes na alimentaçao, ou pode ter parasitas intestinais que n permitem a absorçao dos mm.

li tb que adicionar esses 3 nutrientes especificos na alimentaçao, resolve o problema numa questao de semanas ou meses, mm sendo uma infestaçao parasitica.

parece que adicionar a agua carbonato e calcio e sulfacto de magnesio sao boas contra medidas.

se entretanto mais ninguem se chegar a frente amanha consulto outro livro para tirar as duvidas e ver se ha algum metodo mais eficaz.

desconheço dosagens

smflogo.gif
Publicado:

tambem fui pesquisar e li q a doença nao é de cura facil, mas q da para fazer tratamento com flagil.......

ps: obrigado pela ajuda :lol:

para quem tiver naquela de saber mais de mim, ou se quiserem ver alguns dos meus trabalhos .... http://marcotattoo.hi5.com

Publicado:

ja agora depois faz aqui m relactorio do que fizeste e dos resultados :lol:

smflogo.gif
Publicado:

exacto, o outro livro a que fui tirar duvidas, confira o que ja tinha dito e tb que o metronidazol ajuda.

as causas iniciais sao geralmente mm as de falta de nutriçao, e depois nos buracos que surgem pode haver ataques bacterianos , e da-se o metronidazol para o caso de ser mm um ataque de spironucleushexamitas que esta a provocar a falta de absorçao dos nutrientes. tb aplicam antibacteriano (niforpirinol ou aquafuran que sao os referidos no livro ) em conjunto com o metronidazol

referem ainda que forncer alimento de elevada qualdiade é imperativo, e que n se deve concluir de imediato que a subnutriçao e causada por parasitas.

smflogo.gif
Publicado:

Viva,

Acho que falta referir que deves fazer trocas de água regulares e teres uma boa filtragem e tentares manter o aquário o mais limpo possível(para evitares as chatices com os ataques bacterianos).

Cumprimentos,

Nuno