Recommended Posts

Publicado

Boa noite,

Já era para ter "postado" aqui devido aos problemas que tenho tido com algas, mas não o fiz porque fui lendo alguns dos outros tópicos para tentar perceber o problema. Infelizmente não consegui resolver o problema que passo a descrever.

Setup

Juwel RIO 180L

Iluminação: Lâmpadas T5 (juwel 2x45w)

8H Luz - já tive 10h, baixei para tentar controlar o crescimento. Voltei a baixar para 6h, mas mantinha-se o problema. Entretanto voltei para as 8h. Não apanha luz directa.

Filtro: interno (juwel)

Aquecimento: interno (juwel 200w)

Temperatura a rondar os 26.5º (pequenas variações noite/dia 26-27º, mas é basicamente isso)

CO2 - muito básico -> pastilhas

Areão vulcânico

2 Troncos

Trocas de água semanais (20-30L)

Peixes:

8 Neon Tetra Preto

3 Ottocinclus

2 Ancistrus

4 Corydora

2 Bótia Palhaço

Plantas

Egeria

Cabomba

As Egeria são as que crescem mais. Desde que as coloquei tenho de podar semanalmente para controlar a população. Cheguei inclusíve a meter algumas no lixo. Ultimanente o crescimento tem diminuido muito e estão a ficar com alguns problemas em se manter.

Das Cabomba tinha comprado dois pés inicialmente que se "multiplicaram" rapidamente, mas têm sido "atacadas" por algas (supostamente) e começam a morrer, tendo retirado grande parte das que tinha. Morreram todas.

Utilizo o fertilizante da Sera (pastilhas + liquido) semanalmente. Infelizmente em Aveiro não se vende muito mais do que Sera. Uso também os da seachem P e K.

Problemas

Algas..

Em ambas as plantas aparecem com muita frequência algas filamentosas tipo "cabelos" esverdeadas que têm um crescimento considerável. É mais grave nas Cabomba, devido aos problemas que descrevi, fazendo com que estas murchem.

Aparecem-me também algas do tipo "pontos verdes" nos vidros, que vou raspando - com muita frequência (semanalmente), embora com densidade variavel, mas que rapidamente se desenvolvem e dão mau aspecto ao aquário.

Nas últimas semanas os troncos que tenho também começaram a ficar afectados, ficando com uma camada verde em algumas partes.

O que me parece mais grave é que grande parte do fundo está a ficar totalmente verde, atacando também vidros, plantas e o interior de um dos troncos. CHegou a níveis preocupantes

Valores dos testes

Tenho alguns testes que efectuei com os seguintes resultados

PH - 7

KH - 4

GH - 7

NO2 - 0

NO3 - 10

PO4 - 0

Fotos

2mhygdg.jpg

wqsnxt.jpg

2cs6mox.jpg

Conclusões:

Após ter iniciado a fertilização com P da seachem as algas tipo cabelo deixaram de aparecer.

Podem ajudar-me?

Obrigado

Publicado:

Olá,

Pelo que estive a ler melhor e pelo estado do aquário (todo verde no fundo e um bocado nos vidros -> por mais que limpe aparece logo) deverá ser cianobacteria.

Que procedimento recomendam?

Obrigado

Publicado: (editado)

Olá hcura,

inicialmente gostaria de dizer que um par de botías palhaças ficam apertadas em um aquário de 180L. Para saber a litragem mínima para seus peixes, multiplica-se o tamanho estimado do peixe adulto por 10. Logo, se a Botía Palhaço (Chromobotia macracanthus) atinge tamanhos em torno de 30cm quanto adulta, pressume-se (pela matemática) que o tamanho ideal para uma delas seja no mínimo 300L... Talvez seja esta a fonte de seus problemas com algas.

Mas, olhando o quadro geral, deves apenas parar de limpar as algas dos vidros, pois elas iram ficar soltas na água e nadar para outra superfície. Apenas deixe os vidros "sujos", com o passar de 3 a 4 semanas o ciclo de vida delas irá se completar e elas iram sumir como mágica. Quanto as algas das plantas (diferentes das dos vidros), creio que seus Ancistus (que também devem estar apertados) e Ottos resolveram o problema. Tanto as Cabombas quanto as Elódeas não necessitam de muitos cuidados, penso que estas a fertilizar as algas mais do que as plantas.

Podes seguir as minhas dicas com segurança, embora creio que não irá resolver caso continues a manter Botías Palhaço e Ancistrus sob pouca litragem.

Espero ter ajudado,

SmylleAndré.

Edit: sim, algumas parecem mesmo cianobactérias, e as minhas dicas são para as mesmas. Me esqueci de falar duas coisas importântes: pare com o uso de fertilizantes e CO2, os fertilizantes estão alimentando as algas e o CO2 sustentam as cianobactérias. Pode acrescentar algumas plantas flutuantes para ajudar, mas acho que as botias iram ataca-las.

Editado por SmylleAndre
Publicado:

Olá hcura,

inicialmente gostaria de dizer que um par de botías palhaças ficam apertadas em um aquário de 180L. Para saber a litragem mínima para seus peixes, multiplica-se o tamanho estimado do peixe adulto por 10. Logo, se a Botía Palhaço (Chromobotia macracanthus) atinge tamanhos em torno de 30cm quanto adulta, pressume-se (pela matemática) que o tamanho ideal para uma delas seja no mínimo 300L... Talvez seja esta a fonte de seus problemas com algas.

Mas, olhando o quadro geral, deves apenas parar de limpar as algas dos vidros, pois elas iram ficar soltas na água e nadar para outra superfície. Apenas deixe os vidros "sujos", com o passar de 3 a 4 semanas o ciclo de vida delas irá se completar e elas iram sumir como mágica. Quanto as algas das plantas (diferentes das dos vidros), creio que seus Ancistus (que também devem estar apertados) e Ottos resolveram o problema. Tanto as Cabombas quanto as Elódeas não necessitam de muitos cuidados, penso que estas a fertilizar as algas mais do que as plantas.

Podes seguir as minhas dicas com segurança, embora creio que não irá resolver caso continues a manter Botías Palhaço e Ancistrus sob pouca litragem.

Espero ter ajudado,

SmylleAndré.

Edit: sim, algumas parecem mesmo cianobactérias, e as minhas dicas são para as mesmas. Me esqueci de falar duas coisas importântes: pare com o uso de fertilizantes e CO2, os fertilizantes estão alimentando as algas e o CO2 sustentam as cianobactérias. Pode acrescentar algumas plantas flutuantes para ajudar, mas acho que as botias iram ataca-las.

Obrigado pela resposta.

Parece-me cada vez mais que se trata de cianobacteria devido ao crescimento rápido. Do que tenho lido há muitas opiniões divergentes. Acha que não devo fazer nada? Parece-me imprudente. Isto é, além de parar de fertilizar não há nada que possa fazer? As elódeas vao ficando todas cobertas pela cianobacteria (vou removendo o que posso manualmente..)

Antes de comprar os botias vi +- o espaço que necessitava e parece-me que os 300L que fala algo exagerados, mas continuando, não percebo mt bem o facto de poderem provocar o grande problema das algas. Estaria a espera que fosse o equilibrio de nutrientes no aquario a provocar esta praga..

Nao?

Obrigado.

Publicado: (editado)

Olá hcura,

Não disse para não fazeres nada. Disse que podes parar de utilizar os fertilizantes e CO2, pois:

-Cabombas e Elódeas não necessitam de substrato rico, já basta a sujeira produzida pelos peixes e eventuais porções de comida que venham a cair no fundo do aquário, uma boa iluminação irá garantir uma pigmentação viva às plantas.

-É de conhecimento geral que o excesso de nutrientes na água proporciona um ambiente sustentável ao cultivo de várias espécies de algas;

-É de conhecimento geral, também, que o excesso de luz juntamente ao acréscimo de CO2 proporciona um ambiente sustentável ao cultivo e reprodução das cyanobactérias;

-As Botias Palhaço são peixes de um porte superior ao aconselhado para seu aquário. Sozinhas, já produzem "sujeira" suficiente para nutrir suas plantas e manter os nutrientes de um aquário de 180L perto do excesso, proporcionando risco de acúmulo de algas;

Aconselho-te novamente a adicionar plantas flutuantes ao seu aquário, este tipo de planta é o mais indicado para consumo de nutrientes em excesso. Não irei discutir sobre o que chamas de exagero visto que este não é o tema do tópico, porém, continua o aviso de que talvez esta seja a fonte dos problemas.

Como se pode notar, meus conselhos possuem fundamentos, não são imprudentes, falo apenas aquilo que sei, nunca me verás, por exemplo, em tópicos de reprodução de camarões ou aquários salgados, pois sobre estes temas nada sei.

Espero que tenhas entendido melhor o que lhe falei, também espero ter lhe ajudado, boa sorte,

SmylleAndré.

Edit: correção gramatical.

Editado por SmylleAndre