Documentação dos meus 1ºs passos


Recommended Posts

Olá o meu nome é Nelson sou de Coimbra, como não encontrei nenhum espaço dedicado a apresentação dos membros novos aqui fica a minha apresentação.

Após ter vários amigos dedicados a este hobbie decidi começar a fazer qualquer coisinha também.

 

Começemos pelo aquario

 

Foi-me oferecido está um bocado velho mas nada que uma lavagem e uns retoques não resolvam a silicone até parece-me estar em bom estado mas ainda não testei, o aquario tem as seguintes medidas 65X35x30alt.

 

Ora bem já tenho uma bomba de ar e vem a caminho um filtro tipo cascata "Elite Hush Filter"hagen_elite_hush_35_power_filter_a.jpg

Bem esta a pensar em um aquario de água fria mas tendo em conta que os peixes de agua fria para aquários são espécies praticamente inexistentes penso que vou para agua quente. Devo ter um aquecedor de 100w algures por casa penso que seja o suficiente caso eu decida pela agua quente.

 

Agora a parte que me dá a volta a mioleira um substrato para plantas (vou aventurar-me em colocar um ou 2 plantas)

 

Existem dezenas deles como escolher?? existe montes delas...

 

Alguém me pode dar umas dicas?

 

Segue-se os peixinhos mas isso ainda vou pensar se frio se quente, se frio devo ter 2 ou 3 peixinhos japoneses

se quente talvez uns neon para começar.

 

Opiniões e sugestões?

 

Obrigado

Editado por nelson graça
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 61
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Para principiante, não começava com substrato fertil. Foi uma dica que me deram e tem dado bons resultados. Plantas de baixa/media exigencia aguentam-se muito bem sem isso. Tens anúbias, musgo de java, feto de java etc que se dão perfeitamente. Eu durante uns tempos até tive Eleocharis parvula que já tem outras exigências e mesmo assim estava a crescer a força toda. Há fertilização liquida que funciona muito bem. Trata é de arranjar uma boa luz (0.8-1W por litro) que é o que tenho e as plantas adoram. Tenho uma nova folha a cada 5 dias nas anúbias e olha que elas são de crescimento lento.

 

Quanto ao resto, algum pro há de aparecer :)

 

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem o filtro acabei por optar por um de interior tetra tec in 400 porque mais tarde vou querer um de tampa fechada logo este de cascata esta fora de questão e os externos ainda são bastantes euros para quem tá a começar e não sabe se vai ter sucesso.

Editado por nelson graça
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok filtro vem a caminho vou para a próxima etapa, Aquecedor e inertes, e depois segue.se um movél de aquario. Andei a ver se encontrava moveis brancos (por uma questão de decoração) mas não tive sucesso, se alguém souber de uma loja que os venda agradeço a informação, em ultimo caso a bela da tinta acrilica branca vai ter de servir :P

 

Já começo a pensar nos habitantes, em pricipio uns néons para começar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem o filtro já está cá em casa

3d6b2accef2fb15142032c5aaab49c2b.gif

 

Como a crise aperta segue a coisa tem de andar devagar.

 

Já tenho também um termómetro e um tronco "DIY" cortesia das minhas videiras :thumbup3: já o descasquei mas ainda tem de ser mais aperfeiçoado e levar uma lixa em alguns locais, depois segue-se a fervura.

A minha duvida quanto a substratos ainda está no ar...

 

passo seguinte: Areão do rio cortesia do "furo" que tenho na minha terra. Segue-se o aquecedor que afinal não tinha :puppydogeyes: .

 

Deixo-vos umas fotos

dsc01693f.jpg

 

dsc01694v.jpg

 

 

O móvel não será este ainda estou a estudar as várias hipóteses mas em principio a coisa inclina-se para um DIY

 

Aceito todo o tipo de sugestões... que isto tá fraquinho de respostas :sleepiness2:

Editado por nelson graça
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Olá o meu nome é Nelson sou de Coimbra, como não encontrei nenhum espaço dedicado a apresentação dos membros novos aqui fica a minha apresentação.

 

Foi porque não procuraste bem :PAPRESENTA-TE À COMUNIDADE AQUI!

 

Compreende-se as dúvidas e a dificuldade em investir quando não se tem a certeza de querer mesmo avançar, mas também sabemos que a principal causa da desistência do hobby para iniciantes é a frustração por não conseguirem colocar os aquários como desejariam e a morte dos peixes.

 

Se poupamos no material e principalmente nos filtros estamos a dar avanço para que as coisas possam não correr bem, por isso acaba por ser a pescadinha de rabo na boca....

 

Experimenta várias posições para o tronco, parece-me demasiado grande e largo para esse aquário.

 

Aquários pequenos devem ter decorações adequadas (pequenas) assim como a flora. Pois dão um sentido diferente de profundidade, assim como colocar mais areão na parte de trás do aquário (desnível).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo reparo do local certo para apresentação, e como mandam as regras de boa educação já lá está, agora sim no local certo a apresentação.

 

Quanto ao tronco gosto muito dele talvez não lhe toque porque gosto mesmo como fica no entanto realmente vou colocar mais areão

 

obrigado pela resposta pensava que ninguém me dava aqui uma palavrinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não precisas colocar mais areão, se desviares um pouco do que está à frente para a parte de trás deve chegar.

 

Coloca um fundo de uma só cor, podes experimentar com cartolinas de várias cores para veres qual é a que te mais agrada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Haaa na foto há ilusão de óptica parece que existe mais areão na frente que atrás mas não não existe está nivelado vou puxar um pouco para trás a mesma.

 

Já me tinha lembrado das cartolinas aliás já aqui tenho uma azul escura e vou comprar uma preta a ver qual gosto mais.

 

Neste momento tenho o aquecedor ao lado do filtro existe algum inconveniente em estar como está? existe alguma posição mais adequada ou eficiente?

 

Estou a ver é que 50w é pouco apesar de o aquário deve estar com uns 50 litros penso que terei de colocar um de 100w.

 

Próximo passo

 

Fundo de cartolina azul ou preto.

O aquário já está a realizar o ciclo e em principio colocarei um único habitante.

e por a manta por de baixo do aquário para reduzir perdas de calor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

dsc01699lq.jpg

 

Neste momento está com este aspecto leitoso ao 3º dia :bs_quesexclaim: isto colocou-se assim ao fim de 24 horas e agora está na mesma após 2 dias com este aspecto, o meu filtro não tem carvão activado estou a pensar em colocar um saquinho de carvão activado substituindo uma das 2 esponjas. Começo a pensar que esta porra não anda nem desanda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nelson,

 

Calma isto é um hobby com muita paciencia, como é uma montagem nova é normal que isto aconteça biologicamente está muita coisa a acontecer aí para dentro :alberteinstein: podes acelarar o processo com alguns produtos no mercado sera nitrivec por exemplo. Não coloques carvão agora porque as bacterias nitrificantes estão se estabelecendo no aquario e o carvão vai atrasar um bocado uma tpa de 60% vai ajudar. utilizo nos meus filtros sera siporax que são uns aneis de ceramica que dá uma qualidade excelente à agua e por acaso existe também para filtros interiores a versao sera siporax mini talvez devias de colocar no teu filtro, porque ajuda muito na filtragem.

 

Editado por BrunoPereira_44091
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem o aspecto leitoso já se foi mas fiquei com cor na água, muita cor.. :puppydogeyes: após atenta observação penso que encontei o culpado

 

O troco!!! Raios o partam!! removi-o, fervi-o e parecia que tinha acabado de fazer um cházinho raios...

 

Bem Grandes males grandes remédios removi quase a totalidade da agua do aquário, removi o filtro e coloquei nova água e adicionei Tetra Aqua safe para eliminar o cloro e afins e voltei a colocar o filtro apenas o limpei na água antiga do aquário.

 

Está um pouco turva mas muito melhor do que estava agora é esperar e ver o que acontece nas próximas semanas

 

O tronco ficará de castigo em água e sal durante uns valentes tempo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem esta a pensar em um aquario de água fria mas tendo em conta que os peixes de agua fria para aquários são espécies praticamente inexistentes penso que vou para agua quente. Devo ter um aquecedor de 100w algures por casa penso que seja o suficiente caso eu decida pela agua quente.

 

Há algumas espécies que não precisam de aquecimento, no entanto com aquecimento dá pra ter um aquário mais completo e diversificado.

Quanto à questão da agua turva não te posso ajudar muito, vai fazendo TPA's, que decerteza vão ajudar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora boas como prometido vou dando novidades.

 

Coloquei o tetra crystal water e... ficou pior muito pior!! :puppydogeyes: :puppydogeyes: :puppydogeyes: :puppydogeyes: assim que coloquei o produto a turvação foi duplicada ao longo do dia melhorou mas foi insignificante.

 

Estou a pensar sériamente em desmontar tudo e voltar a iniciar tudo de novo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.