Guppy doente - ajuda


ffar

Recommended Posts

boas

 

n me parece doença ess bocado que falta parece ser uma dentada de outro peixe

 

o facto de ele estar magro suponho que seja ele que n da conta da concorrencia e os outros peixes comem tudo antes dele

 

acho que e so isso

 

abraços

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

n me parece doença ess bocado que falta parece ser uma dentada de outro peixe

 

o facto de ele estar magro suponho que seja ele que n da conta da concorrencia e os outros peixes comem tudo antes dele

 

acho que e so isso

 

abraços

 

Não é dentadas de outros peixes, este já é o 3º guppy que tenho assim ( o aspecto das barbatanas vai piorando) e passado cerca de 1 semana eles morrem... :?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens os filtros limpos? Tens feito trocas de água? Quantos Guppies tens no aquário e de que tamanho é o mesmo? Qual o valor do pH???

 

Não tenho filtro de fundo, apenas um interior que limpo sempre que mudo a àgua (15 em 15 dias mais ou menos - cerca de 20 litros).

Limpo a esponja com água do próprio aquário e aspiro o fundo.

Tenho no aquario 1 casal de betas, 1 casal de mollys, 1 espada femea, 2 guppys femeas, 2 guppys machos, e cerca de 30 guppys bebés (dentro da maternidade).

O aquário é de 50 litros...

O pH está sempre entre 7 e 7,5.

A temperatura à volta de 26ºC (neste momento subi-a para 29ºC e adicionei também um pouco de sal).

Neste momento tenho essa guppy femea e um dos machos com a cauda nesse estado :?

O meu receio é isto "contagiar-se" aos outros peixes já que não tenho possibilidade de separar estes peixes dos outros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Procura ramificações vermelhas (sangue) nas barbatanas. Normalmente isso é sinal da presença de bactérias.

Numa primeira análise parece ser esse o caso.

Experimenta usar Bactopur Direct. O ideal era separar esses peixes e fazeres muitas trocas de água bem como reduzir um pouco à alimentação.

 

Acho que tens peixes a mais nesse aquário. Esses 50lt de água são reais?

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Procura ramificações vermelhas (sangue) nas barbatanas. Normalmente isso é sinal da presença de bactérias.

Numa primeira análise parece ser esse o caso.

Experimenta usar Bactopur Direct. O ideal era separar esses peixes e fazeres muitas trocas de água bem como reduzir um pouco à alimentação.

 

Acho que tens peixes a mais nesse aquário. Esses 50lt de água são reais?

 

Sim, são 50 litros reais...:wink:

 

Não acho que tenha peixes a mais.. Tenho 9 peixinhos e são todos relativamente pequenos.. Tenho também os guppys bebés mas não vou ficar com todos, apenas 3 ou 4 no máximo, o resto é para oferecer :arrow:

 

Vou tentar o backtopur.. mas aqui em lx não sei onde arranjar produtos da Sera. Não encontro em lado nenhum.. Alguém sabe onde há?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

A doença que afecta os teus guppys é a Flexibacter columnaris,uma bacteria que afecta principalmente vivíparos e tetras,e provoca ulceras no corpo e na boca,e apodrecimento das barbatanas, que depois são invadidas por fungos (saprolegnia ) que lhe dá um aspecto de algodão .OS FUNGOS NUNCA SÃO PRIMÁRIOS,SÃO SEMPRE OPORTUNISTAS E SECUNDÁRIOS A OUTRAS INFECÇÕES .De facto se usares sal (1 a 3 gr por litro)poderás diminuir drásticamente o aparecimento desta doença,especialmente no caso dos viviparos que gostam de águas duras ligeiramente salobras.As espécies de aguas moles toleram bem 1 gr por litro de sal ,especialmente se for adicionado gradualmente ao longo de 2 dias .Quando os peixes já têm "aldodão ",isto é fungos o tratamento é geralmente infrutifero e terás que usar verde malaquite ou azul de metileno. o ideal é quando aparecem as primeiras feridas usar um AB como o Bactopur direct ou o Kanaplex ,para além do sal.

Nunca compres peixes nas lojas que apresentem feridas nem barbatanas ligeiramente ratadas .No caso dos vivíparos e dos tetras deves esperar pelo menos tres dias depois de a loja os receber ,antes de comprá-los.

O STRESS provocado pelo transporte ou por má qualidade da água ( sobretudo nitritos elevados ),ou sobrepopulação, é o principal responsável por esta doença .

Cumprimentos

Rui Ferreira de Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok, euadmito k nao percebo grande coisa de aquarofilia, mas nao é suposto os betas nao se darem bem com guppys?alem disso ha umas semanas atras cometi o erro crasso de meter um beta no meu aqua de 60 onde tinha um guppy;no dia seguinte o guppy tava literalmente sem barbatanae a"nadar" com grandes dificulades à superficie.passado uns minutos foi-se....porque sera?? :twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok, euadmito k não (palavra corrigida) percebo grande coisa de aquarofilia, mas não (palavra corrigida) é suposto os betas não (palavra corrigida) se darem bem com guppys?

 

O meu beta dá-se lindamente com os guppys, aliás é mais fácil ver os guppys atrás do beta do que o contrário...

 

 

Rui Almeida e nunomiguel, brigado pelas respostas, consegui encontrar o baktopur direct e já o utilizei. Até agora não me morreu mais nenhum peixe pelo que parece estar controlada a doença.

 

Em relação ao sal, eu tenho espadas, guppys, mollys e bettas. Penso que com os 3 primeiros não haverá problemas em adicionar sal, mas em relação aos bettas como é? Eles suportam o sal?

 

Tem de ser mesmo sal próprio para aquário ou poderei juntar sal grosso de cozinha? Em que quantidades? 1g por litro ou até 3 gramas como sugeriu?

 

Desculpem lá estas minhas duvidas mas sou um principiante ainda...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais