Projecto SnD


A!

Recommended Posts

Um bem-haja a todos,

 

O meu início na aquariofilia foi a uns bons e valentes 10 anos, cheios de alegrias mas que infelizmente há uns 4 anos terminou numa completa desgraça…

Bem, a uns tempinhos para cá o bichinho, que de certo toda a gente conhece, voltou a morder e aqui e em breve irei apresentar o resultado.

Como não queríamos (eu tenho a sorte da minha cara metade adorar aquas) com uma manutenção ou de esquemas complicadíssimos do tipo Ligações directas da rede para o aqua com passagens por purificadores e osmozes, nada de overflows, slunps, tpas todos os dias com direito a limpeza de filtros e etc.…decidimos recomeçar com um aqua bem básico de 60L de Guppys e alguns invertebrados, fotos para breve!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem aqui vão as fotos prometidas!!!

 

 

O aqua no lugar antes de o limpar......estava mm cheio de porcaria.

 

11033001.jpg

 

Já limpo, a funcionar, cheio e com a decoração base colocada, alguns musgos e a pequena Anubia Anã - Anubia barteri v. nana 'petite'!!!

 

11033101.jpg

 

Um pormenor do musgo, penso que seja – Tortula Ruralis.

 

11033102.jpg

 

Este fim de semana a ver se compro mais umas plantas, para dar inicio ao ciclo de azoto!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite a todos,

 

Devo dizer após uma visita a uns certos estabelecimentos comerciais especializados e principalmente a minha esposa, este projecto levou uma volta de 180º e eis o resultado:

 

IMG_0690.jpg

 

Alguns pormenores:

 

A pequena Anubia Anã - Anubia barteri v. nana 'petite'

 

IMG_0703.jpg

 

a bolinha Chaladoflora aegagropila

 

IMG_0694.jpg

 

Cryptocoryne Wendtii Brown

 

IMG_0699.jpg

IMG_0706.jpg

 

Hydrocotyle Leucocephala

 

IMG_0702.jpg

 

 

Pelo que n ficou por aqui....adição de Red Moor Wood!

 

IMG_0710.jpg

 

Agora é deixar fazer o ciclo!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lamento a minha opinião mas esse tronco fica um bocado mal. Tem uma cor demasiado forte e estraga a estética do aqua ( de reto és tu que decides se o tiras ou não) . Mas de resto o aquário está um máximo boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá, sê bem-vindo a este vicio :sign_welcome:

Se me permites deixo aqui uns conselhos:

Desenterra essa anubia, o rizoma tem que estar destapado, se possível prende-o a um tronco ou pedra com fio de pesca.

Livra-te desse biobox, não só te ocupa espaço como depois metes calhaus enormes para o tapar. O que aconteceu ao tronco que tinhas antes? Vai com calma nessas idas à loja, por vezes os impulsos levam-nos a cometer erros.

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite a todos,

 

Desde já agradeço os vossos coments e opiniões,

 

-tpequeno, concordo ctg, o tronco de momento n está bem incorporado com o resto do aqua e a sua cor sobressai da restante temática mas tb é essa a ideia, ter um foco de cor de modo a que deixe de ser tudo mono tom, para mais q ele ainda irá ser coberto com musgos e irá levar uma transição entre ele e a rocha mais a direita.

 

-brancaman, obrigado pelas boas vindas e pelos conselhos.

O rizoma de Anubia n está totalmente enterrado na foto é q n está perceptível, quanto a BioBox é mm opção :) pois tinha a opção de colocar um filtro externo Eheim Classic 2213… tal como os calhaus enormes são opção, estão lá para criar a sensação de dimensão/planos. O tronco está aqui em casa a secar para depois ser novamente arrumado.

LOL foi com mt calma e sem impulsos!!!Nos dias de hoje infelizmente n há espaço para essas manobras.

 

Mais uma vez obrigado e desejo vos igualmente sorte nos vossos aquas.

 

Já agora, o devido Setup:

 

Setup01.jpg

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá e bom dia a todos,

 

Também sou nova aqui e adoro aquários. Desde nova que os tenho tido, o meu pai é que os fazia e os montava de raiz sempre enormes, LOL, já lá vão pelo menos 20 anos de aquários e experiência ;)

 

Olha, devo dizer-te que gostei francamente do que tu fizeste aí, gostei do tronco como parte contrastante acho que sim, deves apostar em fazer depois assim que te for possível uma transição entre os ramos e o restante conforme disseste "(...)ser coberto com musgos(...)". Gostei mais do 2º do que do 1º em que só tinhas um tronco desamparado e centrado todo certinho no meio do aquário...é verdade que os "calhaus" estão atrás da biobox mas não estão no meio, não estão centrados e de certa forma quase parece até que a tua intenção não é esconde-la. Gostei que tivesses quase como que, reconsiderado e alterado o que ia ser um aquário todo certinho, emproadinho e se calhar até quem sabe, aborrecido, para algo mais, desarrumado, menos centrado, com mais movimento e com cores contrastantes, gostei.

 

Em relação à biobox, não vejo qualquer impedimento, é uma solução tal como tu disseste, isso permite-te ter um pouco de tudo o que precisas sem ter que ter a feira montada, podes aproveitar esses espaços laterais para continuares com os "calhaus" e fazeres algo bastante engraçado, mas confesso, essa iluminação, lol, que doidice foi essa? Neste mundo tudo realmente é possível, apesar de ter já 20 anos de experiência vou estar sempre a aprender e tu meu caro A!, impressionantemente, deixas-te de boca aberta com essa "experiência"!

 

Consegues um bom rendimento com essa iluminação?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

gosto francamente do teu aquário

esse tronco fica ai muito bem especialmente pelo contraste que faz com o restante.

a unica coisa que podias mudar (na minha opinião)é aquela que te ia dar mais trabalho, que é o areão do rio.

gosto mais de um areão escuro, preto de preferência, talvez para uma próxima mexida a fundo.

de resto continua com o bom trabalho

abraço

João Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

uma questão em relação ao teu setup

falas em tpa's de 6 em 6 meses, isso é muito muito tempo, pensa em fazer cerca de 20% quinzenalmente , o que no teu aquário corresponde a +- um balde de agua,( se poder ser semanalmente melhor mesmo que seja menos quantidade), não dá assim tanto trabalho e vais ter de certeza melhores resultados, limpeza do filtro conforme a fauna que fores colocar e sempre com a agua que tirares do aquário quando fizeres a tpa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite a todos,

 

Alegro-me por ver já mais alguns coments que desde já agradeço.

 

AngelaSpitfire – Estou a ver que tens uma vasta experiência em aquas LOL :smile2: .

A composição inicial era uma composição que já tinha tido antes de ter abandonado a aquariofilia…. Era esse tronco com o aqua cheio de anubias ,assim que tiver um tempo vou colocar aqui as fotos dessa mesma composição. Concordo era uma composição mais central e simétrica. Esta composição actual já é algo mais assimétrico e mais espontâneo (graças a minha esposa), mas que está a ser bastante cativante ver a evolução e progresso deste projecto. Como já tinha dito a Biobox foi mm opção pois o aqua está em display na sala de estar/jantar logo n queria uma data de cabos meio para o escondidos!!! Quanto a iluminação foi mm experiência, estive a ler umas coisas e quero ver se resulta, mas devo dizer que pelo que vi e se voltar a acontecer vou captar o momento pois penso que as plantas estavam a começar a fazer Pearling mas versão reduzida, claro q n tinham qualquer tipo de fertilizantes líquidos ou compostos, aditivos, Co2 e etc.

O rendimento ainda é relativo pois ainda está a estabilizar!!!

 

João Paulo Sousa – Novamente foi mesmo opção, para mim apesar de n ser dos mais apelativos , é a melhor escolha, pois o objectivo é colocar plantas de tapetes!!! Tinha a possibilidade de colocar areia de sílica pois é o que tinha do aqua antigo mas decidi mm por este areão.

Para mim os tpa´s são uma coisa um pouco para o incompreendida, pois quando comecei nestas andanças, só se mudava a agua quando se limpava o aqua por completo (Bi ou anualmente) e mais guardava-se praticamente a agua toda que se podia, pois quanto mais “velha” e ciclada melhor. Digo t que tb foi quando tive melhores resultados foi assim, filtro de fundo com elevador de bolhas e o que utilizo por decantação, valeu-me imensas alegrias, como cerca de 50 escalares bebes e também cerca de 70 bettas fora guppys, mollies, espadas etc.. que depois tive que trocar/dar numa loja de um Amigo.

Em termos de Fauna para este aqua n queria nada demais, para mais que já estão escolhidos pela minha esposa as espécies, Guppys, ottos, uns camarões e já está a festa montada!!! Quanto ao filtro, tenho plena confiança de ele aguenta bem para aquilo que pretendo pq sempre são de mais de 10x o volume/hora do aqua!!!

 

Um abraço para vocês todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois A! essa decor ia ser um bocadinho antiquada e muito "safe" tens que sair da tua área de conforto e ir experimentando, que foi mais ou menos o que parece que fizeste, isso sim, foi uma boa aposta. Mas vais continuar a decorar ou ficaste-te por aqui?

E os peixes? Já inseriste ou népias?

 

Não tens que me dar explicações atenção, LOL, mas estou curiosa só isso! LOL

 

A sério...? Essa iluminação está mesmo a permitir o pearling...e pá...quero isso para mim então, se for mesmo assim quero!

 

Espero que vás actualizando esse teu aquário para ver no que vai dar, queremos mais fotos meu!

Beijinhos,

Ange

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

Gosto da maneira como meteste as pedras ao meio com musgo, foi uma boa alteração, apesar de esse tipo de areão não ser do meu agrado até está um setup engraçado!!!

Se me permites a sugestão, eu só fazia umas pequenas alterações...

Preenchia o Red Moor Wood com musgo e mudava a bola de musgo mais para a esquerda para se puder ver melhor a "gruta" que vai ficar quando o musgo crescer.

Para suavizar o aspecto do filtro ai ao meio punha um fundo escuro no aqua para tentar disfarçar o filtro.

Se no futuro quiseres mudar o areão, um de cor acastanhada ia fazer ai um bom contraste com as pedras.

 

 

Cpmts

Cmpts,

Tiago Gomes

 

Calha 2x24W em Acrílico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite a todos,

 

Angela - Sim tb fazer uma coisa nova é sempre mais emocionante, embora o projecto é sempre um projecto, sempre com coisinhas a fazer, acrescentar e a mudar!!! Apanhei um susto pois o Red Moor começou a ficar com um fungos gelatinoso (tipo algodão), limpei, fervi e coloquei novamente e ficou novamente com o mesmo…entretanto retirei por precaução e estive a procura de info por aqui, pelo que percebi é normal, mas mm assim vou ler mais um pouco de modo a ter mais certeza.

Ainda n coloquei nenhum peixe estava a pensar em este fim-de-semana colocar 1 ou 2 peixes de modo a conseguir começar o ciclo, mas vamos ver, se chegar a colocar irei colocar fotos é claro!!!

LOL ainda n t consigo confirmar nada, mas se assim o for irei colocar aqui a experiência mais pormenorizada.

 

Snake - Desde já muito obrigado pelo coment, em principio irei mudar mm a bola para a esquerda visto maior parte do musgo já se encontra mais a esquerda, também estava a pensar em colocar um fundo negro. o areão é secundário de momento visto o objectivo é cobrir com plantas tapete!!!

 

Um abraço para vocês todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boa tarde a todos!!!

 

Aqui deixo a actualização do aqua!!! O tempo tem sido pouco....

 

IMG_2414copy.jpg

 

Fauna:

 

Invertebrados

- Neocaridina Heteropoda 'Red Cherry'

- Caridina Cantonensis 'Black Bee'

- Caridina Japonica

- Pomacea Bridgesi

 

Peixes

- Otocinclus Sp.

- Poecilia Reticulata

 

Flora:

 

Musgo

- Vesicularia Montagnei

- Tortula Ruralis

- Barbula Crinita

 

Plantas

- Lemna minor

- Chaladoflora Aegagropila

- Anubia Barteri Nana 'Petite'

- Cryptocoryne Wendtii 'Brown'

- Hydrocotyle Leucocephala

- Hygrophila Corymbosa

- Altermanthera Reineckii Lilacina

- Nymphea Lotus Zenkeri 'Red'

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.