Nature's yin & yan


hugo feio

Recommended Posts

Ora, vivíssimos.

Aqui fica, o aquário, onde mantenho de momento um ecossistema, com uma comunidade de indivíduos, com o maior tipo de intricadíssimas relacões bióticas, entre si. :grouphug:

 

O aquário tem como objecto central, a espécie, Tateurndina ocellicauda, uma espécie da família Eleotridae, muitas vezes confundido, e associado às famílias Gobiidae e

Cyprinodontidae(Góbios e Killies).

 

Como parte do ecossistema, e também destacados pelos seus hábitos tanto reprodutivos como de alimentação, estão colocados os Ancistrus cirrhosus, e os nada menos que fantásticos, Neocaridina heteropoda var. 'wild', numa colónia de cerca de 100 indivíduos.

 

No que toca a reproduções, neste aquário, além de várias Neocaridina, que já largaram aqui descendência, já aconteceu uma postura de Tateurndina ocellicauda, que se passou sem sucesso, dado que os ovos morreram pouco depois. (Causa da morte: predação :drinking: ) O casal ainda é novo, e não soube cuidar dos ovos, portanto comeram-nos...

 

O setup do aquário é simples.

O aquário tem 50x25x30, cerca de 40l, um filtro interno que perfaz cerca de 300 l/h, um termostato da JAGUER, com cerca de 150w e uma calha pll com cerca de 24w. Optei por criar bastantes escondirijos com troncos, pedras, plantas e tubos de pvc, de modo a que os meninos de possam esconder e ter onde deixar as posturas.

Flora:

Anubias, musgos, equinodorus e bolbitis.

 

E para finalizar, umas fotos :naughty:

 

IMG_8253.jpg

 

IMG_8273.jpg

 

IMG_8211.jpg

 

IMG_8255.jpg

 

IMG_7882.jpg

 

Por azar, não tenho aqui uma panorâmica do aquário, mais fica para breve...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Belos animais!

Ficamos à espera da tal panorâmica :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hugo, parabens pelos Tateurndina ocellicauda, são mesmo muito bonitos. Obrigaste-me a fazer uma pequena pesquisa sobre eles e se eu percebi bem, preferem o fundo do aquário. Como também tens ancistrus e camarões, presumo que o fundo vai ficar sobrelotado. Deverias pensar em alguns peixes de superficie, assim de repente lembro-me de Pygmy Hatchetfish (Carnegiella myersi). Tenho somente um mas raramente sai do topo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

O fundo não está sobrelotado, os Tateurndina, tal como os ancistrus são peixes muito activos, e não se restringem ao fundo.

Quanto aos camarões, sim, tenho de tirar alguns, mas por enquanto não houve problemas...

 

Já agora, os Tateurndina tiveram uma nova postura, ontem, e desta vez, estão a cuidar dos ovos, portanto... :smilecolros:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E quase que me esquecia da panorâmica.

E mais algumas, eheh...

 

IMG_8277.jpg

 

IMG_8278.jpg

 

IMG_8285.jpg

 

Por motivos desconhecidos, ainda escavaram uma toca. :music_singguitar:

Achei estranho visto que só a usaram para passar para o outro lado do tronco, nem fizeram lá a postura. Deve ter sido um hobby :lol:

 

IMG_8291.jpg

 

IMG_8292.jpg

 

Espero que gostem,

Abraço !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

Gosto imenso destes teus peixes. Eles não tinham posto ovos???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É uma pena... Talvez seja uma questão de maturidade do casal. Pode ser que corra melhor numa próxima postura.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...

Boas,

Aquário muito simpático apostava talvez num fundo preto, ajuda a alcamar os peixes e dão lhes mais tranquilidade.

Cumps

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...
  • 2 semanas depois...

Como vai o layout e as posturas? ::D:

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.