AJUDA PF - Vermes achatados


Andrep

Recommended Posts

Boas! Apercebi-me agora que o meu aquário possui vermes achatados de cor acastanhada.... Não sei como cá vieram parar. Gostaria de saber se existe problema para a saúde dos peixes ou até mesmo para a saúde humana!!! Creio que a comida congelada que comprei, está relacionada com isto mas queria a vossa opinião pq estou preocupado...

Obg Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, são muito pequenos para fotografar, só me apercebo que lá estão devido ao seu movimento.... E além disso não tinha câmera disponível....Pelas fotos do google assemelham-se a isto: planaria1JOHNSON.jpg.

 

Embora estas o tamanho não tenha nada a ver... As da imagem são muito maiores. Não se se as minhas serão ainda jovens...

Estive a tentar ler em fóruns internacionais e pelo pouco que percebi, tratam-se de espécies da classe Turbellaria, mais conhecidas por planaria... Podem vir nas raízes das plantas e manifestam-se devido ao excesso de comida no substracto, que no meu caso faz algum sentido...

Pelo que li são inofensivas para os peixes, mas o seu aparecimento pode indicar desequilíbrios no aquário, nomeadamente aumento de amonia, má filtração etc...

Mesmo assim gostaria de mais opiniões...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Isso são planarias, são protozoários, seres unicelulares, se esmagas divides isso em dezenas.... reproduzem-se também por partenogenese... dividem-se... ora resolver isso sem problemas com tpa e com azul de metileno, se tiveres plantas cuidado... se for puro mancha roupa pedras e objectos e não sai...

Sua excelência Ricardo M. S. Costa ultimo neto do Conde e Visconde de Safira ao vosso dispor.

Casa De Safira

 

Ver Feedback em: Clica Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Andrep,

 

Se os vermes presentes em seu aquário forem os mesmos das fotos, cuidado. Quando pequenas, as planarias não apresentam tantos problemas.

 

Não são unicelulares (sem ofensas ao membro acima), e algumas espécies atingem mais de 40cm de comprimento. Em geral são carnivoras, então vão atacar primeiramente os invertrebados do aquário (se ouver), para depois os peixes.

 

Para combate-las, podes utilizar o vermifugo menbendazol, de uso humano, na dosagem de 1mg/L. Recomenda-se também lavar os equipamentos e pedras do aquário (se possível) com água fervendo e logo após com alguma solução ácida de pH inferior a 4. Ou podes também introduzir algumas Ampulárias Douradas em seu aquário, elas vão se alimentar das planarias sem prejudicar os outros animais.

 

Lembrando o que ja foi mencionado acima: não as esmague, cada pedacinho irá crescer e se tornará uma nova planária.

 

Espero ter ajudado,

SmylleAndré.

Editado por SmylleAndre
Link to comment
Partilhar nas redes sociais