1º Aqua Fotos finais e da montagem


zmcosta

Recommended Posts

Boa noite,

 

venho apresentar o meu 1º aquário :D

Após longa espera para me iniciar no hobby finalmente montei o meu 1º aqua no dia 11/03/2011.

 

Aqui fica uma foto final do mesmo para abrir o apetite:

 

 

p1050671e.jpg

 

 

Durante este tempo em que estive inscrito no fórum li algumas coisas e vi muitos tópicos de excelentes montagens, por isso mesmo decidi colocar a montagem do meu aqua passo a passo, é um estilo de tópico que sempre gostei de ler e espero que gostem também ;)

 

Tudo começou aqui no fórum com a compra do aqua em 2ª mão, andava à procura de um de menores dimensões mas quando vi que este assentava que nem uma luva no local onde o iria colocar não hesitei.

 

Depois de adquirir o aqua faltava tudo o resto, comecei por imaginar um layout

 

aquaxk.jpg

 

 

como a minha iluminação não é grande coisa, optei por escolher plantas que não necessitem de muita luz nem grandes cuidados, e para a areia de sílica plantas que não tenham que ter raiz enterrada.

 

e comecei a ver o que comprar em termos de material e flora a colocar no aqua, aconselhei-me aqui no fórum e fiz umas encomendas.

 

Equipamento e material:

 


     
  • Aquário Aquatlantis Ambiance 101 cerejeira (101x40x50) com calha e móvel (2ª mão)
  • Lâmpadas T8 2x30w
  • Filtro EHEIM CLASSIC 2215 PLUS
  • Termóstato EHEIM JAGER 150W
  • Areia de sílica
  • Areão preto
  • Tronco
  • Termómetro
  • Fertilizantes SEACHEM FLOURISH e JBL BOLAS FERTILIZANTES

 

Flora:

 


     
  • Microsorium pteropus 'Windelov'
  • Vallisneria
  • Sagittaria subulata
  • Rabo de Raposa (Ceratophyllum demersum)

 

 

 

Após longa espera o material foi chegando e até tive todas as plantas em alguidares lá por casa à espera do resto :)

Ia recebendo material e ia lavando e fervendo tudo o que era necessário para poupar tempo a quando da montagem.

Finalmente 5ªf chegou tudo, ansioso por arrancar com o aqua foi mesmo nessa noite que com a ajuda de 2 users deste fórum cmcndsc e Red Oscar, a quem agradeço desde já, fizemos uma maratona para deixar tudo pronto :D

 

Comecemos então pelo principio

 

Após lavar muito bem o aquário ficou pronto para arrancar

 

img0439c.jpg

 

De seguida coloquei o fundo no aqua, poderia ser azul ou preto optei por este ultimo.

 

p1050625x.jpg

 

Depois foi montar o filtro, ajustar mangueiras e torneiras, lavar as esponjas etc etc.

Tivemos alguma dificuldade a montar a flauta, não ficou bem à primeira e depois para a rodar foi tramado, ainda agora não está a 100% mas com o adiantar da hora ficou assim.

 

p1050628.jpg

 

p1050629r.jpg

 

A flauta ficou com os furos ligeiramente para cima, o que até pode ser bom para criar aquela turbulência à superfície, mas o que acontece é que quando mais tarde liguei o filtro a todo o vapor salpica muita agua para as lâmpadas e tampas do aquário.

 

Conclusão fechei um poucos as torneiras do aqua para diminuir a força da agua.

 

 

Tal como idealizado o aqua tem parte do fundo em areão preto outra parte areia de sílica.

Para fazer a divisão coloquei um cartão só para a ajudar na montagem e uns recortes de tipo folha de acetato para fazer a divisória entre areias.

 

p1050630.jpg

 

p1050631.jpg

 

Depois foi deitar o areão preto lá para dentro,

 

p1050633.jpg

 

Seguido da areia de silica

 

p1050638t.jpg

 

Como repararam não utilizei nenhum substrato fértil, visto que passado um tempo perde o efeito, segui um dos conselhos que me foi dado aqui no fórum e irei usar umas bolas fertilizantes para enterrar no areão na zona das raízes das plantas, e mais tarde um fertilizante liquido para adicionar à agua.

 

Posto isto decidi reforçar a separação entre areias com pedras e lá tive que coloca-las junto ao cartão que depois foi retirado, ficando as pedras e acetato a fazer a divisão.

 

p1050639.jpg

 

Feito isto foi colocar o tronco e tentar achar a posição que mais agradava

 

p1050643.jpg

 

p1050644.jpg

 

Posto isto foi colocar o termostato, optei por colocar junto às entradas e saídas do filtro, fiquei na duvida se seria a melhor colocação visto já ter lido opiniões a favor e contra, mas penso que está bem.

 

p1050646j.jpg

 

já com tudo preparado chegou a vez das plantas e umas pedras para decoração, comecei pelo lado da areia de sílica, coloquei os rabos de raposa enterrados no fundo e um dos fetos Microsorium pteropus 'Windelov' que comprei já vinha preso numa pedra logo foi o ideal para o colocar na areia de sílica. O outro feto era para ser colocado amarrado ao tronco, mas não gostei de ver por isso encostei-o ao fundo do aqua atado com fio de pesca a uma pedra.

 

p1050648.jpg

 

Para o lado do areão preto tinha pensado originalmente nas Eleocharis parvula para a frente do aqua, mas depois surgiu uma hipótese de comprar a Sagittaria subulata e assim fiz, na parte de trás ficaram as Vallisnerias. Alem de colocar as plantas ainda cortei 2 bolas de JBL fertilizante que enterrei juntos das várias raízes.

 

p1050653w.jpg

 

 

Terminada a plantação faltava só colocar uma pedra em cima do tronco para evitar que este bóie, e depois foi encher com a mangueira e o prato da praxe.

 

p1050656o.jpg

 

Finalmente cheio :D

 

p1050657.jpg

 

Depois foi encher o filtro e colocar a calha e pronto começou o ciclo do azoto ;)

Nota-se várias bolhas de ar nesta fase de arranque do filtro.

 

p1050664x.jpg

 

E pronto ficou feito, uma noitada que com ajuda do cmcndsc e Red Oscar não se tornou para mim numa directa ;)

 

No dia seguinte fui logo ver com estava e a pouca poeira já tinha assentado, a maior parte das bolhas de ar desaparecido e o resultado final ficou com óptimo aspecto :D

 

p1050671e.jpg

 

Espero que gostem tanto quanto eu, foi um trabalho compensador, estejam à vontade (e espero que o façam) para comentar, criticar ou sugerir qualquer alteração ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Para primeiro aquário muito bom e começaste com um bom tamanho.

Montaste bem o fitro...

Nada a dizer :animal_fish:

 

Ps: O teu feto está enterrado?

Editado por actiplus

Cumps.

Gonçalo Pereira

 

 

G.A.P - GRUPO DE AQUARIOFILIA DO PORTO

mind-the-gap2.jpg

»»»para aderires envia-me uma MP«««

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei muito do teu aquário, deixa-me só dar uma ideia para um pequeno pormenor, a pedra que está por cima da raiz fica bem no ambiente, podias prende-la por baixo com fio de pesca, assim só tinhas de cortar e puxar o fio daqui a uns tempos, para já ficavas com isso pronto.

 

Boa continuação e paciência para o ciclo, parabéns.

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos ;)

 

@Ruimpr: A fauna ainda é uma incógnita para mim, confesso que tive dificuldade em pensar em tudo antes de montar, por isso optei por definir o layout e plantas de baixa exigência. Agora durante o ciclo tenciono medir os parâmetros da agua nomeadamente o PH para ver que tipo de peixes posso colocar ou não.

 

 

@Luisa Fonseca: Ainda não sei bem como vou fazer em relação à pedra, mas em principio vai ser mesmo para sair porque penso que enche demasiado o aqua. A raiz tem um corte na zona que está por baixo da pedra que tenho que disfarçar talvez com musgo de java.

 

@TiagoMarques: Não usei nenhum substrato fértil, o que fiz foi comprar umas bolas da JBL que são fertilizante e devem ser colocadas junto das raízes de ano a ano. Peguei em 2 cortei-as, a muito custo, e coloquei no areão preto.

Como as plantas que escolhi são de baixa exigência quer em termos de luz quer em termos de cascalho, acredito que não vá ter problemas. ;)

 

 

Entretanto já tive dois percalços, além do tronco ter ganho uma espécie de nuvens brancas em vários pontos, tipo alga, mas que se dissolve com o toque, espero que seja normal (pelo menos já li descrições idênticas e parece que mal não faz) também tombou um pouco esmagou umas vallisnérias e cavou um buraco no areão preto que ainda tenho que solucionar.

Editado por zmcosta
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns pelo Aqua..este mes comprei um igual ao teu.mas o meu a madeira é um pouco mais escura..

Boa sorte!!!

 

Obrigado.

 

Boa sorte para o teu e se tiveres umas fotos mostra ao pessoal ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sugestão de segurança: tenta arranjar mais uma ou duas ventosas para a flauta.

Se se solta, podes ter um valente problema com agua a ser atirada para fora.

 

Boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

bom uma semana passou e tenho algumas novidades, a agua está límpida e as plantas estão a crescer :), pelo menos algumas, os rabos de raposa já tem pés a chegar ao topo da agua, e também noto que alguns dos pés de vallisnérias cresceram, mas outros parece que não (penso que não estão a apanhar grande luz), nos fetos não noto diferença.

 

Mas nem tudo são boas noticias, alem das algas brancas (ou que raio é aquilo) parece que também estão a aparecer algas castanhas, mas ainda muito no inicio :(

 

A somar a isso tenho caracóis no aqua :( (devem ter vindo numa das plantas que comprei :? )

 

Por isso, hoje decidi dar uns toques no aqua.

Tirei o tronco para dar um jeito no areão e numas vallisnérias, aproveitei e dei um duche no tronco para lhe tirar algumas das algas brancas, sei que não fazem mal, mas fica mais bonito assim ;)

O tronco ainda flutua, por isso não deu para tirar a pedra.

 

Quantos aos caracóis são muito pequenos, mas crescem rápido, tenho que os deter antes que coloquem mais ovos.

 

Para já, coloquei uma folha de alface bem lavada no aqua a ver se os atrai-o para ali, e depois tiro a folha ;)

Coloquei à tarde, mas não me parece que esteja a resultar. Amanhã logo vejo, se não der vou ter que os caçar um a um :2gunfire:

 

Alguma sugestão de como evitar que se tornem praga?

 

Amanha devo conseguir colocar umas fotos.

 

Obrigado

 

P.S. Vou estar atento à flauta ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas zmcosta desculpa a invasão

 

montamos o aqua quase no mesmo dia e no meu tronco também me apareceu aquelas nuvens brancas aconteceu mais alguma coisa depois disso?

em algumas folhas não te cumesou a ficar tipo com musgo ou que e aquilo??

 

cumpZZ e boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas zmcosta desculpa a invasão

 

montamos o aqua quase no mesmo dia e no meu tronco também me apareceu aquelas nuvens brancas aconteceu mais alguma coisa depois disso?

em algumas folhas não te cumesou a ficar tipo com musgo ou que e aquilo??

 

cumpZZ e boa sorte

 

Boas,

 

tirando isso, e os caracois :bad-words:, não me apareceu mais nada de especial.

 

A agua continua límpida e parece que estão a nascer umas mini algas castanhas no tronco e em algumas plantas, mas parece não estarem a evoluir. (eu também descuidei-me 2 dias e deixei a luz ligada bastantes horas, talvez tenha sido consequência disso)

 

boa sorte ;)

 

 

Quanto aos caracóis, tentei o truque da alface, mas sem grande sucesso, vou tentar novamente, colocar à noite quando apagar a luz e retirar de manhã. (Já matei alguns com a mão)

 

Sugeriram-me desligar o termostato, poderia ser que baixando a temperatura da agua eles morressem, alguém sabe se isto resulta? fazê-lo não tem influência no ciclo do azoto, pois não? e as plantas aguentam-se?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva....Parabens pelo teu primeiro aquário. Está muito fixe.

 

 

Respondendo:

1 - caracois, não desligues o termostato que eles não vão a lado nenhum. Os caracois são uma pequena, grande carga de trabalhos. Vai tentando remover o máximo possivel manualmente e "rezar" que os csg controlar. Se vires que não csg e que estão a aumentar, antes de adicionares a fauna fazes um tratamento para acabar com eles. Remédio santo.

 

2 - arranja um temporizador para teres o foto-periodo certo. Não é que haja grande problema em teres esquecido uma ou outro vez das luzes muito tempo ligadas. Mas por 4€ n tens nunca mais de pensar nisso.

 

3- algas castanhas - tens pouca luz e são normais no inicio (as plantas ainda nem começaram a dar um , dadas as caracteristicas do teu aquario. Se fizeres a manutenção certa, tpas, fertilizações isso passa, vais ver.

 

 

Abraços e continua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Contra esses caracóis eu no meu pus anetome helena. Ao inicio passavam por eles e não tocavam, ao fim de 2-3 semanas limparam tudo.

Parabéns pelo layout, baixa manutenção e bem conseguido. Cumps

 

Boas,

 

não conhecia esse caracol, até é engraçado :)

E depois esses não se reproduzem em grandes quantidades?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva....Parabens pelo teu primeiro aquário. Está muito fixe.

 

 

Respondendo:

1 - caracois, não desligues o termostato que eles não vão a lado nenhum. Os caracois são uma pequena, grande carga de trabalhos. Vai tentando remover o máximo possivel manualmente e "rezar" que os csg controlar. Se vires que não csg e que estão a aumentar, antes de adicionares a fauna fazes um tratamento para acabar com eles. Remédio santo.

 

2 - arranja um temporizador para teres o foto-periodo certo. Não é que haja grande problema em teres esquecido uma ou outro vez das luzes muito tempo ligadas. Mas por 4€ n tens nunca mais de pensar nisso.

 

3- algas castanhas - tens pouca luz e são normais no inicio (as plantas ainda nem começaram a dar um , dadas as caracteristicas do teu aquario. Se fizeres a manutenção certa, tpas, fertilizações isso passa, vais ver.

 

 

Abraços e continua.

 

Boas,

 

vou fazer isso para já, tentar ir retirando/matando os que poder e depois logo vejo, se continuarem a aparecer o tratamento pode ser uma solução.

 

Já tenho o temporizador, a ver se o coloco a funcionar hoje ou amanhã. ;)

 

Tenho um fertilizante, mas como estava a fazer o ciclo ainda não o coloquei, achas que devia fazer isso?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

após 12 dias fiz os primeiros testes ao aqua e fiquei bastante desiludido :sad2:

 

Aqui estão os resultados:

 

pH - 8 (pH da agua da torneira 7)

GH - 5

kH - 4

 

NH4 - 0

NO2 - 0

NO3 - 0

 

Começando pelo pH, tive uma subida do pH, a única explicação que encontro é as pedras que coloquei serem calcárias :?

Mas antes de as colocar fiz o teste do limão/vinagre e não acusou nada.

 

Quanto à amónia, nitritos e nitratos nem sei o que dizer, a única interpretação que posso fazer é que o ciclo não começou :bad-words:

 

Não percebo o porquê destes valores, já que tenho colocado um pouco de comida no aqua.

 

E agora o que fazer?

Estou a pensar ir comprar um peixe para o ciclo começar de vez, mas nem sei que espécie.

Quanto às pedras, não sei mesmo o que fazer deixar assim ou trocá-las por outras.

 

Sugestões aceitam-se ;)

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.