D-Backs Publicado Março 12, 2011 Publicado Março 12, 2011 (editado) Boas pessoal, Tenho uma calha de 1m da SUNSUN que leva duas PLs de 36 watts. Na semana passada comprei uma lâmpada da BLAU para substituir uma das que vinha de origem porque dão uma côr muito amarelada ao aquário (acho que tem 4000k porque na lâmpada diz PL-L/36w/840/4P). A que comprei tem um tubo azul e outro branco mas não indica kelvins, apenas PL 36w W/B Estou globalmente mais satisfeito com a luz que tenho e queria comprar a segunda lâmpada. Porém gostava de saber as temperaturas de côr em Kelvins mais indicadas para o meu caso. Por artigos que estive a ler no Forum, para realçar a côr das plantas deve-se usar entre 4.000 e 6.500k, sendo que quanto mais proximo da segunda, mais agradável ao olho humano é. Em relação a realçar as cores dos peixes devem ser espectros na ordem dos 10.000k. Também li que a luz azul chega melhor ao fundo do aquário, facto que não me interessa muito visto não ter plantas de tapete. http://img136.imageshack.us/img136/5931/luzs.jpg Tenho um aquário moderadamente plantado (anubias, cryptos, vallisnérias, echinodorus, feto e musgo de java) e não sei o que é recomendado em kelvins para estas plantas. Gostava ainda de conciliar isso com realçar as cores dos vivos (tetras cardinais, rasboras harlequim, betta branco, neons chineses e red cherrys)se fosse possível. Verdade seja dita que os cardinais ganharam muito com a côr azul da lâmpada nova mas a minha questão permanece: será o indicado para as plantas? Desde já muito obrigado! Cumps. Editado Março 12, 2011 por D-Backs Citar Quem quer peixe molha a calça. Bartolomeu Paes
Ruy M. Publicado: Março 12, 2011 Publicado: Março 12, 2011 Muito se fala acerca desses assuntos, mas a verdade é que uma lampada acima de 5.000k está apta para plantas. Como base convém teres sempre uma lampada de 5.000 ou 6.000k. O facto de o espectro chegar mais fundo depende da propria lampada em si, não é por ter mais graus kelvin, tal como ter mais graus kelvin não significa iluminar melhor. O ideal é conseguires um maior alcance espectral para o teu aquario conjugando lampadas de espectros diferentes, varias combinações são possiveis dependendo dos objectivos. No teu caso eu colocava uma de 6.000k e outra de 8.000k ou de 10.000k. Citar
D-Backs Publicado: Março 12, 2011 Autor Publicado: Março 12, 2011 O ideal é conseguires um maior alcance espectral para o teu aquario conjugando lampadas de espectros diferentes, varias combinações são possiveis dependendo dos objectivos. No teu caso eu colocava uma de 6.000k e outra de 8.000k ou de 10.000k. Certo. É mais ou menos isso que pretendo fazer mas como não tenho nenhuma informação sobre os espectros das PL de 36w, abri este tópico. Alguém sabe? Perguntas de novato: A cor que emana da lâmpada é que determina os kelvins desta (quando estes não vêm indicados)??? E no meu caso, em que cada tubo tem uma cor, significa que cada tubo tem a sua temperatura de cor (em kelvins)? O meu objectivo é ter um aquário cuja fauna e a flora tenham o potencial de cor ao máximo, não deixando porém de ser natural e esteticamente agradável. De preferência com tons de luz branco-azulado. Citar Quem quer peixe molha a calça. Bartolomeu Paes
Ruy M. Publicado: Março 12, 2011 Publicado: Março 12, 2011 O espectro é uncico de cada lampada, só o fornecedor te pode dizer. Quando não diz nada só vendo pela tabela, embora a olho podemos não conseguir identificar plenamente os graus.Se fores a lojas especializadas nunca terás esse problema, Aqui fica um exemplo: http://www.aquaeden-shop.net/AguaDoce/produto_view.php?id=737&pageNum_AquarioRS=0&idcat=10&cat=&subcat=&menu=15 Citar
D-Backs Publicado: Março 13, 2011 Autor Publicado: Março 13, 2011 (editado) Encontrei isto. Finalmente alguma informação sobre a lâmpada que tinha comprado. Blau Aquaristic PL Bulbs - White/Blue - 36w (Straight-Pin) The PL tube are an economical solution for aquarium lighting. Especially suitable for small or limited space aquarium. There are two colors combined bulbs for different applications. White / White: ( 7100K ) for planted aquarium. White / Blue: ( 10 000K / Blue ) for marine aquariums. White / Pink: ( 7100K / Pink ) to stimulate plant growth. Blue / Blue: marine aquarium Ontem fui à Aquaplante e eles aconselharam-me a comprar White/Pink para as plantas, e que a que eu tinha, White/Blue, era mais para aquas de água salgada. Mas a verdade é que realça a cor dos cardinais! Também disseram que as que vinham de origem e que eu não gosto (amarelas de 4.000K) eram adequadas para crescimento das plantas. Fogo, é sempre tão difícil escolher?!?!?! Editado Março 13, 2011 por D-Backs Citar Quem quer peixe molha a calça. Bartolomeu Paes
Ruy M. Publicado: Março 13, 2011 Publicado: Março 13, 2011 Tens uma lampada que contem 2 espectros diferentes, devias ter dito logo isso, pensava que estavas a falar das normais. Com as rosa como é obvio vais ficar com um tom rosa no aquario o que pode ser desagradavel visualmente. Citar
D-Backs Publicado: Março 13, 2011 Autor Publicado: Março 13, 2011 Desculpa, pensei que isso tinha ficado claro quando disse que cada tubo tinha uma cor diferente... Vou tratar disto hoje mesmo e compro duas lâmpadas de White/White da BLAU, com 7.100 K parece-me bastante positivo visto que fica entre os 6.500K e os 8.000K que sugerias. A ver como fica. De qualquer maneira, se não gostar troco. Eles na Fish Planet de Benfica foram atenciosos e disseram que podia trocar Já deviam estar a contar que eu fosse um moço indeciso! Eheheh Obrigado Ruy M.! Citar Quem quer peixe molha a calça. Bartolomeu Paes
Ruy M. Publicado: Março 13, 2011 Publicado: Março 13, 2011 Quando referiste isso pensei que estivesses a falar de lampadas. Agora tens que ver se tens iluminação suficiente em relação á litragem e fertilização (dependendo das especies em causa). Citar
Recommended Posts