Ajuda na identificação de Thorichthys sp.


Recommended Posts

Eu tenho dois "boca de fogo" há já bastante tempo, comprei-os pequenos. Vi que eram bocas-de-fogo mais bonitos e brilhantes que o comum, pensei eu que seriam uma população selvagem qualquer... Os peixes foram crescendo, e cada vez mais lindos, com barbatanas multicolores alaranjadas e a parte debaixo vermelha classica. A barbatana do fundo sublinhada com um preto bem marcado, lindissimo. Continuei a não achar nada de estranho neles. apesar de começar a reparar mais nos peixes...

 

é raro eles serem agressivos, hoje introduzi dois kribensis da minha criação no aquário de ciclideos americanos e, por acaso, reparei que ao contrário dos boca de fogo normais que têm as guelras vermelhas estes têm desta cor... cinza azulado!

 

atenção: fotos com flash.

 

thorichthys.jpg

 

 

thorichthys2.jpg

 

 

 

thorichthys3.jpg

Editado por Quo
  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já tenho uma boa pista do que será :D

Thorichthys sp. "Mixteco Blue" ou Thorichthys sp. "Coatzacoalcos" Blue

 

originário do Rio Grande, Malatengo, Sarabia, Tortuguero e Juñiapan, na bacia do rio Coatzacoalcos, no México

 

há as variantes "Blue" (pontos azuis, bochechas vermelhas), "Golden" (bochechas muito amarelas) e "Green" (pontos verdes)

 

tenho-os com um boca-de-fogo normal, mas eles não passam bola a esse boca de fogo. Não parece haver perigo de hibridos.

Editado por Quo
  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ainda bem que descubriste o que eram pareciam no inicio parecia que eram bocas de fogo cruzados com outra coisa..lol

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estão cada vez mais lindos! estou a resistir para não comprar mais... Fui à loja verificar como estavam a ser vendidos, e estavam a ser vendidos como boca-de-fogo, baratos o.o, se calhar enganaram-se... na loja parecem mesmo boca de fogo, pois são pequenos e não têm as cores que adquirem em casa, nas fotos parecem muito azulados,mas em casa foram ganhando barbatanas multicolores e t~em aquele brilho azulado no corpo. os boca-de-fogo nâo têm isso. Agora olho para eles e não vejo grandes semelhanças. São mais coloridos. Olho para o meu boca-de-fogo verdadeiro e já o quero despachar para por outro destes. lol

 

claro que se parecem com os boca-de-fogo (thorichthys meeki), são do mesmo género, devem ser espécies que divergiram há pouco tempo. O boca-de-fogo é originário de rios mais a nascente, no Yucatão, e estes são originários do territorio do povo Mixteco, mas ainda parecem não ter nome cientifico, estão relacionados com o thorichthys maculipinnis ( T.eliotti). Por isso, a haver identificação errada é em relação aos T.maculipinnis, que são fundamentalmente peixes mesmo muito parecidos e há variações conforme a origem.

 

Os Mixteco (Coatzacoalcos) são da zona onde tem marcado 4 ou até mais pra poente. O territorio dos T.meeki é para nascente do lugar onde está marcado o 5, ou seja, é ainda mais afastado.

 

azteccc.gif

Editado por Quo
  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arca de Noé cá na Póvoa

 

 

é um bocado longe ainda se tivesse mais perto de mim.. Mas pronto depois diz como vais fazer.

Abraço

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

como vou fazer o que? Penso que tenho um casal de mixtecos... figas.... alguns comportamentos e outros dados levam-me a concluir isso... Nem me posso esticar em adquirir mais fauna, não quero sobrepovoar o que ja está sobrepovoado. Se bem que está dificil resistir... é uma pechincha... são tão lindos. :S tenho outros quatro pares de espécies de ciclideos no aquario... que têm os seus territórios e igualmente lindos... tou tramado... por que é que há tantos peixes fixes!!! :computer003:

 

entradas, só com saídas de outra espécie.

 

o boca-de-fogo verdadeiro vou manter, ele ou ela não está a 100% está a recuperar de um ataque de fungos, eles stressam muito ao mudar de aquário levando a infecções, medo do dono, deixam de vir ao chamar para comer. isto tudo junto pode levá-los até à morte, E a loja nao tem condições para o bicho, estaria a condenar o peixe. Depois de meses, já perdeu o medo, já come bem... custou... e ainda falta-lhe tempo para ficar bem. Não falo só por experiencia deste caso... mas de anteriores.

 

Fica a dica... se arranjares um peixe do género Thorichthys sp. onde o vais por terá que ser a casa final deles e mesmo tratamentos têm que ser no aquário.

Editado por Quo
  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok obrigado pela dica, eu já tive alguns boca de fogo agora so outros ciclideos e monsters.

Mas fica na cabeça obrigado! :)

 

Abraço

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Concordo deve ser uma variação que tem as guelrras azuis e já agora onde fica a loja, ao pé de quê?é que eu sou de perto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais