Substrato Fertil


IValeriano

Recommended Posts

Boas

Estou a montar um novo aquário, e deparei-me agora com uma nova duvida. Ter substrato fértil ou não. O aquário será para discus, tem 158x46x60, 450 litros. A iluminação é uma calha de 120cm de 4x39W. O substrato irá ser areia de filtro de piscina.

As plantas que estou a pensar meter serão anúbias, valisnerias echinodoros, cryptocorines e outras plantas faceis, pois não quero entrar nos fertilizantes na coluna de agua.

 

Será que vale a pena meter um substrato fértil por baixo da areia de filtro de piscina?(por exemplo o da jbl)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas IValeriano!

 

À excepção das Anúbias, cujas raízes não devem estar enterradas no substrato (devem estar agarradas a troncos ou pedras), as Valisnérias, as Echinodorus, as Cryptocorynes e outras, são plantas que vivem muito melhor se tiverem um substrato fértil disponivel para as suas longas raízes, já que é por elas, pelas raízes, que retiram a maior parte dos nutrientes.

 

Devido a este facto acho essencial colocares um bom substrato fértil, que seja duradouro. Aqui aconselho-te a investires num substrato de qualidade do que noutro que gaste os seus nutrientes em poucas semanas. Não me estou a referir ao substrato da JBL pois nunca usei, portanto não sei.

 

Agora o que também te aconselhava seria fertilizares na coluna de água, nem que seja uma vez por semana com Potássio e com um fertilizante de Micros. Não vai fazer mal nenhum aos Discus, pelo contrário, plantas saudáveis = peixes igualmente saudáveis.

 

Deixa-me também dar-te os parabéns por teres avançado para o mundo dos Discus com um aquário digno desse nome: 450 litros é em termos de espaço o aqua ideal para este tipo de peixe. Mas não cais na tentação de colocar um cardume muito grande, de modo a não veres a qualidade da água decair.

 

Força com o projecto e coloca fotos!

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas IValeriano!

 

À excepção das Anúbias, cujas raízes não devem estar enterradas no substrato (devem estar agarradas a troncos ou pedras), as Valisnérias, as Echinodorus, as Cryptocorynes e outras, são plantas que vivem muito melhor se tiverem um substrato fértil disponivel para as suas longas raízes, já que é por elas, pelas raízes, que retiram a maior parte dos nutrientes.

 

Devido a este facto acho essencial colocares um bom substrato fértil, que seja duradouro. Aqui aconselho-te a investires num substrato de qualidade do que noutro que gaste os seus nutrientes em poucas semanas. Não me estou a referir ao substrato da JBL pois nunca usei, portanto não sei.

 

Agora o que também te aconselhava seria fertilizares na coluna de água, nem que seja uma vez por semana com Potássio e com um fertilizante de Micros. Não vai fazer mal nenhum aos Discus, pelo contrário, plantas saudáveis = peixes igualmente saudáveis.

 

Deixa-me também dar-te os parabéns por teres avançado para o mundo dos Discus com um aquário digno desse nome: 450 litros é em termos de espaço o aqua ideal para este tipo de peixe. Mas não cais na tentação de colocar um cardume muito grande, de modo a não veres a qualidade da água decair.

 

Força com o projecto e coloca fotos!

Boas Vasco Matos

 

Desde já, obrigado pela ajuda. Eu estou a pensar meter o da jbl, pois como o aquário e muito grande, o da jbl torna-se mais acessível pois é relativamente barato. Eu tenho um outro aquário com humus de minhoca como substrato, mas tenho receio de neste o humus se juntar mais facilmente com a areia de filtro de piscina, pois a areia é fininha, e haver um boom de algas, coisa que eu não queria.

 

Posso também fertilizar uma vez por semana, mas não queria nada muito difícil, pois ainda não me sinto muito preparado para plantados a sério, e neste aquário quero que os discus tenham espaço suficiente para nadar a vontade.

 

Obrigado pelos parabéns, decidi avançar para os discus, depois de mais de 3 anos com escalares. Penso ter no máximo um cardume de 6 ou 7 indivíduos, e claro outros peixes como corydoras e um peixe de cardume pequeno como os neons ou nariz de bêbado.

E claro depois vou colocar fotos, pois ainda só tenho o vidro e a calha de iluminação. É um projecto para ser feito aos poucos e devagarinho.

 

IValeriano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais