Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas.

Já há alguma tempo que estou registado no fórum, que aproveito para referir que está muito bem organizado e tem sido uma grande ajuda.

Pretendo iniciar-me na aquariofilia de água doce com peixes de água quente e para isso tenho lido um pouco por todo o fórum todos os tópicos que me poderiam ajudar e após alguma pesquisa elaborei este projecto.

Aquário 60x30x30 DIY

Filtro interno 300L/h e termostato

Substrato fértil JBL AquaBasis plus (1cm altura)

Substrato inerte (marca a definir e de baixa granulometria para melhor fixar a cuba) com suave declive de 3cm a 5cm de altura

Tronco videira DIY

Pequenas rochas não calcárias para separar o tapete de cuba do restante plantado.

Tampa com iluminação DIY com 3 lampadas E27 15W 6400K (total 45W) e fotoperíodo de 8h

CO2 DIY

aquarios.jpg

Flora:

1- Hemianthus Callitrichoides "cuba"

2- Vallisneria americana var. asiatica

3- Ludwigia glandulosa

4- Anubias basteri nana

5- Blyxa japonica

Fauna:

Alguns tetra neon (paracheirodon innesi), guppys e possivelmente Red Cherrys (quantidades tendo sempre em conta a relação 1cm peixe por litro de água)

Também já li sobre ciclo do azoto de modo a evitar cometer erros de principiante (embora saiba que eles existirão).

Gostava de saber a vossa opinião acerca deste setup, erros ou coisas a melhorar pois como me vou iniciar gostava de ouvir as vossas opiniões mais experientes.

Editado por fwwf
Publicado:

O filtro e iluminação estão bem, o setup também... Eu apenas trocava as valisnerias por outra planta mas isso são gostos pessoais. Se fosse eu não tinha colocado fertil.

Agora é so ter cuidado com as tpas e monitorizar os valores da agua (incuindo nutrientes).

Publicado:

O filtro e iluminação estão bem, o setup também... Eu apenas trocava as valisnerias por outra planta mas isso são gostos pessoais. Se fosse eu não tinha colocado fertil.

Agora é so ter cuidado com as tpas e monitorizar os valores da agua (incuindo nutrientes).

Eu ainda não fiz o projecto, já tenho grande parte do material mas antes de realmente por em prática decidi criar o post para pedir opiniões e não fazer erros desnecessários.

Em relação à valisnerias estive a ler um pouco mais e realmente tendo em conta a altura máxima que atingem (não tinha reparado antes) acho que vou alterar por outra planta para colocar nessa parte do aquário.

Em relação ao substrato fértil penso colocar porque do que li fiquei com a ideia que é bom nomeadamente para iniciantes porque evita uma fertilização líquida tão abundante reduzindo o risco de algas, embora possa ter percebido mal.

Muito obrigado pelo comentário que já me fez reflectir sobre alguns aspectos e até mudar de opinião em relação a uma planta que provavelmente me iria arrepender de colocar no aquário pois não gosto do efeito que cria se ficar muito alta, maior que a coluna de água.

Publicado:

As plantas dependem do gosto pessoal de cada um; podes colocar as valisnerias, tens é que poda-las; vais ter que fazer o mesmo com outras...

De facto o sub fertil pode ser mais fácil, mas pode por outro lado trazer dores de cabeças para controlar valores e algas... Eu acho preferivel colocar capsulas/comprimidos de fertilização de solo, é mais seguro e tem o mesmo resultado. Vais ter que fertilizar á mesma, o sub fertil dura apenas uns mesitos.

Publicado:

As plantas dependem do gosto pessoal de cada um; podes colocar as valisnerias, tens é que poda-las; vais ter que fazer o mesmo com outras...

De facto o sub fertil pode ser mais fácil, mas pode por outro lado trazer dores de cabeças para controlar valores e algas... Eu acho preferivel colocar capsulas/comprimidos de fertilização de solo, é mais seguro e tem o mesmo resultado. Vais ter que fertilizar á mesma, o sub fertil dura apenas uns mesitos.

Obrigado pelo conselho, como uma das poucas coisas que já tinha comprado é o substrato fértil irei utiliza-lo embora tenha que ter mais atenção então em relação aos parâmetros da água.

Em relação às plantas tenho noção que necessito de poda-las mas depois de melhor analisar existem outras espécies que criam melhor o efeito pretendido naquela zona do aquário.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!