525L Ciclídeos africanos (update - vídeo na pág3)


Esticoin

Recommended Posts

Oixs!

 

Parabens, tá mt fixe,falta aí mais peixeirada e mais rochas, mas não queiras ter uma entrada privativa para a casa do vizinho,lolol.

 

Se não for indescrição onde compras-t o papel de fundo, sabes a marca, foi muito caro??(desqulpa tanta pergunta mas também ando a montar o meu e ando a tirar umas ideias)

 

P.S:Vai postando mais fotos!

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 73
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Antes de mais parabéns pelo aquário.

 

Espero que tenhas tido cuidado com a colocação das pedras. No meu aquário (com modestos 350L :D ) optei por colocar primeiro as pedras e depois a areia. Isto porque os ciclídeos gostam de se divertir a tirar a areia debaixo das pedras, o que pode originar desmoronamentos.

 

O meu aqua está a fazer cerca de 6 meses e já tenho uma série de tuneis entre as pedras - posso dizer que por exemplo os Pseudotropheus sp. "Perspicax Orange Cap", para além de muito bonitos, são uns grandes construtores, parecem uns autênticos buldozers a tirar a areia - por isso cuidado com o desmoronamentos... ;)

 

boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Essa rocha até me parece a "rocha regional" que vende na MAX MAT.

 

Parabens pelo agua e pelos peixes.

 

Também aproveito para agradecer ao maia reef, pois o meu 300 l tb esta povoado por eles. É uma praga que prolifera pelos aquas no norte.

 

Abraços

 

Jorge Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelos vossos comentários.

A rocha é denominada vulgarmente por "rocha lua". Por baixo das rochas e areão tenho 2 placas de esferovite e as pedras foram colocadas de forma a evitar desmoronamentos... o que, embora previsivel com os buracos destes meninos, nunca se pode garantir que não aconteça...

Em breve novas fotos com mais habitantes e, quem sabe, mais pedras...

Cumps!

Pedro Cruz (APC87)

Pic_4001_29.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Aqui ficam as fotos quentinhas, com 4 novos habitantes - Pseudotropheus elongatus agressive - oferta do membro Salgado ( :?::(:P Obrigadão Salgado, são muito bonitos!).

 

Gerais:

Pic_4001_11.jpg

(reparem no pormenor, até já tenho televisão nova em casa eheheheh! :lol: )

 

Pic_4001_12.jpg

 

Um dos meus orgulhos: Metriaclima zebra red top macho:

Pic_4001_13.jpg

 

Mais perto:

Pic_4001_14.jpg

 

Agora com um dos seus amigalhaços: Metriaclima estherae macho:

Pic_4001_15.jpg

 

Mais perto do M. estherae:

Pic_4001_16.jpg

 

Reunião do macho M. estherae com o seu harém- imaginem o tema da conversa... :lol: :D :lol:

Pic_4001_17.jpg

 

Um P.elongatus acabadinho de chegar:

Pic_4001_18.jpg

 

Afinal é mesmo sociável, já fez uma amiga!

Pic_4001_19.jpg

 

Espero que gostem!

Na aquariofilia também se fazem amigos - obrigado Salgado! ;)

Pedro Cruz (APC87)

Pic_4001_29.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os novos habitantes estão um espectáculo, e é sempre bom saber que há pessoas que tomam a aquarofilia como uma verdadeira comunidade, sendo capazes de oferecer agora, sabendo que receberão mais tarde.. Parabens ao Salgado, esse é o verdadeiro espírito...

De resto só acho que continua um bocado despido, mas sei que já estão uns saulosi e uns msobo em fase de engorda para entrarem no tanque principal..

 

Um abraço

 

Luís Araújo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hehhehehehe muito fixes as sardinhas :lol::wink: ganda aqua, tenho de fazer o mm que tu, vender os meus todos e comprar assim um...;) olha ja agora, aquele pleco que ta numa das fotos deste topic, é o que te vendi???o albino???fica bem, abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fotos de alguns peixes já granditos:

 

Cynotilapia afra cobue macho

Pic_4001_22.jpg

 

Metriaclima estherae macho

Pic_4001_20.jpg

 

 

Metriacliam estherae fêmea

Pic_4001_23.jpg

 

Metriaclima zebra red top macho

Pic_4001_25.jpg

 

Pseudotropheus elongatus agressive (macho?? será?? qualquer ajuda é bem vinda!)

Pic_4001_27.jpg

 

Haplochromis sp ch44 macho

Pic_4001_28.jpg

 

:)

Pedro Cruz (APC87)

Pic_4001_29.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tão cedo n estou a pensar meter mais rocha no aqua (que só de rocha tem cerca de 70Kg!).

O peso total do armário + aqua + água + areia + rocha ronda actualmente os 800/900 Kg!!! Fivar bem, até concordo k ficava... mas n sei o k pensará o vizinho de baixo...  :) ou até sei ... :)

 

 

Pelo que li a dias ... as Placas nos apartamentos sao desenhadas para 500 Kgs por metro quadrado.

 

Isso pode ser um problema :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oinq, eu antes de colocar o aqua em casa falei obviamente com o engenheiro k desenhou a habitação! Nunca poria em risco a segurança (minha e dos vizinhos)...

O aquário foi por isso colocado estrategicamente no local mais reforçado da placa, paredes meias com a caixa de escadas. Tive de alterar toda a decoração inicialmente planeada para a sala, mas fiquei muito satisfeito com o resultado final.

Cumps!

Pedro Cruz (APC87)

Pic_4001_29.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação ao peso, em principio não tem problema nenhum....o movel deve ter 6 ou 8 apoios, certo? então a distribuição do peso é de 150 ou 112.50 kg por cada apoio.

Apesar de no forum surgir a indicação de que as placas aguentam mais ou menos 500Kg / m2, em contruções recentes um aqua de 1.5m pode ser colocado em qualquer parte de um apartamento (uma sala com 6m por 5,5m por ex), sem que haja aluimento do chão. Já se se tratar de um aqua de 2m convém ficar encostado a uma parede.

 

Já imaginaram quanto pesam 30 pessoas aos saltos numa sala a curtir musica? É claro que os peso não é estacionario e mesmo assim não aparecem rachadelas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O teu Aqua está a ficar muito interessante, mas pensa em tirar pelo menos 1/3 da areia e põe mais umas pedras. Se tencionas meter africanos de diferentes lagos, mete umas “sardinhas” do Tanganica para haver alguma movimentação a meia água.

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Em relação ao peso, em principio não tem problema nenhum....o movel deve ter 6 ou 8 apoios, certo? então a distribuição do peso é de 150 ou 112.50 kg por cada apoio.  

Apesar de no forum surgir a indicação de que as placas aguentam mais ou menos 500Kg / m2, em contruções recentes um aqua de 1.5m pode ser colocado em qualquer parte de um apartamento (uma sala com 6m por 5,5m por ex), sem que haja aluimento do chão. Já se se tratar de um aqua de 2m convém ficar encostado a uma parede.  

 

Pois é aqui que está o erro de muita gente. OS móveis não devem ter "apoios" mas sim uma base plana e maior possível. Quando se fala em cargas estáticas de 500 kg / m2, estamos a falar em qualquer ponto da placa, ou seja:

 

- Se a base tiver 1,5m por 0,5m, temos uma área de 0,75 m2 ora uma carga de 500 kg repartida por esta base, corresponde a uma carga estática de 666,67 kg / m2

 

- Se o móvel tiver 8 apoios com secção de 5 cm, teremos uma carga em cada apoio de 62,5 kg, numa área de 0,0025 m2, o que corresponderá a uma carga estática de 25.000 kg / m2.

 

- Nesta situação o risco é de os apoios se começarem a "afundar" no chão, especialmente se este for de madeira ou flutuante.

 

De qualquer dos modos, as placas são projectadas para suportarem aquela carga na sua situação limite, ou sejam no seu ponto menos resistente. Portanto uma placa suportará aquela carga no meio do seu vão, aumentando a resistência à medida que nos aproximamos dos extremos, ou seja, paredes. Para além disso, a proximidade de pilares e vigas mestras, ajudam a "reforçar" a placa nalguns pontos.

 

Vale sempre a pena ter em consideração estas questões antes instalar tanques muito grandes.

 

Abraços,

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foto geral, após a introdução de um casal de Pseudotropheus crabo e 2 Pseudotropheus saulosis ainda juvenis (a sexar posteriormente) e.... mais PEDRAS!!!

 

Pic_4001_30.jpg

 

Aqui os novos habitantes:

Pic_4001_31.jpg

 

Fotos com mais pedras é que não me peçam! Agora não ponho mais! :wink:

Pedro Cruz (APC87)

Pic_4001_29.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Aspecto geral após mais uma mudança na disposição das pedras:

Pic_4966_1.jpg

 

Pseudotropheus elongatus agressive em baixo:

Pic_4966_2.jpg

 

Pseudotropheus elongatus agressive sozinho:

Pic_4966_3.jpg

 

Cynotilapia afra cobue sozinho:

Pic_4966_4.jpg

 

Metriaclima estherae macho no centro (cada vez maior e mais bonito):

Pic_4966_5.jpg

 

Metriaclima zebra red top macho:

Pic_4966_6.jpg

 

Metriaclima zebra red top fêmea:

Pic_4966_7.jpg

 

Pseudotropheus crabo juvenis:

Pic_4966_8.jpg

 

Os dois Pseudotropheus saulosi sozinhos:

Pic_4966_9.jpg

 

Espero que gostem!

 

Em breve chegarão os 3 novos habitantes (trio de Metriaclima greshakey)!

Pedro Cruz (APC87)

Pic_4001_29.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

eu não aprecio ciclideos, mas tenho de dizer que este aquário está muito interessante. Para além das especies bonitas de ciclideos, a disposição das pedras e a ondulação da areia estão magnificas.

 

Um grande abraço :)

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais