Kribensis em plantado


Recommended Posts

Boas, eu já tive essa espécie em aquários com bastante vegetação e nunca notei estragos na flora provocados por eles.

São animais muito belos embora fossem um pouco territoriais com os restantes animais.

Penso(na minha opinião pessoal) que não iras ter problemas mas espera por mais opiniões, é que um caso pode não ser vários casos;)

Cumprimentos

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o interesse e a vida dos kribensis é num aquário com areia fina, pois é nesse ambiente que fazem a sua vida. São peixes de fundo, que comem filtrando a areia, fazem tocas debaixo da areia e das pedras, etc. mete-los num plantados com aqueles areões é uma prisão, e mete-los num plantado com aquelas areias xpto caras, é pedir muitos problemas.

 

em areia, coabitam muito bem com plantas. Apesar de fazerem covas, não demonstram qualquer interesse pelas plantas.

 

P.S. se mantidos isolados e fora da época de reprodução darão ideia de serem pacificos. mas os kribensis são ciclideos semi-agressivos. mantenho os meus com ciclideos semi-agressivos dos lagos africanos (Malawi e Vitoria) e eles defendem o seu territorio muito bem contra ciclideos mais robustos.um bocado territoriais não são, são bastante territoriais. impedem varios outros peixes e ciclideos de entrar nos seus dominios.

 

 

Duvidas não fiquem: este é dos ciclideos mais interessantes em comportamento que conheço e o seu principal valor é esse mesmo - o seu comportamento e não o seu aspecto. mete-lo num plantado "classico" é desperdiçar uma parte do interesse do peixe.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, de facto acho um peixe bastante atractivo e, segundo vídeos que vi, com um comportamento espectacular. Aqui no aquário tenho areão preto, contudo daqui a uns tempos vou remontar o aquário visto que irei introduzir uns troncos novos e talvez coloque uma zona de areia, porém aqui entra a parte das raízes das plantas, que podem sufocar...

 

A areia que cá em casa tenho, é bastante fina e vulgar...pensei ser alcalina, porém deixei um bom pedaço dela dentro de um copo com água durante um dia, medi o pH e reparei que o mesmo continuava ácido, logo penso que não tem influência no pH.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Helder, acho que não estás a ver bem este género de ciclideos... um outro nome para os kribensis que poderias dar é peixe-engenheiro ou peixe-arquitecto. "mater uma zona de areia" não faz sentido... a não ser que não te importes com a mistura de areoes e tenhas feito uma toca que seja do completo agrado deles. Se a toca tiver algum defeito...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Helder.

Eu tenho Kribensis alias tive ja 2ª ninhadas com este casal.

 

Ao nivel do plantado eles no meu fizeram a sua toca, mesmo tendo eu dado cocos e tocas artificiais em rochas.

Eles escavaram uma toca por baixo do tronco que tinha.

 

Ao nivel do casal em si, apenas notei que ficaram bem logo que tiveram a sua toca feita, ficando o aqua para 2º plano neles.

Ou seja mal tenham escolhido "casa", o resto já não importa e passam ao passo seguinte que é procriar.

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Helder.

Eu tenho Kribensis alias tive ja 2ª ninhadas com este casal.

 

Ao nivel do plantado eles no meu fizeram a sua toca, mesmo tendo eu dado cocos e tocas artificiais em rochas.

Eles escavaram uma toca por baixo do tronco que tinha.

 

Ao nivel do casal em si, apenas notei que ficaram bem logo que tiveram a sua toca feita, ficando o aqua para 2º plano neles.

Ou seja mal tenham escolhido "casa", o resto já não importa e passam ao passo seguinte que é procriar.

 

Abraço

 

João

 

Obrigado pela resposta João,

Então quer dizer que a sua maior preocupação são as crias e a sua "casa" em si correcto?

Que outros habitantes mantinhas no aquário?

 

Cumprimentos,

Hélder

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Kribensis em plantado? Resposta é 2 palavras...

 

"Péssima Ideia"....

 

Os kribensis não são grande especie para plantados....Têm a mania que são mineiros...Plantas sempre no ar, areão sempre a ser revolvido...Substrato fertil na coluna de água...Hardscape sempre a ser minado por baixo...Nop, não irá correr bem...

E não confundas o termo "plantado" com "Aquário com plantas"

 

O kribensis é um péssimo peixe para um plantado, pois os seus hábitos escavadores irão gorar as tuas tentivas de ter algo mais ordenado, elaborado e denso...

Se quiseres um aquário com plantas, pode ser que funcione desde que tenhas plantas mais robustas e resistentes que não fiquem almariadas com peixes a escavar perto das raizes....

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Não mantinha .... mantenho.

 

Só os retiro do aqua para procriar num aqua so para eles. No comunitário é impossivel com as espécies que tenho, mesmo sendo super protectores como pais.

 

Os Kribensis ao nivel de casal podem precisar da tua ajuda para "gerir" o matrimonio.

Isto é .... tens que ser tu a mtas vezes tomares a decisão se queres ter criação ou não.

Eu deixo postura sim ... postura não ter sucesso. Eles têm entre 50 a 70 bébés (claro que aqui tens mais sucesso ou menos se optas por deixar ficar os pais no aqua de criação ou os retiras. Se deixares o numero desce mto porque eles fazem a selecção natural dos mais fortes e comem os menos fortes e deficientes).

 

O casal pode mtas vezes quebrar as ligações por não ter sucesso nas posturas. E o macho expulsar a femea.

Dai eu fazer isto como te expliquei.

 

Bom ... espécies que tenho com eles.

 

2 Peixes Facas

9 Escalares

3 Corys

2 Plecos

1 Ancistru

1 Sae

1 Bicolor

1 Gurami

3 Tetras Buenos Aires

1 Tetra Buenos Aires Albino

6 Mollys

 

:discuss_gathering:

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A mim é a femea que manda la em casa, e sempre que o macho não defende o territorio bem, leva pancada e numa desova em que nenhuma cria se salvou, foi mesmo expulso de casa para junto dos outros ciclideos. Mas eles agora são uns ases na procriação e defesa. Não preciso de fazer nada, e com ciclideos africanos, tiveram há pouco 25 filhotes ou mais (maximo 28), ainda não sei ao certo. curioso é que passados mais de 2 meses depois dos filhos nascerem continuam a defender o territorio e os filhos continuam em casa, o normal é cerca de 25 dias, levam mais do dobro. Excepto os filhos mais velhos que sao expulsos como os outros, eu os separei quase à nascença e voltei a juntar.

 

O que aconselho é fazer um plantado em areia, pôr pedras, umas tocas e tal, isso é que é o mundo deles, e de certeza que vao fascinar toda a gente lá em casa com o seu comportamento e maior beleza durante a reprodução. Não terás problema algum com as plantas.

 

os meus kribensis (pelvicachromis pulcher) vivem com:

Labidochromis caeruleus "lions cove" (Malawi)

Cynotilapia afra "lupingu" (Malawi)

Haplochromis latifasciatus (Vitoria)

e peixes de fundo variados

 

noutro aquário tenho o krib gigante (pelvicachromis humilis) selvagens capturados na Guiné-Konakri, bem mais lindos que o que se ve nas fotos na net. Alias é muito diferente!é provavelmente o peixe mais bonito que mantenho... ou dos mais bonitos.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Quo...mas a areia não é capaz de asfixiar as raízes? Em termos de aspiração, que cuidados tens? Como a areia é fininha, existe um risco grande de ela ir pelo sifonador...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso é as duvidas que toda a gente tem ao inicio. existem topicos a falar dessa situação. não vejo questoes no que toca às tuas preocupações. muitas plantas de aquario podem ser mantidas em areia, tens que acautelar o resto. A sinfagem é feita de forma diferente, com 1 cm de distancia mais ou menos em relação à areia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Certo, ao dizeres que tenho que "acautelar o resto", a que te referes?

 

Então pronto, com um ambiente mais familiar ao de sua "casa", o peixe torna-se mais deslumbrante...penso que o mesmo não irá perturbar os restantes habitantes do aquário, como escalares, espadas, mollys e outros ciclideos anões, para além da equipa de limpeza.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acautelar o resto (iluminação, fertilização, agua limpida, talvez co2, dependendo da planta).

 

na verdade os kribs só são pacificos com as plantas, com peixes... um casal com a desova vai chatear os que invadirem o seu territorio. nada de grave, pois eles nao tem dentes para isso, mas os peixes levarao no pelo. se é incompativel com outro peixe, nao sei que te diga... ja os mantive com varias espécies do mais variado possivel e todas sem problemas. só tenho o cuidado de não os meter com ciclideos muito agressivos, pois os kribs abusam um bocado, estilo uma criança muito chata a bater num adulto... estou a mante-los com c.afra (que é estilo krib mas do Malawi e com fama de bom para a porrada com ciclideos mais agressivos) estou com muito cuidado para ver se há colisões pois ambas espécies são semi-agressivas com outros peixes e têm habitos parecidos de engenharia civil, minas e geotecnica.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais