Filtro de esponja pode ser transformado?


Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Tenho um filtro de esponja interior mas penso que esta não é a melhor matéria filtrante. Posto isto posso, por exemplo, colocar carvão no lugar da esponja?

 

O meu filtro é este: http://img18.allegroimg.pl/photos/400x300/11/93/94/42/1193944270

 

Obrigado desde já

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse é um filtro interno não é um "filtro de esponja", e não, não deves tirar a esponja e meter carvão, é na esponja que estão as colónias de bactérias que normalizam a água, o único conselho que te posso dar é trocares esse filtro por um filtro de cascata por exemplo. Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo esclarecimento;)

 

Entretanto estou com ictio no aquário e tirei o filtro de lá. Estou a fazer o tratamento habitual. Mas o ictio não fica na esponja? Não devo trocar de esponja para o ictio não ir outra vez para dentro do aquário quando voltar a colocar lá o filtro?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Faz o tratamento ao ictio, mas coloca o filtro dentro do aquário, e a funcionar. Se o tens parado a colónia de bactérias já era. O ictio ataca os peixes, mas não se vai "alojar" na esponja do filtro. Se o tratamento for bem feito não há qualquer tipo de problema.

 

Já agora, o que chamas de tratamento habitual, e já agora o setup do aquário!

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas David,

 

Obrigado pela ajuda;)

 

Ora bem tenho um aqua de 60 litros com trichogaster, cardinais (aparentemente os únicos afectados pelo ictio), platys e guppys.

 

Coloquei protozin, subi a temperatura da água(agora estou nos 27 graus e amanha subo mais 1 grau) e retirei o filtro do aquário ficando apenas uma pedra difusora a oxigenar o aquário. Além disso comprei artémia para ver se os peixes reforçam as auto defesas através de uma melhor alimentação.

 

Achas que fiz o que podia?

 

Em relação ao filtro, o filtro não faz com que o medicamento (protozin) que coloquei na água vá todo lá parar em vez de ficar na água?

Editado por David Cabete
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O medicamento volta sempre à água, desde que o filtro não tenha o tal carvão activo! É para isso que o carvão serve: retirar vestígios de medicamentos da coluna de água.

 

Esse filtro para 60 lts de água é muito pouco!

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Mais uma vez obrigado pela ajuda;)

 

Achas pouco? E eu que o tinha quase no mínimo porque achei que ele agitava muito a água. De notar que também tenho filtro de fundo (esqueci-me de referir isso). De resto então é voltar a pôr o gajo lá para dentro?

 

Só mais uma questão, colocar mais uma bomba a oxigenar a água pode ajudar neste cenário de doença ou não faz nada ou até pode dificultar? Oxigénio a mais pode ser problema?

Editado por rmmp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Realmente na foto do filtro diz que faz 600lts. Mesmo que faça efectivamente metade do valor anunciado, já faz o suficiente. Mas e a capacidade dele em matérias filtrantes? Muito pouca! Mais importante que a capacidade em litros por hora é o volume de matérias filtrantes. De qualquer modo volta a colocá-lo. Antes poucas matérias filtrantes que nenhumas.

 

O filtro de fundo nem é bom nem é mau. Utilizei durante muitos anos, porque não havia outros, mas são de evitar.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Nas instruções faz alguma referência ao uso de filtros ou bombas de ar? Se não disser nada, de certo podes utilizar.

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sei que estou a bater na mesma tecla, mas eu não posso por outra matéria filtrante no lugar da esponja mesmo? Ou cortar um bocado a esponja e pôr metade esponja e outra metade outra coisa?

 

Cumprimentos:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Podes cortar metade dessa esponja, e colocar metade... de outra esponja medieval_mace.gif.

 

 

Agora a sério, podes colocar um pouco daquela massa filtrante branca, que se vende em sacos de 100gr a 1Kg. Essa "espuma" retém a maior parte dos detritos.

 

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Lol posso colocar metade da minha esponja de banho também :tongue:

 

Essa "espuma" é muito melhor que ter só assim como tenho correcto? Podes-me mostrar uma imagem desse produto que referes numa loja online? Não estou a ver de que se trata...

 

Cumprimentos e obrigado:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

mousse.perlon.JPG

 

 

( Fonte: http://cichlid1.e-monsite.com/ )

 

 

 

É a espuma, ou lâ, branca.

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.