rmmp Publicado Fevereiro 26, 2011 Share Publicado Fevereiro 26, 2011 Boas pessoal, Tenho um filtro de esponja interior mas penso que esta não é a melhor matéria filtrante. Posto isto posso, por exemplo, colocar carvão no lugar da esponja? O meu filtro é este: http://img18.allegroimg.pl/photos/400x300/11/93/94/42/1193944270 Obrigado desde já Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Fernando_regio Publicado: Fevereiro 26, 2011 Share Publicado: Fevereiro 26, 2011 Esse é um filtro interno não é um "filtro de esponja", e não, não deves tirar a esponja e meter carvão, é na esponja que estão as colónias de bactérias que normalizam a água, o único conselho que te posso dar é trocares esse filtro por um filtro de cascata por exemplo. Cumps. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
rmmp Publicado: Fevereiro 26, 2011 Autor Share Publicado: Fevereiro 26, 2011 Obrigado pelo esclarecimento;) Entretanto estou com ictio no aquário e tirei o filtro de lá. Estou a fazer o tratamento habitual. Mas o ictio não fica na esponja? Não devo trocar de esponja para o ictio não ir outra vez para dentro do aquário quando voltar a colocar lá o filtro? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
David Cabete Publicado: Fevereiro 26, 2011 Share Publicado: Fevereiro 26, 2011 Boas Faz o tratamento ao ictio, mas coloca o filtro dentro do aquário, e a funcionar. Se o tens parado a colónia de bactérias já era. O ictio ataca os peixes, mas não se vai "alojar" na esponja do filtro. Se o tratamento for bem feito não há qualquer tipo de problema. Já agora, o que chamas de tratamento habitual, e já agora o setup do aquário! Cumps. Citar Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
rmmp Publicado: Fevereiro 26, 2011 Autor Share Publicado: Fevereiro 26, 2011 (editado) Boas David, Obrigado pela ajuda;) Ora bem tenho um aqua de 60 litros com trichogaster, cardinais (aparentemente os únicos afectados pelo ictio), platys e guppys. Coloquei protozin, subi a temperatura da água(agora estou nos 27 graus e amanha subo mais 1 grau) e retirei o filtro do aquário ficando apenas uma pedra difusora a oxigenar o aquário. Além disso comprei artémia para ver se os peixes reforçam as auto defesas através de uma melhor alimentação. Achas que fiz o que podia? Em relação ao filtro, o filtro não faz com que o medicamento (protozin) que coloquei na água vá todo lá parar em vez de ficar na água? Editado Fevereiro 26, 2011 por David Cabete Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
David Cabete Publicado: Fevereiro 26, 2011 Share Publicado: Fevereiro 26, 2011 Boas O medicamento volta sempre à água, desde que o filtro não tenha o tal carvão activo! É para isso que o carvão serve: retirar vestígios de medicamentos da coluna de água. Esse filtro para 60 lts de água é muito pouco! Cumps. Citar Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
rmmp Publicado: Fevereiro 26, 2011 Autor Share Publicado: Fevereiro 26, 2011 (editado) Boas, Mais uma vez obrigado pela ajuda;) Achas pouco? E eu que o tinha quase no mínimo porque achei que ele agitava muito a água. De notar que também tenho filtro de fundo (esqueci-me de referir isso). De resto então é voltar a pôr o gajo lá para dentro? Só mais uma questão, colocar mais uma bomba a oxigenar a água pode ajudar neste cenário de doença ou não faz nada ou até pode dificultar? Oxigénio a mais pode ser problema? Editado Fevereiro 26, 2011 por rmmp Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
David Cabete Publicado: Fevereiro 26, 2011 Share Publicado: Fevereiro 26, 2011 Boas Realmente na foto do filtro diz que faz 600lts. Mesmo que faça efectivamente metade do valor anunciado, já faz o suficiente. Mas e a capacidade dele em matérias filtrantes? Muito pouca! Mais importante que a capacidade em litros por hora é o volume de matérias filtrantes. De qualquer modo volta a colocá-lo. Antes poucas matérias filtrantes que nenhumas. O filtro de fundo nem é bom nem é mau. Utilizei durante muitos anos, porque não havia outros, mas são de evitar. Cumps. Citar Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
rmmp Publicado: Fevereiro 26, 2011 Autor Share Publicado: Fevereiro 26, 2011 Ok obrigado. E em relação ao oxigénio que falei, desculpa lá, podes-me dar algum conselho? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
David Cabete Publicado: Fevereiro 27, 2011 Share Publicado: Fevereiro 27, 2011 Boas Nas instruções faz alguma referência ao uso de filtros ou bombas de ar? Se não disser nada, de certo podes utilizar. Cumps. Citar Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
rmmp Publicado: Fevereiro 28, 2011 Autor Share Publicado: Fevereiro 28, 2011 Eu sei que estou a bater na mesma tecla, mas eu não posso por outra matéria filtrante no lugar da esponja mesmo? Ou cortar um bocado a esponja e pôr metade esponja e outra metade outra coisa? Cumprimentos:) Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
David Cabete Publicado: Fevereiro 28, 2011 Share Publicado: Fevereiro 28, 2011 Boas. Podes cortar metade dessa esponja, e colocar metade... de outra esponja . Agora a sério, podes colocar um pouco daquela massa filtrante branca, que se vende em sacos de 100gr a 1Kg. Essa "espuma" retém a maior parte dos detritos. Cumps. Citar Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
rmmp Publicado: Fevereiro 28, 2011 Autor Share Publicado: Fevereiro 28, 2011 Boas, Lol posso colocar metade da minha esponja de banho também Essa "espuma" é muito melhor que ter só assim como tenho correcto? Podes-me mostrar uma imagem desse produto que referes numa loja online? Não estou a ver de que se trata... Cumprimentos e obrigado:) Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
David Cabete Publicado: Fevereiro 28, 2011 Share Publicado: Fevereiro 28, 2011 Boas ( Fonte: http://cichlid1.e-monsite.com/ ) É a espuma, ou lâ, branca. Cumps. Citar Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
rmmp Publicado: Fevereiro 28, 2011 Autor Share Publicado: Fevereiro 28, 2011 Obrigado;) Mas isso é muito melhor que o que tenho só não é? E ponho o filtro todo com isso ou metade esponja e metade isso? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
David Cabete Publicado: Fevereiro 28, 2011 Share Publicado: Fevereiro 28, 2011 Boas Mete metade de cada. Cumps. Citar Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts